fbpx
Empreendedorismo

Frigorífico de Umuarama envia primeiro carregamento de carne de frango para China

O deputado federal Zeca Dirceu (PT) aceitou o convite da Plusval (Levo Alimentos) de Umuarama, no Noroeste do Paraná, e vai participar nesta segunda-feira, 25, do lacre e da expedição do primeiro contêiner de 25 toneladas de cortes de frango que será exportados à China. “Há 10 dias que o governo habilitou 38 frigoríficos brasileiros, seis deles no Paraná, e neste curto espaço de tempo, a Plusval já está despachando seu primeiro carregamento, o que traduz o resultado do trabalho das viagens do presidente Lula na ampliação e abertura de novos mercados para a produção brasileira”, disse Zeca Dirceu.

O Paraná, aponta o deputado, lidera a produção de frango no Brasil, com exportações que alcançaram US$ 3,6 bilhões nessa cadeia em 2023. “Essa nova leva de habilitações pela China deve movimentar mais R$ 10 bilhões na balança comercial brasileira e o impacto no Paraná com a produção e venda de proteínas será muito significativo”, disse.

“Este trabalho soma os esforços dos empresários ao do governo do presidente Lula, através de diversos ministérios. Uma parceria bem sucedida entre o poder público e a iniciativa privada e que exemplifica o papel e a importância de uma ação política à serviço do interesse público”, completa.

Produção
O gerente de Operações da Plusval, Fábio Roberto Loch, explica que, nas remessas a serem feitas, dentre os vários cortes de frango, o frigorífico vai atender a demanda chinesa com o meio da asa, a asa inteira, perna de frango, pés de frango, entre outros.  “A abertura de novos mercados é importante para toda a região Noroeste, pois oportuniza maior geração de empregos, melhor distribuição da renda com a atividade e maximiza os resultados alcançados”, disse.

Segundo Loch, há muito tempo a Levo Alimentos perseguia a autorização para exportação a um mercado como o do porte e da importância do chinês. “Esperávamos essa autorização há muito tempo, o que vai possibilitar ampliar a produção na nossa planta e beneficiar outros negócios em toda a região. A cadeia produtiva do frango é grande e envolve um grande número de produtores e também de prestadores de serviços. Nós estamos na ponta desta cadeia”, disse.

A Levo abate cerca de 160 mil frangos por dia e emprega 1.800 funcionários diretos. O segmento tem potencial de gerar mais três mil postos de trabalhos indiretamente – entre cooperados, prestadores de serviços, entre outros – para cada emprego dentro da indústria, ou seja, um impacto de seis mil trabalhadores envolvidos direta e indiretamente.

Certificada e selada
Na empresa, depois da carga ser carregada na doca e de passar pela avaliação de qualidade feita por técnico do SIF (Selo de Inspeção Federal), o caminhão segue até o pátio, onde os profissionais da empresa, o veterinário do Ministério da Agricultura, as autoridades municipais e o deputado federal Zeca Dirceu colocarão um lacre que só será removido do contêiner no destino final.

A carga refrigerada e lacrada sai de Umuarama em direção ao Porto de Paranaguá – cerca de 700 quilômetros da cidade do Noroeste. Depois, embarca em um navio e viaja entre 40 a 50 dias, pouco mais de um mês. O desembarque na China está previsto para acontecer em meados do mês de maio.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo