fbpx
Religião

No Memorial Ucraniano ato religioso em homenagem aos mortos na guerra contra a Rússia

A comunidade ucraniana de Curitiba se reuniu no Memorial Ucraniano do Parque Tingui, nesta sexta-feira (24/2), em um ato pela paz entre a Rússia e a Ucrânia.

A ação contou com a presença do prefeito Rafael Greca e foi realizada pelas igrejas ucranianas de Curitiba, sociedades de cultura ucraniana (Subras e Clube Poltava) e Representação Central Ucraniano-Brasileira (RCUB).

Os participantes vestiam as típicas camisas bordadas, camisetas com dizeres ucranianos que são usadas em regiões do país e levaram bandeiras e velas.

O cônsul da Ucrânia em Curitiba, Mariano Czaikowski, leu documento que aponta 70 mil crimes de guerra cometidos pelos russos em seu pais, destacando ações que matam civis, crianças, mulheres e idosos, “horrores da guerra injusta e injustificável”.

O ato de Curitiba integra ações semelhantes realizadas nos países onde vivem ucranianos, de apoio ao povo ucraniano em sua luta contra os invasores.

memorial ucraniano daniel castellano
foto Daniel Castellano – SMCS

“Mais um vez estamos nos reunindo aqui no Parque Tingui, em frente à Igreja de São Miguel Arcanjo, suplicando paz para a Ucrânia. Esperamos que esta guerra, que já dura um ano, chegue ao fim com a ajuda de todas as nações, incluindo o Brasil que vem fazendo sua parte. Afirmamos nossa solidariedade e pedimos pela paz”, disse o prefeito, antes das orações.

O Paraná concentra a maior parte da imigração ucraniana no Brasil, com destaque para Prudentópolis, que recebeu muitas famílias no século 19.

São cerca de 400 mil imigrantes e descendentes em todo estado, 55 mil deles na capital.

A descendente de ucranianos Tania Maria Lezan Popadiuk, acompanhada de sua filha Gabriela, estava emocionada e pediu que a guerra termine logo.

“Viemos aqui para rezar pela paz. Esta guerra não tem o menor sentido e nossos irmãos ucranianos estão sofrendo muito. Nossos antepassados já saíram de sua terra natal por causa de guerra e agora as coisas se repetem”, disse Tania.

memorial ucraniano alto interno greca e bispos
foto Daniel Castellano – SMCS

Presenças

Estiveram presentes o presidente da Representação Central Ucraniano-Brasileira, Vitorio Sorotiuk; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina Castro; a presidente do Instituto Municipal de Turismo ,Tatiana Turra; o coordenador da Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zanin Feijó; a deputada estadual Marcia Huculak; Carlos Valdir Henze Junior, representante do Clube Cultural Ucraniano Poltava; Felipe Oresten da Sociedade Ucraniana do Brasil; o cônsul da Ucrânia em Curitiba, Mariano Czaikowski; Marta Olkowska, cônsul da Polônia; o cônsul do Reino Unido, Adam Patterson; o assessor de Relações Internacionais na Fecomércio PR, Rodrigo Schimit; o arcebispo da igreja Ortodoxa Ucraniana, dom Jeremias Ferens; o arcebispo da Igreja Greco-Católica, dom Volodemer Koubetch; e a diretora do Grupo Folclórico Barvinok, Solange Melnyk Oresten.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo