Empreendedorismo

Brasil estará na MedLab para fortalecer presença da indústria de laboratório no mercado internacional

Brazilian Health Devices participará do evento, em Dubai, com quatro fabricantes locais

Turquia, Emirados Árabes Unidos e Israel são os principais importadores de dispositivos médicos brasileiros na região do Oriente Médio. Tanto que, em 2023, somaram mais de US$ 29 milhões na importação do produto nacional, crescimento de 42,4% no comparativo com o ano anterior.

Visando esse mercado, quatro fabricantes nacionais estarão na MedLab, principal feira do segmento de laboratório no Oriente Médio e norte da África, entre os dias 5 e 8 de fevereiro de 2024 em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O pavilhão é organizado pelo Brazilian Health Devices (BHD), projeto setorial da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

“Essa será nossa oitava participação na MedLab, por reconhecer a importância do evento para a estratégia internacional da nossa indústria”, comenta Larissa Gomes, gerente de Projetos e Marketing Internacional da ABIMO.

A executiva enfatiza que as fabricantes de produtos para laboratório conquistaram espaço no exterior no último ano. “Exportamos, em 2023, US$ 242,6 milhões em produtos para laboratório, o que representou um crescimento de 87,23% em relação ao ano anterior ”, diz. No ano passado, os itens mais exportados da vertical foram os aparelhos para filtra água para uso laboratorial, reagentes de diagnóstico laboratorial e os artigos de laboratório de plástico.

A edição de 2024 marcará a primeira participação da Laborlab no evento, marca brasileira que iniciou o processo de internacionalização há dois anos. “Temos nos estruturado internamente e nos consolidando no mercado interno para que, agora, possamos dar esse novo passo focando nas exportações para a África e Oriente Médio”, comenta Meire Sanches, executiva de vendas da companhia.

Em 2023, o pavilhão do Brazilian Health Devices levou cinco empresas para a feira que, juntas, encerraram a participação com cerca de US$ 200 mil em negócios fechados. Na próxima edição, a MedLab deve reunir cerca de 900 expositores de 40 países, proporcionando um excelente ambiente para networking, relacionamento e novos negócios.

Sobre a ABIMO

 A Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) representa a indústria brasileira de produtos para a saúde que promove o crescimento sustentável no mercado nacional e internacional.

Fundada em 1962, a instituição conta com mais de 300 associados e surgiu a partir da ideia de 25 fabricantes de produtos médicos e odontológicos com o objetivo de fortalecer, organizar e regulamentar o segmento. Nesses anos de trabalho, a ABIMO expandiu suas operações de suporte à cadeia produtiva através de conselhos e grupos de trabalho, os quais respondem por todos os aspectos técnicos, operacionais e associativos do setor.

Sobre o BRAZILIAN HEALTH DEVICES

O projeto setorial Brazilian Health Devices, executado pela ABIMO em parceria com a ApexBrasil, tem como missão fomentar as exportações de artigos e equipamentos da área da saúde. Brazilian Health Devices é a marca que reúne as indústrias exportadoras do setor e as representa internacionalmente. Durante o ano de 2022 o projeto atendeu 137 empresas brasileiras fabricantes de dispositivos médicos que exportaram US$97,73 milhões em produtos para mais de 130 países.

O Brazilian Health Devices está aberto a receber novas indústrias de dispositivos médicos que buscam a internacionalização. As empresas interessadas em entender o funcionamento do projeto devem entrar em contato pelo telefone (11) 3285-0155 ou pelo e-mail export@abimo.org.br.

Sobre a APEXBRASIL

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Pixar tem sucesso de público com várias sessões esgotadas em Curitiba

A 5ª edição do Mundo Pixar, maior evento em extensão da Disney fora dos parques,…

1 dia ago

Bares e restaurantes estão otimistas para o primeiro trimestre de 2025, aponta pesquisa da Abrasel

O setor de alimentação fora do lar começa 2025 com otimismo, conforme revela a pesquisa…

1 dia ago

Whindersson Nunes celebra o Natal com lançamento do especial “Efeito Borboleta” no YouTube

No espírito natalino, Whindersson Nunes presenteou seus fãs nesta quarta-feira (25) com o especial “Efeito…

1 dia ago

Preço médio do GNV tem alta de 0,21% na Região Sul na primeira quinzena de dezembro, aponta Edenred Ticket Log

O mais recente Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida o comportamento…

1 dia ago

Curso gratuito em Curitiba forma futuros editores independentes

Curitiba será palco de uma iniciativa inédita para democratizar o acesso ao mercado editorial: o…

1 dia ago

Meliponicultura e biodiversidade avançam no Paraná com apoio da Itaipu Binacional

Na última semana, teve início a instalação dos meliponários do Opaná: Chão Indígena, projeto da…

1 dia ago