Empreendedorismo

BFSHOW deve confirmar projeções de crescimento do setor calçadista

Principal feira de calçados do Brasil, a BFSHOW deve confirmar as projeções otimistas do setor calçadista para 2024 e construir bases para a sequência de crescimento no próximo ano. A expectativa é dos promotores e expositores já confirmados no evento, como Democrata, Via Marte e Di Valentini. A 3ª edição da feira, que acontece entre os dias 11 e 13 de novembro, no Distrito Anhembi, em São Paulo/SP, é uma promoção da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e organização da promotora NürnbergMesse Brasil.

Com projeção de um crescimento produtivo que ultrapassa 2%, para mais de 870 milhões de pares, a indústria calçadista nacional enxerga a feira como um “termômetro” que deve confirmar as expectativas positivas. “A necessidade de reabastecimento para o final de ano, visto o crescimento do varejo ao longo de 2024, nos permite fazer uma estimativa positiva de negócios para a BFSHOW”, avalia o presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira.

A localização do evento é outro atrativo importante, já que a feira permanece em São Paulo e agora em local definitivo, o recém reformado Distrito Anhembi, ambiente de fácil acesso para visitantes da capital, do interior paulista, de outros estados brasileiros e também de fora do País. “A BFSHOW é a única feira de calçados a acontecer na capital econômica da América Latina, que consome, no varejo doméstico, mais de 40% dos calçados produzidos pela indústria nacional. Além disso, as facilidades de logística, com a proximidade com o aeroporto internacional de Guarulhos e também com Congonhas, atrai ainda mais visitantes de grandes centros de consumo do Brasil e de fora dele”, aponta o CEO da NürnbergMesse Brasil, João Paulo Picolo.

O coro otimista é endossado pelos expositores já confirmados – atualmente já são mais de 270 das principais marcas brasileiras de calçados presentes. Uma das confirmadas é a Democrata, de Franca/SP, tradicional produtora do segmento masculino que recentemente lançou sua primeira coleção de calçados femininos. O diretor comercial da empresa, Marcelo Paludetto, destaca que as expectativas são bastante positivas. “O ano de 2024 está sendo muito bom para a Democrata, tanto no mercado interno quanto internacional, com uma previsão de crescimento de 16%. A BFSHOW vai ajudar a consolidar isso e preparar bases para um crescimento de cerca de 15% em 2025, levando em consideração as vendas do mercado interno e sobretudo as exportações da empresa”, projeta.

Termômetro

Para o diretor da Via Marte, uma das principais produtoras de calçados femininos do Brasil, Daniel Gewehr, a expectativa para a BFSHOW é positiva, especialmente com relação à visitação de lojistas de São Paulo e do Nordeste brasileiro. “A localização da BFSHOW será importante para atrair esses visitantes, além de importadores, diante da facilidade de acesso por ela acontecer próxima a um aeroporto internacional”, avalia Gewehr, ressaltando que a empresa pretende ampliar a fatia produzida exportada em 2025, de 12% para 17%. Segundo ele, a performance na feira será um termômetro para a empresa, que estima um crescimento entre 5% e 8% na sua produção até o final de 2024.

A Di Valentini, que produz calçados femininos em São João Batista/SC, enxerga a BFSHOW como a oportunidade de confirmar a estimativa de crescimento de 5% na produção para 2024 e uma sequência de mais 8% de incremento produtivo para o próximo ano. “Estaremos na feira com força total, com todo o nosso time de vendas e com a coleção completa Inverno 2025. Tenho certeza que BFSHOW será um passo importante para atingirmos nossas metas de crescimento”, prevê o diretor da marca José Osterno Filho.

Crescimento da feira
Em sua terceira edição, a BFSHOW já é a principal feira de calçados do Brasil, com uma área expositiva de mais de 11 mil metros quadrados – o dobro de novembro passado – no moderno Distrito Anhembi, na capital paulista. Para a mostra de novembro, é esperada a visitação de mais de 10 mil compradores nacionais e internacionais, sendo que os importadores também serão trazidos por meio de esforço conjunto realizado pela Abicalçados, NürnbergMesse Brasil e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

SERVIÇO

3ª BFSHOW
Local: Distrito Anhembi – Av. Olavo Fontoura, 1.209, no Parque Anhembi, São Paulo/SP
Data: 11 a 13 de novembro de 2024 (segunda-feira a quarta-feira)
Mais informações e credenciamento

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Fomento Paraná libera R$ 717 milhões em crédito em um ano em todo o Estado

A Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado, fecha 2024 com um aumento de…

20 horas ago

Simepar disponibiliza informações meteorológicas em painéis digitais no Litoral

Dados sobre raios ultravioleta, umidade do ar, aproximação de chuvas e temperatura estão acessíveis para…

20 horas ago

92% das praias do Paraná estão aptas para banho

O verão começa com água limpa no Paraná. O primeiro boletim de balneabilidade da temporada de verão…

21 horas ago

Paraná aumenta em 9% número de licenças ambientais para novos negócios em 2024

O Instituto Água e Terra (IAT) registrou em 2024 um aumento de 9% no número…

21 horas ago

Curitibano é um dos principais líderes do turismo brasileiro

O curitibano Pablo Mórbis é apontado pela revista especializada PANROTAS como um dos cem mais…

21 horas ago

Almoço Solidário para 300 pessoas

O espírito de solidariedade do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024 foi celebrado…

21 horas ago