Religião

Benção da padroeira com lembrança das vítimas da covid 19

A coroação da imagem de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais e uma missa realizada na Catedral Basílica de Curitiba marcaram as celebrações do Dia da Padroeira da cidade.

A primeira homenagem aconteceu no memorial da santa, localizado na confluência das Ruas Barão do Serro Azul, São Francisco e Travessa Nestor de Castro, no Centro.

Aos pés de Nossa Senhora e ao lado de dezenas de pessoas, o arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, fez uma benção ao povo e à cidade.

“Desde os primeiros anos, por volta de 1.600, quando o cacique (Tindiquera) fixou aqui uma vara, símbolo da autoridade entre os índios, se marcou um lugar para que a imagem de Nossa Senhora pudesse lançar seu olhar para o futuro – que ninguém sabia como seria -, mas que trazia esperança”, disse Dom José Antônio Peruzzo.

Na cerimônia, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, fez a oração Súplica da Benção, quando pediu proteção ao povo curitibano.

“Olhai por todos que estão ainda padecendo dos efeitos da pandemia. Nossa Senhora da Luz ora sobre a cidade, vela sobre todos nós, nos permite passar por esse tempo de provação”, pediu o prefeito Rafael Greca.

Em sua oração, o prefeito agradeceu pelos 270 mil curitibanos recuperados da covid-19 e pediu pelas almas dos 7.200 curitibanos falecidos – vítimas do novo coronavírus -, além de paz entre a população.

“Olha também para o povo brasileiro. Dá aos que nos governam a serenidade de compreenderem a grandeza deste país e que possam perceber que a diversidade das opiniões políticas não pode dividir a nação brasileira.”

Greca concluiu a oração pedindo que Curitiba seja abençoada por Nossa Senhora.

“Nós te entregamos, Maria, mãe de Jesus, esta cidade, o nosso povo, o nosso arcebispo, os padres da Catedral e cada sacerdote, religiosos, mas sobremaneira as famílias de Curitiba, a esperança dos jovens para que floresçam, em beleza, sabedoria e espírito cristão, para que jamais falte o pão nas mesas e para que multiplicando o pão, com a benção da fartura, a cidade de Curitiba se afirme acima de todas as dificuldades.”

Ao final da cerimônia, a imagem de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais recebeu uma coroa de flores de ipê das mãos de um anjo, encenado pelo ator Edgard Assumpção, ao som da Banda Lyra que tocou o hino da Padroeira de Curitiba e também o hino da cidade.

Missa

A comemoração ao Dia de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais foi finalizada com uma missa celebrada pelo arcebispo Dom Peruzzo, na Catedral Basílica de Curitiba. Dezenas de pessoas participaram da cerimônia, realizada com cuidados para garantir o distanciamento social.

Dom José Peruzzo agradeceu a presença de Greca, que estava acompanhado do vice-prefeito Eduardo Pimentel, e destacou a força do povo curitibano.

“Curitiba é uma cidade de vencedores e pedimos ao Pai que continue a nos mostrar o caminho a seguir, com novas possibilidades”, disse o arcebispo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo