fbpx
Empreendedorismo

Tembici impulsiona revolução energética na América Latina com mais de 11 milhões de deslocamentos com e-bikes em 2023

No Brasil, somente em 2023, os deslocamentos com e-bikes compartilhadas cresceram 66%, em relação a 2022

A Tembici, empresa líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina, vem priorizando a eficiência energética, e explora oportunidades futuras por meio da expansão de suas bicicletas elétricas em seus sistemas de compartilhamento. Até o fim de 2023 a empresa estará em oito cidades com modais elétricos disponíveis, em 2022, três capitais contavam com o modal. A organização, única a dispor projetos de e-bikes compartilhadas com estações, na América Latina, responde a demanda de mercado, nos últimos três anos, os deslocamentos com as bicicletas elétricas saltaram de 56 mil para mais de 11 milhões, o que indica uma mudança significativa na forma como as pessoas se deslocam nas cidades.

A empresa lançou recentemente o Tembici Labs, Centro de Inovação e Tecnologia que reúne expertise de mais de uma década de operação no mercado de micromobilidade ativa. “Sob a perspectiva da eficiência energética, o Tembici Labs se destaca como uma ferramenta fundamental para aumentar significativamente nossa capacidade de disponibilizar mais bicicletas elétricas compartilhadas nas ruas e expandir nosso sistema para novas cidades. Nossa e-bike, totalmente desenvolvida no Brasil, conta com tecnologia 100% nacional, pedal assistido e uma bateria que oferece 100 km de autonomia”, explica Tomás Martins, CEO da Tembici. Como primeiro resultado, Belo Horizonte se tornou a primeira cidade a receber a inovação do Tembici Labs, estabelecendo-se como o pioneiro sistema compartilhado 100% elétrico do sul global.

Em um movimento ambicioso de promover a mobilidade sustentável, atentar-se ao futuro da mobilidade e atender à crescente demanda, a Tembici tem expandido significativamente sua frota de bicicletas elétricas. Comparado a 2022, a organização fechará com um aumento de 220% em número de e-bikes, com 10 mil elétricas nas ruas. Para o próximo ano, com o Tembici Labs, a capacidade de produção também pode chegar a mais 10 mil bikes elétricas somadas à frota.

“Além de expandirem as oportunidades de uso, considerando distâncias e diferentes relevos, as e-bikes são a resposta ideal para um problema em todas as grandes cidades: o trânsito. Um levantamento realizado pela Tembici confirma a eficiência das bicicletas elétricas em comparação com os carros. Trajetos mais longos, de 9 a 10 km, por exemplo, que de carro duram em média 21 minutos, com a bicicleta elétrica foram realizados em apenas 7 minutos, uma redução de 66% no tempo”, diz Tomás.

Toda a movimentação da empresa é reflexo de uma necessidade do futuro onde a mobilidade elétrica mostra-se uma oportunidade para a América Latina se tornar referência em deslocamento sustentável e o foco da Tembici está em potencializar estes caminhos.

Cenário positivo para o aumento de mobilidade por bicicletas de forma geral

Os resultados positivos da Tembici também refletem indicações recentes de uma pesquisa do Ibope Media, empresa líder mundial em dados, que indicou que a mobilidade urbana sofrerá mudanças significativas nos próximos 10 anos, com a queda de 10% no uso de carros particulares nas maiores cidades do mundo. A ascensão da economia compartilhada, da multimodalidade e dos veículos autônomos também reduzirá a necessidade de posse de automóvel, enquanto o uso de transporte público, ciclismo e caminhada aumentará, representando 49% das viagens. A projeção é de que, somente no ciclismo, o crescimento seja de 18%.

Em São Paulo, por exemplo, onde as transformações significativas na mobilidade são sempre constantes. Dados da mesma empresa também mostram um aumento de 10% no transporte público, 25% na caminhada, 47% no uso de bicicleta e uma queda de 28% no uso de carros entre seus usuários. Reforçando esse comportamento, a Tembici registrou aumento de 330% em números de deslocamentos com bike compartilhada nos últimos 5 anos.

A tendência segue sendo reforçada também por outro estudo da McKinsey & Company, que mostrou que o Brasil tem um grande potencial para assumir protagonismo na eficiência energética na região latino-americana, com previsão de 11 milhões de veículos elétricos até 2040. O destaque se dá pela sua matriz elétrica, com 82,9% de energia proveniente de fontes renováveis. No entanto, ainda há desafios, como o preço dos automóveis verdes (chamados assim devido ao menor impacto no meio ambiente) e a falta de infraestrutura de recarga em viagens rodoviárias. No caso das bicicletas, Tomás Martins explica que o cenário favorece o uso dos modais elétricos na mobilidade das cidades.

“Nossa intenção é liderar esta revolução para a micromobilidade sustentável, por isso anunciamos recentemente nosso novo centro de inovação e tecnologia e continuaremos com foco em destacar a utilização da bicicleta elétrica em nossos sistemas. Com isso, manteremos nosso objetivo de impactar positivamente a mobilidade urbana e revolucionar essa cultura. E estamos nos preparando para esta nova realidade, comparando 2022 com 2023, aumentamos nossa frota de bicicletas compartilhadas em 50%, fecharemos o ano com 30 mil bikes”, finaliza o CEO da Tembici, Tomás Martins.

Sobre a Tembici – A empresa é líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina, responsável por mais de 240 milhões de deslocamentos com bicicletas nas principais capitais brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Brasília, Curitiba e Porto Alegre, além de Santiago, no Chile, Buenos Aires, na Argentina, e Bogotá, na Colômbia. Reconhecida como uma das startups mais promissoras e inovadoras do país, ao longo dos últimos anos a empresa foi responsável pela economia potencial de 42 mil toneladas de CO2 que seriam lançadas na atmosfera. Em 2022, a empresa realizou o primeiro leilão de créditos de carbono por micromobilidade no mundo e se tornou a maior Empresa B de bicicletas compartilhadas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo