fbpx
Geral

Bosque Portugal recebe brinquedos de madeira

 

Em breve, o Bosque Portugal, no bairro Jardim Social, ficará ainda mais atrativo para as crianças.

Para ampliar a recreação da garotada e estimular o convívio consciente com a natureza, o bosque que preserva um trecho do Rio Tarumã está ganhando uma nova área de lazer com brinquedos construídos com troncos de eucalipto de reflorestamento, um totem de identificação do local e seis bancos para o descanso dos frequentadores.

O novo parquinho fica na lateral da Rua Ozório Duque Estrada, Jardim Social.

Os trabalhos para transformar cerca de 300 toras de eucalipto, cordas e material metálico de fixação em cinco divertidos brinquedos devem ser concluídos em aproximadamente dez dias.

O local já conta com trilhas, pista de caminhada e academia ao ar livre.

Também tem a Alameda dos Cantares Portugueses, espaço com 22 pilares que servem de base para azulejos portugueses pintados à mão com trechos de poesias de autores como Luís de Camões, Gregório de Matos, Castro Alves e Camilo Pessanha.

Caminho Maluco, Travessia, Chute ao Alvo, Escalada, Ponte Móvel são futuras brincadeiras que ficarão à disposição para completar o passeio no bosque de 20.850 m2.

Compensação ambiental

A implantação da nova área de animação corresponde à medida de compensação ambiental da Prefeitura de Curitiba em decorrência das obras do Lote 3.2 da Linha Verde Norte. A intervenção compreende a Trincheira Fúlvio Alice, que formou o binário com a Gustavo Rattman/José Zgoda na ligação ao Bairro Alto por baixo da Linha Verde.

A Secretaria Municipal de Obras Públicas fiscaliza a construção dos brinquedos que completam uma série de melhorias promovidas no bosque, desde 2019, como a construção de pistas de caminhada e a instalação de novo sistema de iluminação com tecnologia LED. A revitalização do local atendeu às exigências de compensações ambientais estipuladas pelo município.

“A cidade ganha um novo local para o lazer saudável, o convívio social das famílias e o estímulo à preservação ambiental”, completa o secretário.

O projeto da área com os novos brinquedos é do Departamento de Parques e Praças da Secretaria Municipal do Meio Ambiente

Trilha na mata

Inaugurado em março de 1994 o Bosque Portugal é referência na região.

Além da charmosa trilha na mata conta com uma área de animação construída em piso mosaico português, com desenhos que lembram o mar e uma caravela estilizada, em menção às grandes navegações portuguesas.

Está circundada por sete colunas com os nomes dos países de língua portuguesa (Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Brasil, Cabo Verde, Angola e Guiné Bissau).

Uma pista de cooper contorna todo o bosque, passando por três pontos cobertos que remetem à arquitetura portuguesa.

Morador do bairro há 21 anos, o casal de empresários Renata e André Reffel frequenta constantemente o bosque para caminhadas.

À espera do primeiro neto, que nascerá em setembro, já fazem planos de aproveitar o novo parquinho.

“Ficamos imaginando como o Felipe vai aproveitar esse espaço maravilhoso, para brincar em meio a natureza. O bosque está cada dia mais bem cuidado”, contou Renata.

“São muitas melhorias neste espaço que é muito especial para os moradores daqui e de toda a região”, destacou André.

Serviço: Bosque de Portugal

Endereço: Rua Fagundes Varella com Rua Ozório Duque Estrada, sem número – Jardim Social
Aberto diariamente

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo