fbpx
Geral

BID vai apoiar o projeto de eletromobilidade no transporte coletivo de Curitiba

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) dará suporte à formatação do novo modelo de concessão do transporte público de Curitiba com foco na eletromobilidade.

A intenção foi manifestada ao prefeito Rafael Greca pelo presidente do BID, o economista israelense-brasileiro Ilan Goldfajn, em reunião realizada na sede da instituição, em Washington (EUA), nesta quarta-feira (6/9).

A concessão vigente do serviço público de transporte de Curitiba vence em 2025.

Greca reforçou que o suporte do BID é importante para que se crie um horizonte que permita a Curitiba chegar a 100% da frota com ônibus elétricos no futuro.

“Já estamos com o projeto sendo estruturado pelo BNDES, mas queremos contar com o BID para um modelo de negócios e da estrutura de funding – utilização de créditos de carbono, estruturas de garantia e modelagem do contrato. Essa concessão será a primeira pensada para dar escala em eletromobilidade para Curitiba”, afirmou o prefeito.

Greca sinalizou ainda que esse processo já se fortalece com a compra de ônibus elétricos pelo município. “Pretendo comprar os 70 ônibus até junho do ano que vem para deixar a cidade melhor e mais justa do que eu recebi”, disse.

“Nossa diretriz é a mobilidade elétrica, gosto da ideia de trabalhar para o futuro. Muitas vezes o que a gente observa é a falta de continuidade dos governos na América Latina. Essa falta de continuidade é sinônimo da falta de institucionalidade”, disse Goldfajn.

“A concessão deve estar alinhada a algo bom para a cidade e o BID é uma força de continuidade, em especial de projetos de mobilidade e desenvolvimento de longo prazo. Nossa equipe pode cuidar disso, ver o que precisa, quando precisa. A ideia é não apenas trabalhar financiamentos, mas também no desenho e na assistência”, afirmou o presidente do banco.

Também participaram da reunião, o diretor executivo do BID para o Brasil e Suriname, Paulo Farah Corrêa, a especialista sênior de Transporte do banco, Ana Beatriz Figueiredo, e outros técnicos da instituição.

Vale do Pinhão

Outro ponto de interesse do BID em Curitiba é o Vale do Pinhão, que poderá receber suporte do laboratório de inovação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID Lab), fonte de financiamento e conhecimento especializado para o desenvolvimento na América Latina e no Caribe.

O hub de inovação curitibano foi apresentado ao presidente do BID pelo prefeito Greca e pelo presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão.

“Essa ideia da inovação é forte para nós. Buscamos a possibilidade de uma cooperação técnica ou um projeto a fundo perdido”, disse o prefeito ao destacar que o Vale do Pinhão também integra o projeto de requalificação do Rio Belém. “É uma área em que temos âncoras como a PUCPR, UFPR, UTFPR, Universidade Positivo e o Centro de Inovação da Federação das Indústrias do Paraná, muito interessante para estruturar”, reforçou.

Dario Paixão ressaltou ainda que Curitiba concorre como finalista a prêmios internacionais de cidades inteligentes em Seul, com o ICF na América do Norte, e em Barcelona, com o Fira.

Na reunião, o presidente do BID determinou encaminhamentos internos para estudar apoio ao projeto de inovação de Curitiba.

“Temos todo o interesse e muito que avançar. O BID Lab é muito importante. Estamos precisando de inovação. Vale a pena reforçar esse processo”, afirmou Goldfajn.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo