Turquia, Emirados Árabes Unidos e Israel são os principais importadores de dispositivos médicos brasileiros na região do Oriente Médio. Tanto que, em 2023, somaram mais de US$ 29 milhões na importação do produto nacional, crescimento de 42,4% no comparativo com o ano anterior.
Visando esse mercado, quatro fabricantes nacionais estarão na MedLab, principal feira do segmento de laboratório no Oriente Médio e norte da África, entre os dias 5 e 8 de fevereiro de 2024 em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O pavilhão é organizado pelo Brazilian Health Devices (BHD), projeto setorial da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
“Essa será nossa oitava participação na MedLab, por reconhecer a importância do evento para a estratégia internacional da nossa indústria”, comenta Larissa Gomes, gerente de Projetos e Marketing Internacional da ABIMO.
A executiva enfatiza que as fabricantes de produtos para laboratório conquistaram espaço no exterior no último ano. “Exportamos, em 2023, US$ 242,6 milhões em produtos para laboratório, o que representou um crescimento de 87,23% em relação ao ano anterior ”, diz. No ano passado, os itens mais exportados da vertical foram os aparelhos para filtra água para uso laboratorial, reagentes de diagnóstico laboratorial e os artigos de laboratório de plástico.
A edição de 2024 marcará a primeira participação da Laborlab no evento, marca brasileira que iniciou o processo de internacionalização há dois anos. “Temos nos estruturado internamente e nos consolidando no mercado interno para que, agora, possamos dar esse novo passo focando nas exportações para a África e Oriente Médio”, comenta Meire Sanches, executiva de vendas da companhia.
Em 2023, o pavilhão do Brazilian Health Devices levou cinco empresas para a feira que, juntas, encerraram a participação com cerca de US$ 200 mil em negócios fechados. Na próxima edição, a MedLab deve reunir cerca de 900 expositores de 40 países, proporcionando um excelente ambiente para networking, relacionamento e novos negócios.
Sobre a ABIMO
A Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) representa a indústria brasileira de produtos para a saúde que promove o crescimento sustentável no mercado nacional e internacional.
Fundada em 1962, a instituição conta com mais de 300 associados e surgiu a partir da ideia de 25 fabricantes de produtos médicos e odontológicos com o objetivo de fortalecer, organizar e regulamentar o segmento. Nesses anos de trabalho, a ABIMO expandiu suas operações de suporte à cadeia produtiva através de conselhos e grupos de trabalho, os quais respondem por todos os aspectos técnicos, operacionais e associativos do setor.
Sobre o BRAZILIAN HEALTH DEVICES
O projeto setorial Brazilian Health Devices, executado pela ABIMO em parceria com a ApexBrasil, tem como missão fomentar as exportações de artigos e equipamentos da área da saúde. Brazilian Health Devices é a marca que reúne as indústrias exportadoras do setor e as representa internacionalmente. Durante o ano de 2022 o projeto atendeu 137 empresas brasileiras fabricantes de dispositivos médicos que exportaram US$97,73 milhões em produtos para mais de 130 países.
O Brazilian Health Devices está aberto a receber novas indústrias de dispositivos médicos que buscam a internacionalização. As empresas interessadas em entender o funcionamento do projeto devem entrar em contato pelo telefone (11) 3285-0155 ou pelo e-mail export@abimo.org.br.
Sobre a APEXBRASIL
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
A 5ª edição do Mundo Pixar, maior evento em extensão da Disney fora dos parques,…
O setor de alimentação fora do lar começa 2025 com otimismo, conforme revela a pesquisa…
No espírito natalino, Whindersson Nunes presenteou seus fãs nesta quarta-feira (25) com o especial “Efeito…
O mais recente Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida o comportamento…
Curitiba será palco de uma iniciativa inédita para democratizar o acesso ao mercado editorial: o…
Na última semana, teve início a instalação dos meliponários do Opaná: Chão Indígena, projeto da…