Empreendedorismo

Bots ladrões: como eles roubam seu orçamento de marketing digital

Estima-se que em 2023 a fraude em anúncios  digitais em termos mundiais, ultrapasse a casa dos US$ 100 bilhões. O dado é da empresa de pesquisa Statista e representa um aumento de 300% em um período de apenas 4 anos de acordo com o mesmo estudo.

A fraude é um dos componentes do tráfego inválido, que segundo definição do Google, é “toda interação que seja feita por usuários não-humanos ou que não tenham, de fato, interesse no produto/serviço anunciado”. Isso pode vir na forma de cliques de concorrentes ou acidentais, tráfego de bots, adware/malware ou outros métodos mais sofisticados, que subtraem parte dos orçamentos das campanhas.

Para se ter uma ideia do tamanho do problema, dados da Adobe dão conta de que 28% do tráfego digital é não-humano. Isso significa que dos US$ 455 bilhões investidos anualmente em publicidade online por anunciantes do mundo todo (eMarketer), quase um terço é consumido por bots. Mas como isso acontece na prática?

A fraude em anúncios publicitários ocorre quando criminosos usam bots, click farms, entre outros métodos, na intenção de imitar o comportamento humano e drenar o investimento em mídia digital de anunciantes. Essas interações falsas aumentam cliques, impressões e conversões do anúncio, distorcendo dados da campanha de marketing e desperdiçando seu orçamento. Um ponto a ser levado em consideração é que os fraudadores usam métodos cada vez mais sofisticados, dificultando a detecção e o controle da atividade de bots.

Robôs podem automatizar qualquer ação no fluxo do usuário ou no próprio site ou aplicativo, enviando cliques, atribuindo instalações e ativando eventos in-app falsos, sem nenhum engajamento. “Constantemente aprimorados, os bots também criam contas falsas, preenchem formulários e incluem produtos no carrinho de um marketplace. Como resultado, vemos geração de leads falsos, métricas de marketing com dados poluídos, assim como atribuições incorretas em instalações e eventos de app ”, explica Eduardo Carneiro, VP para América Latina da TrafficGuard, solução líder em prevenção de fraude e tráfego inválido em anúncios digitais.

Combater a ameaça de fraude na publicidade online torna-se essencial para os profissionais de marketing à medida que o problema cresce e evolui a cada ano. A boa notícia é que a tecnologia é a melhor aliada nessa luta contra os bots. Inteligência artificial e machine learning podem ajudar a reduzir as interações fraudulentas em campanhas, uma vez que conseguem analisar grandes quantidades de dados e detectar comportamentos suspeitos.

“A fraude ganhou uma escala que jamais imaginaríamos e, como o investimento em mídia digital continua em alta, é pouco provável que os fraudadores interrompam suas atividades ilícitas. Pelo contrário, a expectativa é que o volume cresça ainda mais”, afirma Carneiro. Nesse contexto, o uso de tecnologia avançada capaz de identificar o tráfego inválido e proteger o orçamento do anunciante é essencial para que as marcas parem de desperdiçar seus investimentos com usuários não reais.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Ambev, em parceria com o MOVER, vai realizar evento para conectar profissionais negros do Sul a oportunidades de desenvolvimento de carreira e trabalho

A Ambev realizará a 7º edição do De Portas Abertas, evento voltado para profissionais negros,…

19 horas ago

Médicos e estudantes do Paraná embarcam em missão humanitária

Uma equipe de 3 médicos e 25 estudantes de medicina de Campo Mourão (PR) vão…

20 horas ago

Em visita de Estado do presidente Xi Jinping, Brasil e China ampliam patamar das relações bilaterais

Elevar a Parceria Estratégica Global entre Brasil e China ao patamar de Comunidade de Futuro…

20 horas ago

Projeto da 3ª fase de expansão do TEGRAM é aprovado pelo Ministério de Portos e Aeroportos

Novembro, 2024 – O Consórcio TEGRAM-Itaqui anuncia aprovação preliminar do Ministério de Portos e Aeroportos para…

24 horas ago

Óticas Diniz inaugura unidade em Cascavel

As Óticas Diniz, maior rede de óticas com capital 100% nacional e mais de mil unidades…

24 horas ago

Bemsei lança bebida vegetal em embalagem SIG produzida com polímeros de base florestal

A Bemsei, nova marca do mercado de saudabilidade, anuncia o lançamento de sua linha de…

24 horas ago