Turismo

Brasil e Barbados estreitam relações mirando turismo para a COP 30

Representantes do Sebrae/PA e da UEPA estão no país caribenho, onde devem assinar um termo de cooperação para oficializar parceria

Uma das ilhas do Caribe, Barbados é referência global em turismo sustentável. Não só por suas praias e paisagens deslumbrantes, mas também por ter feito um investimento significativo em infraestrutura e serviços, o que já vem dando resultados e atraído investidores e mais visitantes. O Brasil e, especialmente o estado do Pará, que sediará a COP 30 em 2025, pode aprender com eles e se beneficiar deste know-how para fortalecer sua capacidade de atender o turismo internacional.

Uma comitiva paraense está na ilha caribenha, visando fortalecer laços e promover iniciativas de desenvolvimento para os dois países. Até o final da semana, um termo de cooperação deve ser assinado, oficializando a parceria. Voltada para a preparação da conferência do clima, a iniciativa deve possibilitar colaborações significativas nos campos de aprendizado de idiomas, sustentabilidade, hospitalidade, empreendedorismo e inovação.

O diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno, é um dos membros da delegação que está em Barbados. “Conexões internacionais também são de grande importância para os pequenos negócios e nós estamos aqui para falar sobre educação para os nossos empreendedores para fazer a melhor COP de todos os tempos, a COP da floresta”, afirmou.

Junto com representantes da Universidade Estadual do Pará (UEPA), o diretor do Sebrae/PA se reuniu com o Ministério da Formação Tecnológica e Profissional de Barbados para negociar uma parceria para o ensino de inglês, visando preparar empreendedores vinculados ao Sebrae para a COP 30. Barbados, que é um dos poucos países da região a ter a língua inglesa como oficial, desenvolveu uma metodologia de ensino própria, que deve ser a base da parceria. Em contrapartida, professores brasileiros podem ensinar português para os barbadianos.

“Vamos trazer professores para Barbados e levar professores daqui para Belém”, comentou o reitor da UEPA, Clay Anderson Nunes Chagas, que faz parte da delegação. “A educação é um empreendimento global e essa relação é parte disso”, reforçou a Ministra da Educação, Formação Tecnológica e Profissional de Barbados, Kay McConney.

“O Pará é muito importante para um país como Barbados, não só pela importância da mudança climática e tudo o que a envolve, mas também por ser um estado com o qual nós temos uma conexão ancestral”, ressaltou a embaixadora de Barbados no Brasil, Tonika Sealy-Thompson, se referindo aos imigrantes que foram para o Pará no final do século XIX para trabalhar na indústria da borracha e em empreendimentos ingleses que se instalaram em Belém. “Estamos falando de um Pará bilíngue e de como Barbados pode ajudar o estado a alcançar seus sonhos”, completou.

Sobre a COP

A Conferência das Partes (COP) é o maior e mais importante evento sobre clima e meio ambiente do mundo. A conferência é promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1995 e reúne líderes de diversos países. A COP tem o objetivo de debater as mudanças climáticas, encontrar soluções para os problemas ambientais que afetam o planeta e negociar acordos entre os países.

Sobre o Sebrae

O Sebrae é uma entidade privada, sem fins lucrativos. Em nível nacional, a instituição existe desde 1972. No Pará, foi criada dois anos depois, em maio de 1974. Atualmente, o Sebrae/PA está presente em todas as regiões paraenses, por meio de 13 Agências Regionais, sediadas em municípios polo, e de parcerias com entidades de classe e prefeituras municipais, em espaços como as Salas do Empreendedor.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Itaipu inicia construção de casas populares do Projeto Moradias

As obras do Projeto Moradias, iniciativa da Itaipu Binacional em parceria com o Itaipu Parquetec,…

3 horas ago

Revitalização de sistema de transmissão da energia de Itaipu tem sua primeira grande entrega

O sistema de transmissão de alta tensão em corrente contínua (HVDC, em inglês) da subestação…

3 horas ago

TCP recebe primeiro navio a utilizar novo calado máximo de 12,60 metros

Na última sexta-feira (13), a TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá,…

3 horas ago

Construído em tempo recorde, hospital veterinário irá atender 50 animais por dia

Curitiba passa a contar com o primeiro hospital veterinário municipal do Paraná. O prefeito Rafael Greca…

3 horas ago

Hospital convida a comunidade para Serenata de Natal aos pacientes

O Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) vai realizar na próxima terça-feira, 17 de dezembro,…

3 horas ago

Pinhais alcança segunda maior nota do Paraná em levantamento sobre controle interno do TCE

A Controladoria Geral do Município de Pinhais ganhou destaque em recente levantamento realizado pelo Tribunal…

3 horas ago