Empreendedorismo

Brasil movimenta US$15,4 milhões durante feira alemã K

Entre os dias 19 e 26 de outubro, as empresas brasileiras Carnevalli, Lakatos, Mecalor e Rulli participaram da Feira K, evento mundial da indústria de plásticos e borracha. A edição de 2022 marcou o septuagésimo aniversário da feira, que aconteceu em Düsseldorf, na Alemanha. Com estandes próprios, as companhias expuseram seus maquinários e equipamentos, apresentando a potencialidade da tecnologia nacional. A centralidade da tecnologia alemã na cadeia global do plástico e da borracha é reconhecida mundialmente, o que reforça a feira K como vitrine internacional para tudo o que se discute a respeito do produto e seus derivados.

A participação das companhias na feira contou com o apoio do Programa Brazil Machinery Solutions (BMS), fruto da parceria entre ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos).

Em relação a 2019, os negócios realizados neste ano aumentaram 17%, totalizando US$5,3 milhões. Os negócios futuros, com projeção para os próximos 12 meses, alcançaram US$10,1 milhões, 38,4% a mais do que o ano pré-pandemia. O total de negócios da ação, por sua vez, movimentou US$15,4 milhões, 30% superior a 2019.

Neste ano, os principais destinos atingidos pelas empresas foram a Argentina, o Peru e o México. As companhias também totalizaram 484 contatos, um aumento de 28,7% em comparação com 2019, dentre eles 251 novos contatos.

A economia circular do plástico, mudanças climáticas e processo de digitalização foram temas recorrentes nas apresentações que aconteceram durante os 8 dias de feira. Reforçando a participação institucional da ABIMAQ, o Presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Acessórios para a Indústria do Plástico (CSMAIP), Sr. Amilton Mainard, também esteve presente e representou a Associação em reuniões com outras associações internacionais e representantes da feira, durante os dias de evento.

PANORAMA DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS  

No ranking dos destinos mais importantes para a exportação de máquinas e equipamentos do setor plástico, em 2021, estão os Estados Unidos, a Argentina, o Peru, o Reino Unido e o Chile.

No mesmo ano, o Brasil exportou US$15 milhões para os Estados Unidos, 16% de seu maquinário no setor. A Argentina importou US$14,1 milhões no mesmo período, enquanto o Peru movimentou US$7,6 milhões. Já o Reino Unido aumentou sua participação em 79% entre 2020 e 2021, atingindo US$7,3 milhões. O Chile, por sua vez, alcançou US$6,4 milhões em importações.

Entre os equipamentos brasileiros mais exportados da indústria do plástico estão as máquinas e aparelhos para trabalhar borracha, plásticos ou para fabricação de produtos dessas matérias. Em 2021, esses itens tiveram participação de 27,4% dentro do setor, movimentando US$25,7 milhões. Outro destaque são as máquinas auxiliares para impressão, que alcançaram US$11,2 milhões nas exportações, um aumento de 27% em relação ao ano anterior.

Sobre o Brazil Machinery Solutions – Fruto da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), o Programa Brazil Machinery Solutions visa a promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, assim como fortalecer a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico com tecnologia e competitividade. O Programa BMS possui atualmente mais de 200 membros, entre indústrias de diversos setores, como o agrícola, têxtil, de mineração, plástico, embalagens, entre outros. Até outubro de 2021, as empresas associadas ao Programa BMS registraram exportações para 160 países. Mais informações: www.brazilmachinery.com

Sobre a ABIMAQ – A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) foi fundada em 1937, com o objetivo de atuar em favor do fortalecimento da indústria nacional, mobilizando o setor, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial. Mais informações: www.abimaq.org.br

Sobre a ApexBrasil – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. Em parceria com entidades setoriais, a Agência organiza ações de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros para conhecer a estrutura produtiva brasileira. Também coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o País, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e na promoção de eventos estratégicos e garantindo apoio ao investidor estrangeiro durante todo o processo no Brasil. Mais informações: www.apexbrasil.com.br

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Neste final de semana e feriado o Grand Plaza recebe o festival gastronômico Taurus de Assadores e Churrasqueiros BBQ

São Paulo, julho de 2024 – Nada combina mais com o clima de inverno do que…

2 horas ago

Gerdau é a única produtora de aço eleita entre as vinte empresas mais inovadoras do Brasil pela MIT Technology Review

São Paulo, 05 de julho de 2024 - A Gerdau é a única empresa do setor…

6 horas ago

Horta comunitária do programa Cultivar Energia em Maringá recebe comitiva peruana

A horta comunitária implantada sob linhas de alta tensão da Copel na Vila Esperança, em…

7 horas ago

Marcopolo exporta 19 Paradiso G8 1800 DD para o Equador

A Cooperativa de Transportes Loja, da cidade de Loja, no Equador, acaba de adquirir 19…

7 horas ago

Decolar prorroga até 31 de julho campanha de pacotes em até 12 vezes sem juros

A Decolar – empresa líder em tecnologia de viagens na América Latina – anuncia a prorrogação, até…

7 horas ago

Samsung inicia as vendas oficiais da Music Frame no Brasil

SÃO PAULO, 5 de julho de 2024 – Anunciada durante o lançamento oficial das novas AI…

7 horas ago