Brasil evidencia o bem-estar das pedras naturais na KBIS 2024
Na arquitetura e no design de interiores, as pedras naturais fazem parte do conceito de biofilia, uma forma de levar o meio ambiente aos espaços urbanos, promovendo bem-estar, conforto emocional e sensação de relaxamento. Transmitindo esses sentimentos e reconhecidas há séculos por suas propriedades energéticas, as rochas contribuem para a criação de ambientes equilibrados e serenos.
Na KBIS 2024, principal evento da América do Norte para design de cozinhas e banheiros que ocorrerá em Las Vegas, de 27 a 29 de fevereiro, o Brasil revelará todo o potencial de seus materiais para aqueles que buscam não apenas a beleza estética, mas também a qualidade, a singularidade, a harmonia e o conforto emocional proporcionados pelas pedras naturais. A participação brasileira acontecerá por meio do It’s Natural – Brazilian Natural Stone, programa de incentivo às exportações, desenvolvido pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
O poder das pedras para o bem-estar é defendido por muitos estudiosos no assunto. A presença desses minerais cria um ambiente visualmente agradável, o que pode contribuir para a sensação de tranquilidade e bem-estar. Com mais de 1.200 tipos distintos de rochas naturais, a arquitetura e o design de interiores encontram no Brasil o epicentro de materiais como mármore, granito, quartzito e ardósia. “Utilizar rochas naturais na construção permite trazer a essência da natureza para os ambientes, promovendo tranquilidade, bem-estar e uma estética única. Cada pedra possui sua singularidade, semelhante a uma impressão digital, algo proporcionado somente pelos materiais naturais”, afirma o presidente do Centrorochas, Tales Machado.
Gerando impacto significativo que são amplamente replicados em diversas culturas e mercados, a arquitetura, o design e a moda dos EUA são fontes de inspiração global. O Brasil figura como o maior fornecedor de pedras naturais para o país, destacando-se por sua diversidade geológica e qualidade dos materiais oferecidos. “É notável o quanto a demanda por materiais e estilos originados nos Estados Unidos influencia o mercado local e dita padrões globais”, completou Tales Machado.
A energia das pedras no lar
Conhecidas por sintonizar as vibrações e melhorar as energias, as pedras naturais vêm ganhando notoriedade entre os arquitetos e designers. Por meio da biofilia, que representa a inclinação humana para interagir e se conectar com outras formas de vida na natureza, esse conceito enfatiza como os seres humanos prosperam quando imersos em ambientes naturais. Além do toque de beleza ao espaço, as pedras naturais também contribuem para um ambiente mais equilibrado e sereno.
Sua utilização em diferentes cômodos é uma prática comum:
– Cozinha: muito mais do que um ponto de encontro, nela ocorre a transformação dos alimentos e da energia vital. O uso de rochas naturais garante praticidade e beleza ao mesmo tempo em que contribuiu para a harmonia e circulação de energia nesse ambiente. A rochas ainda são indicadas para ambientes quentes, como por exemplo, revestimento de churrasqueira, pois são resistentes ao calor produzido pelo fogo e a gorduras decorrentes das carnes;
– Banheiro: o ambiente funcional pode ser aliado à beleza do mármore, por exemplo, para tornar o local exclusivo para o bem-estar e o autocuidado. A praticidade na limpeza das rochas naturais é outro ponto de destaque;
– Sala de estar: o uso de granitos ou quartzitos, por exemplo, podem promover uma sensação de aconchego e conexão com a natureza;
– Quarto: os materiais escolhidos podem estimular a paz interior e a harmonia nos relacionamentos;
– Jardim: a natureza e a energia precisam andar juntas. O uso de rochas naturais é super recomendado seja em ambientes internos ou externos;
– Hall de entrada: as rochas naturais podem ser dispostas para receber os visitantes com tranquilidade e clareza;
– Fachadas: Resistência às intempéries, as pedras naturais são recomendadas para uso em fachadas. Além da delimitação do entorno, revestimentos externos como granitos, ardósias e quartzitos, servem de proteção e “filtram” a energia que entra no ambiente.
Empresas participantes do espaço It’s Natural na KBIS 2024: Adria Brasil, A.M.Group, Apollo, Cajugram, Decolores, Gramazini, Granos, Imetame Natural Stones, Magban, Margramar, Milanezi, Mineral Stone, Monte Negro, Nova Aurora, Pemagran, Qualitá Group, Rocha Bahia Mineração, Santo Antonio Stones, Vermont Mineração, Vitoria Stone Group e Zucchi Luxury Stones.
Sobre o It’s Natural – Brazilian Natural Stone
O It’s Natural – Brazilian Natural Stone é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O programa, que atualmente conta com 185 empresas apoiadas, tem por objetivos estimular e aumentar as exportações de rochas ornamentais brasileiras, através de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização com ações de promoção, fortalecimento da imagem e desenvolvimento do setor no mercado mundial. As empresas interessadas em fazer parte do projeto devem acessar https://podio.com/webforms/26378838/1995038 realizar cadastro gratuito.
Sobre o Centrorochas
O Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais está presente em todas as demandas nacionais para aumentar a competitividade do setor de rochas ornamentais. A entidade atua diretamente dando suporte nos trâmites relacionados à presença do empresário brasileiro no exterior combinando com atividades comerciais e operacionais relativas ao desenvolvimento e evolução das empresas brasileiras.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.