“Não são usadas broncas, punições e nenhuma forma de agressão. O aprendizado se dá com reforço positivo: brincadeiras, carinho ou alimentos, como petiscos ou a própria ração”, explica Fontoura. Quando o comportamento está bem consolidado não é mais necessário reforçar com uso de petiscos.
O adestrador ressalta que broncas e punições como aplicar castigos, produtos amargos, borrifadores de água, dar sustos, restringir a convivência com a família ou até usar violência física (como tapas e cutucões) podem parecer soluções rápidas, mas seus efeitos são nocivos.
“A confiança entre tutores e cães é prejudicada, porque o animal associa negativamente a interação com os tutores e isso gera insegurança”, alerta.
A empresa foi fundada pelo seu marido, Pedro Fontoura, em 2015, na época com outro nome, e se tornou Jeito Animal em 2017. Hoje, é a segunda maior franqueadora de adestramento positivo do Brasil e a primeira com equipe interdisciplinar (veterinárias psiquiatras e adestradores trabalhando em conjunto).
Já são 19 franqueados espalhados pelos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Brasília e Amazonas. As equipes atuam com adestramento de pets (cães, gatos e outras espécies), consultas psiquiátricas, terapias integrativas (aromaterapia, floral, acupuntura), vacinas lowstresse e uma linha de produtos.
Mas o propósito da Jeito Animal não é só disponibilizar serviços que resolvem problemas de comportamento dos pets, mas levar informação e direcionar as pessoas para que possam ensinar e entender as necessidades de espécie do seu pet, atuando também na prevenção.
Por isso, a equipe investe na produção de conteúdo gratuito para conscientização de tutores e soma quase 220 mil seguidores engajados nas redes sociais.
Mais informações: @jeitoanimalbr
São Paulo, 13 de dezembro de 2024 – A Necta Gás Natural e a Scania…
A magia está no caminho! A Rumo, maior operadora ferroviária do Brasil, promove mais uma…
O Grupo Tacla anunciou um investimento de R$ 520 milhões para a expansão de três…
A Volare, marca pertencente à Marcopolo e líder no Brasil na produção e comercialização de…
Os números apontam o sucesso do setor de Alimentação – Food Service no franchising este ano. Segundo…
A Casa Almeida, marca de varejo do Grupo Buddemeyer - referência nacional em artigos premium…