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O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou apoio de R$ 6,4 bilhões à concessionária EPR Litoral Pioneiro, responsável por administrar 605 quilômetros de rodovias que conectam o Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro do Estado do Paraná. São R$ 829 milhões em financiamento direto e R$ 5,55 bilhões em emissão de debêntures.
O investimento faz parte do Novo PAC. Esse é o primeiro projeto do BNDES de estruturação de capital das Rodovias Integradas do Paraná, que prevê a concessão de seis lotes no Estado. As rodovias administradas pela EPR Litoral Pioneiro, que integram o lote 2, desempenham um importante papel para a competitividade paranaense, apoiando o crescimento do agronegócio, do turismo e de outras atividades econômicas.
Ao longo dos 30 anos de concessão, os investimentos em obras são estimados em R$ 16 bilhões, sendo R$ 10,5 bilhões em expansão e melhorias e R$ 5,5 bilhões em manutenção. O segmento administrado inclui, além das federais BR-153, BR-277 e BR-369, diversos trechos de rodovias estaduais e atende 27 cidades paranaenses, incluindo Curitiba. As principais intervenções previstas são a duplicação de mais de 350 quilômetros de pistas duplicadas, 138 quilômetros de faixas adicionais e 73 quilômetros de vias marginais. A tarifa de pedágio média é 31% inferior em relação à praticada nas concessões anteriores.
A malha concedida conta com quatro praças de pedágio em operação e outras duas em implantação. O trecho operado pela concessionária é um importante corredor logístico do Paraná, conectando a Região Metropolitana de Curitiba ao litoral e ao Porto de Paranaguá, desempenhando importante papel no transporte da produção agrícola.
O contrato de concessão da EPR Litoral Pioneiro prevê um amplo pacote de melhorias na infraestrutura rodoviária, abrangendo desde a recuperação, manutenção e conservação das vias até a ampliação de capacidade e modernização de trechos estratégicos. Além disso, a concessionária oferece serviços essenciais de atendimento aos usuários, com socorro médico e mecânico 24 horas. Um dos destaques do contrato é a implementação de um sistema de operações especiais no Porto de Paranaguá, que inclui a remodelação de pistas e conexões com o entorno para garantir mais fluidez e segurança nos períodos de maior movimentação de veículos. Serão gerados 105 mil empregos diretos e indiretos ao longo da concessão, sendo 43 mil gerados durante os primeiros 5 anos.
“Com essa ação, o Governo Federal, por meio do BNDES, está viabilizando um projeto que contribui para superar gargalos em infraestrutura e mobilidade, promove a conectividade inclusiva, reduz a geração de efluentes e evita emissões de gases de efeito estufa, além de garantir uma das principais vias de escoamento da safra do Paraná”, afirmou o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
O ministro da casa Civil, Rui Costa, destacou que assegurar transporte eficiente e sustentável é uma das prioridades do Novo PAC. “Esse anúncio representa a união de esforços que estamos promovendo com o Novo PAC, captando investimentos privados e garantindo apoio público a iniciativas de infraestrutura. Esse projeto permitirá a redução dos custos logísticos e o benefício direto à população que continuará pagando menos pedágio que concessões anteriores”, afirmou.
As intervenções previstas trarão melhorias significativas na trafegabilidade e segurança da Serra do Mar (BR-277). A criação de faixas adicionais e as obras de adequação do nível de serviço garantirão mais fluidez ao tráfego, reduzindo os tempos de viagem e minimizando os riscos de acidentes, além de oferecer uma experiência mais segura e eficiente para os usuários das rodovias.
“A concessão da EPR Litoral Pioneiro é estratégica para o Paraná, modernizando o corredor logístico do Porto de Paranaguá e promovendo o desenvolvimento do Litoral e das regiões de Campos Gerais e Norte Pioneiro. Essa operação é um marco que reforça nosso compromisso em entregar resultados com eficiência, segurança e responsabilidade”, finaliza José Carlos Cassaniga, diretor-presidente da EPR.
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