Categories: Geral

Brasil faz campanha para segunda dose e reforço da vacina contra a Covid-19

Quem ainda não tomou a segunda dose da vacina Covid 19 ou está apta a reforçar a imunidade com a dose de reforço, pode procurar os postos de vacinação até a próxima sexta-feira.

Uma força-tarefa em todo Brasil para reforçar a imunidade dos brasileiros contra a Covid-19: o único caminho para acabar com o caráter pandêmico da doença.

Para isso, o Ministério da Saúde promove a Mega Vacinação a partir deste sábado (20).

Os postos de vacinação estão abertos e as doses disponíveis para os 21 milhões de brasileiros que estão aptos para tomar a segunda dose e para os 12 milhões que já podem tomar a dose de reforço.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participou do ato de vacinação na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro (RJ), aproveitou para receber a dose de reforço e lembrou da importância dessa etapa da campanha.

“Mega Vacinação não é só esse dia. A Mega Vacinação é o que estamos fazendo. É a tradição do Brasil. O Sistema Único de Saúde tem essa tradição. E mesmo antes do SUS, nós já fazíamos isso com muita propriedade. O Programa Nacional de Imunizações existe desde 1976. E o que nós queremos? Queremos que cada um dos brasileiros que estão aptos a receber a vacina, procure livremente as nossas salas de vacinação. São 38 mil salas de vacinação em todo o Brasil. E os vacinadores desse País, em nome do Ministério da Saúde, do Sistema Único de Saúde, queria agradecer a cada um deles”, ressaltou o ministro.

O ministro anunciou a produção de vacinas para o ano de 2022 e a exportação para países africanos de língua portuguesa.

Os secretários nacionais da pasta estiveram em seis capitais do país: São Paulo, Manaus, Salvador, Curitiba, Brasília e Brasília.

Para Curitiba veio o secretário Nacional de Atenção Primária da Saúde, Raphael Câmara, que participou da solenidade direto da Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho, junto com a secretária Márcia Huçulak.

A ação é realizada em conjunto com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Entre os brasileiros aptos para a segunda dose, 2,9 milhões têm entre 30 e 34 anos, faixa etária com o maior número de pessoas que não voltaram ao posto de vacinação. Já 2,8 milhões têm entre 25 e 29 anos.

Em números absolutos, São Paulo aparece em primeiro lugar, com 4,1 milhões de brasileiros que já podem completar a sua imunização. Em seguida, Minas Gerais com 2,2 milhões de brasileiros e a Bahia com 2 milhões de pessoas sem a segunda dose.

A recomendação do Ministério da Saúde é para que os brasileiros voltem aos postos de vacinação, mesmo após o prazo recomendado pelos fabricantes. Os intervalos entre as doses da Pfizer e Astrazeneca são de 8 semanas e da Coronavc, 28 dias.

Outra estratégia muito importante neste momento é a dose de reforço, que também é foco da Mega Vacinação. O reforço é recomendado para todos os brasileiros adultos, acima de 18 anos, 5 meses após a vacinação completa. A expectativa do Ministério da Saúde é que mais de 12 milhões de pessoas tomem a dose de reforço em novembro. Em dezembro, esse quantitativo deve ser de quase 3 milhões de brasileiros.

Essa orientação para toda a população ocorre baseada em pesquisas científicas que indicam uma queda considerável na imunidade a partir de cinco meses depois da segunda dose. Por isso, é necessário reforçar a imunidade dos brasileiros.

A dose de reforço deve ser realizada, preferencialmente, com a vacina da Pfizer.

Isso porque os resultados preliminares de uma pesquisa da Universidade de Oxford, encomendada pelo Ministério da Saúde, indica um aumento na imunidade com a combinação de vacinas diferentes para o reforço.

Até agora, o Ministério da Saúde já distribuiu mais de 360 milhões de doses para todos os estados e Distrito Federal, quantitativo suficiente para a realização de todas essas etapas da campanha.

Dessas, quase 300 milhões foram aplicadas, ou seja, resta um saldo de cerca de 60 milhões de doses.

A pasta já concluiu o envio de vacinas suficientes para a primeira e segunda dose de todos os brasileiros adultos acima de 18 anos.

A maior campanha de vacinação da história do país já vacinou, com a primeira dose, quase 90% do público-alvo, ou seja, mais de 158 milhões de brasileiros.

Mais de 70% desse público está completamente vacinado. O avanço da campanha reflete na queda de casos e óbitos no país. Os índices atuais são os mais baixos desde o começo da pandemia no ano passado. Desde abril, quando a pandemia registrou o pico de casos e óbitos, a queda nos índices é de mais de 90%.

Ministério da Saúde

Redação JBA Notícias

Recent Posts

CRM-PR intensifica estratégias de ação para combater a violência contra o médico

Tendo em vista o aumento significativo dos registros de casos de violência contra os médicos,…

1 minuto ago

Valor do “bônus Itaipu” está discriminado na conta de luz. Saiba como identificar

Desde o início de janeiro, milhões de brasileiros estão sendo beneficiados com o chamado “bônus…

5 minutos ago

SPCD celebra 17 anos e apresenta Temporada 2025

A São Paulo Companhia de Dança (SPCD) - corpo artístico da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria…

8 horas ago

Encontro Fuscas por Aí ocorre neste domingo (26/1) com inscrições e entrada gratuitas no Complexo Dream Car de São Roque (SP)

Aberto a veículos antigos de todas as marcas, o encontro Fuscas por Aí vai agitar o Complexo…

9 horas ago

Energia Solidária beneficiou 330 mil famílias no Paraná em 2024

Ao longo do último ano, em média 330 mil famílias no Paraná tiveram sua conta…

10 horas ago

Moradores dos bairros Sítio do Campo e Jardim dos Palmeiras, em Morretes, já podem ligar suas casas à rede de esgoto

Os moradores dos bairros Sítio do Campo e Jardim das Palmeiras, em Morretes, já têm…

10 horas ago