Curitiba e RMC

BikeCine pela primeira vez na Fazenda Rio Grande

Um cinema totalmente movido a bicicletas! Esta é a proposta do BikeCine; cinema itinerante que funciona apenas com energia limpa e sustentável, gerada pelas pedaladas do próprio público. A cidade de Fazenda Rio Grande recebe as sessões gratuitas e ao ar livre pela primeira vez, na sexta-feira, dia 12 de dezembro, com patrocínio do Instituto Aegea e Ambiental Paraná, empresa responsável pela gestão de esgoto em 52 cidades do estado em Parceria Público-Privada com a Sanepar.

No BikeCine, o público pode escolher de onde e como prefere assistir aos filmes, acomodado na plateia com 150 cadeiras ou pedalando nas estações de bicicletas, participando ativamente do funcionamento da sessão. No total, são 16 estações que captam a energia gerada pelos ciclistas: 12 bicicletas fixas e quatro bases para acoplar as bicicletas trazidas pelo próprio público, caso desejem.

É possível também colaborar pelo “pedal de mão”, um recurso planejado especialmente para a diversão das crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida, promovendo maior acessibilidade na participação. O BikeCine é para todos.

“É uma iniciativa muito relevante para as cidades onde atuamos, pois reforça o compromisso da Ambiental Paraná com saúde, sustentabilidade e qualidade de vida. A funcionalidade das bikes, movidas por energia limpa, antecipa simbolicamente os benefícios que a expansão da rede de esgoto levará à população nos próximos anos. Esse é o direcionamento que norteia nossas entregas e nossas responsabilidades como empresa”, compartilha Priscila Marchini, Diretora-presidente da Ambiental Paraná.

A estreia do projeto no Paraná, patrocinada pela Ambiental Paraná, leva as sessões para as cidades de Tijucas do Sul (10/12), Teixeira Soares (11) e Fazenda Rio Grande (12). O circuito de sessões patrocinadas pelo Instituto Aegea também incluiu o interior de São Paulo e estreia em Santa Catarina.

A programação na Fazenda Rio Grande exibe uma sessão com filmes variados em curta-metragem, em seguida, o longa “Lilo & Stitch”, o recém lançado remake animado em live-action da animação da Walt Disney Pictures. Uma comédia de ficção científica com a história de amizade entre uma jovem menina humana e um alienígena fugitivo. Todos os filmes contam com recursos de acessibilidade.

Os ingressos são gratuitos e ficam disponíveis on-line para o público, pelo site https://bikecine.com.br/, e também serão distribuídos presencialmente no local, uma hora antes do evento. A programação em todas as cidades também pode ser acompanhada pelo site.

A tecnologia também está presente na projeção das imagens: a exibição dos filmes é feita na tela inflável da Airscreen, equipamento com tecnologia de ponta, que oferece alta qualidade para cinemas ao ar livre. Tudo para garantir a melhor experiência ao público.

O BikeCine une o amor pelo cinema ao bem-estar. É cultura, entretenimento, sustentabilidade e esporte em um só evento. Lançado no Brasil em 2024, o projeto já passou por mais de 30 cidades, realizando cerca de 80 sessões para mais de 10 mil pessoas.

Como funciona a energia no BikeCine
Ao invés de consumir energia para funcionar como um cinema regular, o Bikecine gera sua própria energia. Toda eletricidade necessária para a sessão acontecer é gerada a partir do movimento das pedaladas do público nas estações de bicicletas, que se transforma em energia elétrica pela cinética. Seja para inflar e sustentar a tela, projetar o filme, o sistema de som e demais equipamentos, é utilizada apenas esta energia limpa e sustentável, sem emissão de poluentes e impactos negativos à natureza.

O BikeCine consome cerca de 2500 watts por hora e cada ciclista gera 200 watts, em média. Quanto mais rápidas forem as pedaladas, maior é a energia produzida, um sinalizador exibe a carga de energia em tempo real e avisa se é preciso pedalar mais. Durante as sessões, os participantes podem fazer revezamento nas pedaladas, para descansar e para que todos possam vivenciar a experiência.

“O BikeCine reúne pautas que consideramos importantes para a sociedade e para o planeta. É uma grande alegria estrear na Fazenda Rio Grande, queremos proporcionar cultura, entretenimento, bem-estar, conscientização e inclusão. Quando o público vivencia a utilização da energia sustentável na prática, é convidado a refletir sobre o consumo energético, colaboração coletiva e mobilidade urbana.”, compartilha Marco Costa, coordenador geral e idealizador do BikeCine.

Uma experiência cultural colaborativa, ecológica, inclusiva e diferenciada, que tem parceria de desenvolvimento com os já bem-sucedidos cinemas ao ar livre: Cine Autorama e CineSolar.

O BikeCine na Fazenda Rio Grande é viabilizado por meio da Lei Rouanet, incentivo a projetos culturais, com patrocínio da Ambiental Paraná e Instituto Aegea, apoio da Prefeitura de Fazenda Rio Grande e Secretaria de Cultura, realização BikeCine, Ministério da Cultura e Governo Federal, do lado do povo brasileiro.

Serviço
BikeCine em Fazenda Rio Grande

Data: 12 de dezembro (sexta-feira)

Horário: 19h e 20h
Local: Praça CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados)
Endereço: Rua São Nicolau, 2450, bairro Iguaçu, Fazenda Rio Grande – PR
Capacidade: 150 lugares em cadeiras, 12 bicicletas fixas e 4 estações disponíveis para o público acoplar a própria bicicleta.

Ingressos: entrada gratuita (reserva de ingressos on-line no https://bikecine.com.br ou retirada presencial, a partir de 1 hora antes).

50% dos ingressos ficam disponíveis on-line e 50% são distribuídos presencialmente.

Programação:

 

19h
Sessão de curtas-metragens (50 minutos – Livre)

20h
Lilo & Stitch
(de Dean Fleischer  – EUA – 2025 – Aventura/Comédia/Ficção científica – 1h51min – 10 anos)
Sinopse: Uma releitura em live-action da clássica animação da Disney de 2002, “Lilo & Stitch”, traz a história divertida e emocionante de uma imaginativa e rebelde garota havaiana e um alienígena fugitivo, que a ajuda a remendar os laços de sua família.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=oLnS1Ij9-Kk

 

Sobre o Instituto Aegea
O Instituto Aegea é uma organização sem fins lucrativos de abrangência nacional, com a missão de induzir a qualidade ambiental, o desenvolvimento humano e a melhoria de vida da população nos municípios de atuação do Grupo Aegea, visando gerar impacto positivo e prosperidade compartilhada por meio das melhores práticas socioambientais.

Sobre Ambiental Paraná
A Ambiental Paraná é uma empresa da Aegea Saneamento, líder no setor privado de saneamento básico no Brasil, e responsável, desde janeiro de 2024, pela operação dos serviços de coleta e tratamento de esgoto, incluindo as atividades de execução de obras, operação, manutenção, ampliações, melhorias e implantações em 52 cidades do estado, por meio da Parceria Público Privada com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Ela é responsável pelo atendimento de 16 municípios da região Centro-Litoral do Paraná e por outros 36 municípios da região Centro-Leste. Ao lado da Sanepar, a Ambiental Paraná atuará promovendo o acesso à coleta e tratamento de esgoto de 90% da população das duas regiões, beneficiando mais de 800 mil pessoas até 2033.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Guto Silva participa da inauguração de novo posto do Corredor Sustentável do Paraná em Campina Grande do Sul

O secretário estadual das Cidades, Guto Silva, participou nesta quinta-feira (4) da inauguração do GNV…

5 horas ago

Após pressão do Sistema FAEP, governo federal suspende lista de espécies invasoras

O processo de inclusão da tilápia e outras culturas na lista de espécies exóticas invasoras…

5 horas ago

NH Collection Curitiba inaugura Árvore de Natal artística com obra conceitual

O NH Collection Curitiba apresenta, neste fim de ano, uma proposta inédita de decoração natalina:…

6 horas ago

SindArroz-SC não vê compromisso do Ministério da Agricultura com soluções para a crise do arroz

O Sindicato das Indústrias de Arroz de Santa Catarina (SindArroz-SC) participou nesta quarta-feira, 03, de…

6 horas ago

Paraná inicia a distribuição da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório para o Interior

Os imunizantes, que foram incorporados ao calendário de vacinação do SUS neste ano, chegaram ao…

14 horas ago

Fundação Araucária e Renault divulgam programa de bolsas para a indústria automotiva

O programa oferece até vinte e uma bolsas de doutorado, mestrado e graduação, com foco…

14 horas ago