divulgação
“Não são usadas broncas, punições e nenhuma forma de agressão. O aprendizado se dá com reforço positivo: brincadeiras, carinho ou alimentos, como petiscos ou a própria ração”, explica Fontoura. Quando o comportamento está bem consolidado não é mais necessário reforçar com uso de petiscos.
O adestrador ressalta que broncas e punições como aplicar castigos, produtos amargos, borrifadores de água, dar sustos, restringir a convivência com a família ou até usar violência física (como tapas e cutucões) podem parecer soluções rápidas, mas seus efeitos são nocivos.
“A confiança entre tutores e cães é prejudicada, porque o animal associa negativamente a interação com os tutores e isso gera insegurança”, alerta.
A empresa foi fundada pelo seu marido, Pedro Fontoura, em 2015, na época com outro nome, e se tornou Jeito Animal em 2017. Hoje, é a segunda maior franqueadora de adestramento positivo do Brasil e a primeira com equipe interdisciplinar (veterinárias psiquiatras e adestradores trabalhando em conjunto).
Já são 19 franqueados espalhados pelos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Brasília e Amazonas. As equipes atuam com adestramento de pets (cães, gatos e outras espécies), consultas psiquiátricas, terapias integrativas (aromaterapia, floral, acupuntura), vacinas lowstresse e uma linha de produtos.
Mas o propósito da Jeito Animal não é só disponibilizar serviços que resolvem problemas de comportamento dos pets, mas levar informação e direcionar as pessoas para que possam ensinar e entender as necessidades de espécie do seu pet, atuando também na prevenção.
Por isso, a equipe investe na produção de conteúdo gratuito para conscientização de tutores e soma quase 220 mil seguidores engajados nas redes sociais.
Mais informações: @jeitoanimalbr
A tradicional encenação da Paixão de Cristo, realizada pelo Grupo Lanteri, emocionou cerca de 10…
Boas notícias nas Unidades de Conservação (UCs) do Paraná. Os parques estaduais administrados pelo Instituto…
A decisão de doar órgãos no Brasil, ainda que seja manifestada em vida pelo paciente,…
Pães caseiros, frutas, verduras e sucos naturais. Esses foram alguns dos alimentos orgânicos na alimentação…
Todo abril é mês de lutas para o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST),…
A mais nova unidade da rede de supermercados Festval foi inaugurada nesta última quinta-feira (17),…