Cidadania

Brasil é case mundial na jornada da família antes, durante e pós-tratamento do câncer infantojuvenil

Instituto Ronald McDonald Brasil foi escolhido entre 62 países como inspiração para o futuro da Ronald McDonald House Charities

Com o tema “O Caminho para os 50 anos”, a Conferência das Américas da Ronald McDonald House Charities (RMHC), que aconteceu de 30 de julho a 02 de agosto, apresentou o Brasil como referência para o futuro da rede beneficente global. O evento contou com os times do Canadá, Estados Unidos, América Latina e Caribe. Ao todo, 500 participantes aproveitaram os três dias de conexão, aprendizado, reflexão e interação, com o objetivo de celebrar o legado da rede e criar uma visão compartilhada para o futuro. A conferência foi no Sheraton Grand, no centro de Chicago (USA) e teve a atuação do Instituto Ronald McDonald, que representa a RMHC no Brasil, como o case inspiração para todos os outros países.

Em 2024, a RHMC completará 50 anos e quer celebrar a jornada da organização e seu impacto em inúmeras vidas ao redor dos quatro continentes. Na Conferência, também foi possível celebrar conquistas ao longo das últimas cinco décadas e debater as tendências globais e suas implicações para os países que têm a Ronald McDonald Charites.
Brasil é case mundial para os próximos anos
“O Brasil, além de ser uma inspiração para os outros países, tem um futuro inovador. É fantástico ver o trabalho que o Instituto Ronald McDonald faz antes, durante e depois do tratamento. Um exemplo para toda a nossa rede”, destaca Rodney Jordan, Diretor de Operações da RMHC.
Há mais de 24 anos, o Instituto Ronald McDonald Brasil trabalha para promover saúde e bem-estar de crianças, jovens e suas famílias e contribui para aumentar as chances de cura do câncer infantojuvenil no país. A instituição, que já beneficiou mais de 3 milhões de crianças e adolescentes, foi escolhida entre os 62 países que fazem parte da rede beneficente como case mundial para os próximos anos.
Bianca Provedel, CEO da organização no Brasil, representou o Instituto Ronald McDonald no evento ao lado de seu time.
“Esses espaços de trocas internacionais são fundamentais para o avanço em todos os setores, pois já mapeamos a oportunidade de exportarmos alguns modelos adotados no Brasil para outros cenários semelhantes como é o caso do México e Peru. Mas também aprendemos como outros países solucionam desafios comuns que atravessamos aqui e experimentamos novas possibilidades”, ressalta Bianca, que apresentou no encontro internacional o modelo brasileiro de olhar a jornada da família de forma ampliada e contextualizada.
“Para o Brasil, foi um grande reconhecimento ter nosso modelo de atuação como referência para o mundo, pois já estamos estudando como trazer investidores e soluções globais para ganharmos escalabilidade em um país continental”, comemora a CEO.
Destaque na Conferência, o Instituto Ronald McDonald apresentou o seu trabalho, com destaques nos programas que impactam toda a jornada da família, desde antes, até o pós-tratamento, incluindo o Programa Diagnóstico Precoce, as Casas Ronald McDonald, Espaço da Família e o Programa Atenção Integral, que beneficia uma rede de mais de 60 instituições que atuam com oncologia pediátrica de norte a sul do país.
Além de Bianca Provedel, o Instituto Ronald McDonald Brasil contou com um comitê com 25 integrantes, entre conselheiros, presidentes e gerentes das Casas Ronald e Espaços Ronald McDonald.
Brasil na Conferência das Américas

Em um dos painéis da Conferência das Américas, Daniel Gadelha, consultor de Branding do Instituto Ronald McDonald, participou de uma mesa com o tema do storytelling e os desafios enfrentados, abordando a importância de adaptar os recursos da marca para a realidade local, sem comprometer as diretrizes globais da RMHC, garantindo assim a consistência da marca em todas as iniciativas nacionais.
A conferência teve como objetivo explorar as megatendências globais e suas implicações para os países que têm a RMHC em todo o mundo. Ao compreender e se adaptar a essas tendências, a RMHC continuará seu compromisso de apoiar crianças e famílias durante seus momentos mais desafiadores.
O impacto do Instituto no Brasil

De acordo com Instituto Nacional de Câncer, o INCA, o câncer ainda é a doença que mais mata crianças e jovens de 1 a 19 anos no Brasil, com o diagnóstico de um novo caso a cada hora. Porém, através do trabalho e conscientização, as oportunidades e chances de cura estão aumentando.

“No Instituto, trabalhamos para aumentar das chances de cura, que antes giravam em torno de 35% e, atualmente, estão em 64%. Nosso objetivo é atingir 80%, a mesma taxa dos países com Alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Além disso, contribuímos para a qualidade de vida e, principalmente, reinserindo a família na sua comunidade, no seu contexto. Temos a certeza de que o trabalho do Instituto, junto as instituições de todo o Brasil, contribuiu significativamente para aumento das chances de remissão da doença, porém nosso desafio é muito maior. Ainda estamos perdendo crianças sem terem sido sequer diagnosticadas e sem a oportunidade de terem sido tratadas. Minha visão e missão são que todas as crianças do Brasil consigam ser diagnosticadas precocemente, recebam tratamento de qualidade e humanizado nos serviços de referência pelo país e que possamos preparar essas famílias para um retorno funcional à vida.”, finaliza Bianca.

 

Sobre o Instituto Ronald McDonald

Organização sem fins lucrativos, o Instituto Ronald McDonald (IRM) há mais 24 anos atua para promover saúde e bem-estar de crianças, adolescentes e suas famílias e contribui para aumentar as chances de cura do câncer infantojuvenil no Brasil. Para atingir esse objetivo, o Instituto Ronald McDonald trabalha promovendo a estruturação de hospitais especializados, a hospedagem para famílias que residem longe dos hospitais, a capacitação de estudantes e profissionais de saúde para realizarem o diagnóstico precoce, incentiva a adesão a protocolos clínicos e promove disseminação de conhecimento sobre a causa. A ONG faz parte do sistema beneficente global Ronald McDonald House Charities (RMHC), presente em mais de 60 países, coordenando os programas globais: Casa Ronald McDonald, voltado para a hospedagem, transporte e alimentação dos pacientes; e o Programa Espaço da Família Ronald McDonald, que torna menos desgastante o dia a dia das famílias durante o tratamento. No Brasil, há ainda outros dois programas locais: Atenção Integral e Diagnóstico Precoce, com ações específicas de combate ao câncer infantojuvenil. O Instituto conta com o apoio de diversas empresas e pessoas físicas para desenvolver e manter seus programas. Saiba mais sobre os programas e as instituições beneficiadas em Instituto Ronald McDonald.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Turismo: alta do dólar pode pressionar preços e dificultar viagens domésticas

Apesar do recuo nos últimos dias, a alta do dólar, que atingiu o seu maior…

38 minutos ago

Público do Festival Gastronômico de Pomerode cresce 10% nos primeiros quatro dias

Mais de 6,3 mil pessoas participaram do 18º Festival Gastronômico de Pomerode de quinta-feira a…

44 minutos ago

Parque Nacional do Iguaçu terá horário ampliado, novo passeio de bicicleta pela Mata Atlântica e programação especial em julho

O Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as maravilhosas Cataratas do Iguaçu e com gestão da…

51 minutos ago

Fiep defende planejamento da infraestrutura em reunião com embarcadores, secretários e deputados

O Paraná adicionaria cerca de R$ 1,6 bilhão a sua economia anualmente se as condições…

60 minutos ago

Ministério das Comunicações vai entregar chips de celular para 22 mil alunos da rede pública do Rio Grande do Norte

O Ministério das Comunicações irá entregar 22 mil chips de telefonia móvel do programa Internet…

1 hora ago

Obras do Novo Hospital de Pinhais seguem avançando

As obras do Novo Hospital de Pinhais seguem avançando em sua superestrutura. O atual estágio…

1 hora ago