Saúde

Boate Kiss: membrana que regenera a pele auxiliou vítimas de queimaduras graves

Após o recente lançamento da série Todo Dia a Mesma Noite, pela Netflix, voltam à tona muitas lembranças da tragédia ocorrida na Boate Kiss, em 27 de janeiro de 2013, na cidade de Santa Maria (RS). O incêndio fez 242 vítimas fatais e deixou centenas de feridos, a maioria por queimaduras.

A retomada desse tema nos diversos canais, uma década depois, não apenas traz as lembranças do que aconteceu como também revela detalhes de inúmeras ações ocorridas em torno do episódio.

No campo da ciência e tecnologia, muito foi enviado para socorro e apoio das vítimas por entidades públicas e privadas. Entre esses produtos estava a Membracel, um curativo com tecnologia 100% nacional, que foi crucial no tratamento de dezenas de vítimas da tragédia.

O curativo consiste em uma membrana de celulose que atua como um substituto temporário da pele. Em contato com queimaduras, escaras, escoriações ou outras lesões cutâneas, a membrana estimula a migração celular e a cicatrização da pele.

Na época, foram doadas pela fabricante Vuelo Pharma 300 dessas membranas – o que significa mais de 50 metros do curativo – utilizadas no tratamento de 60 vítimas com queimaduras graves. Entre os benefícios do uso estão a regeneração da pele em tempo recorde e alívio da dor, já que o produto isola as terminações nervosas.

Com o uso da Membracel, as regiões lesionadas puderam passar por importantes trocas gasosas e drenagem de secreções sem a retirada do curativo. A vantagem desse tipo de tratamento é que ele não exige trocas diárias, não deixa resíduos, mantêm a área da lesão hidratada, possibilita também a visualização da lesão e, portanto, o controle da evolução do processo cicatricial.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Maior Papai Noel do mundo fica no Paraná

Atrativo turístico de Natal foi oficialmente reconhecido como o maior do mundo pelo Guiness World…

2 horas ago

Lacen divulga documentário sobre descoberta inédita de bactéria rara

Obra apresenta a investigação que identificou a Phytobacter diazotrophicus, uma superbactéria que provocou mortes há…

2 horas ago

Formatura marca a última noite de “ALGO/RITMO” no Guairão

Ao todo, quase 3 mil pessoas prestigiaram as duas noites de apresentações do espetáculo. A…

2 horas ago

Paraná amplia banco de perfis genéticos para casos criminais e cresce 15% em 12 meses

A coleta faz parte do esforço permanente para garantir que todos os presos condenados pelos…

2 horas ago

Governadores do Sul e Sudeste cobram ação integrada na segurança pública

Na carta divulgada após a conclusão do 14ª Cosud, , os governadores renovam a convicção…

2 horas ago

IDR-Paraná divulga resultado final do PSS com 173 novos profissionais para reforçar a extensão rural e pesquisa no Estado

Profissionais exercerão funções de graduação com doutorado, graduação superior e função de médio especializado. Os…

2 horas ago