Brasil registrou mais de 160 mil matrículas nos cursos de IA segundo levantamento
A cada minuto, no ano passado, uma pessoa se inscreveu em um curso sobre inteligência artificial da empresa
São Paulo, fevereiro de 2024: A Coursera, uma das maiores plataformas de aprendizagem online do mundo, divulgou suas tendências anuais com base em dados de mais de 5 milhões de alunos registrados no Brasil. Globalmente, a Coursera percebeu um grande interesse pelo conteúdo relacionado à inteligência artificial – as pesquisas sobre o assunto cresceram quatro vezes em 2023 em comparação a 2022. Para atender à demanda, parceiros líderes da universidade e da indústria lançaram mais de 35 cursos ou projetos de inteligência artificial generativa. Isso significa que aproximadamente a cada minuto de 2023, alguém se inscreveu para conhecer mais sobre esse conteúdo na Coursera.
Refletindo o interesse generalizado na educação em IA, o Brasil registrou mais de 160 mil matrículas nesses cursos. Mais especificamente, o TOP 5 de cursos sobre inteligência artificial generativa que atraíram atenção entre os alunos brasileiros foram:
- Inteligência Artificial Generativa com grandes modelos de linguagem (AWS; DeepLearning.AI)
- Engenharia Imediata para ChatGPT (Vanderbilt University)
- Introdução à IA Generativa (Google Cloud)
- IA Generativa para Todos (AI) – com apenas seis semanas, após o lançamento, esse curso do pioneiro em engenharia artificial, Andrew Ng, tornou-se o curso com o maior crescimento global da Coursera, em 2023.
De forma geral, os cinco cursos mais populares no Brasil, no ano passado, foram:
- Fundamentos: dados, dados, em todos os lugares (Google)
- Fundamentos do Suporte Técnico (Google)
- Marketing Digital (Universidade de São Paul)
- Fundamentos do design da experiência do usuário (UX) (Google)
- Introdução à Ciência da Computação com Python Parte 1 (Universidade de São Paulo)
Houve ainda uma considerável adesão aos cursos que são parte dos Certificados Profissionais do Nível de Entrada , que não requerem conhecimento prévio ou nível superior e ensinam habilidades necessárias para iniciantes — 50% dos cursos mais procurados no Brasil, como o do Google Fundamentos: Dados, Dados, Em Todo Lugar, e Fundamentos do Gerenciamento de Projeto fazem parte desses programas.
Os dados indicam que, em 2024, os alunos brasileiros estarão particularmente motivados a adquirir competências “obrigatórias” relevantes para o mundo digital e orientado por dados de hoje. Seu foco estará no desenvolvimento profissional, especificamente em áreas como tecnologia, ciência de dados e gerenciamento de projetos. Além disso, há uma ênfase notável no crescimento pessoal e no bem-estar. Essa tendência se alinha com o padrão global em que se percebe que alunos estão diversificando suas competências a fim de se manterem competitivos num mercado de trabalho em evolução.
“A inteligência artificial generativa já está transformando a educação e as carreiras. Estudantes de todo o mundo estão se preparando para o futuro. Acredito que 2023 é o ano que vamos considerar como um ponto de virada”, diz Marni Baker, Diretora de Conteúdo da Coursera. “Olhando para o futuro, estamos entusiasmados em usar a IA para fornecer aprendizado personalizado, envolvente e inclusivo. Ter foco em aprendizado ao longo da vida, sobretudo em novas tecnologias e nas competências humanas, será a chave para a empregabilidade num mundo impulsionado pela inteligência artificial.”
Sobre a Coursera
A Coursera foi lançada em 2012 por dois professores de Ciência da Computação de Stanford, Andrew Ng e Daphne Koller, com a missão de fornecer acesso universal ao aprendizado de classe mundial. É agora uma das maiores plataformas de aprendizagem online do mundo, com 136 milhões de alunos registrados em 30 de setembro de 2023. A Coursera faz parcerias com mais de 300 universidades e parceiros líderes da indústria para oferecer um amplo catálogo de conteúdo e credenciais, incluindo cursos, especializações , Certificados Profissionais, Projetos Orientados e bacharelado e mestrado. Instituições em todo o mundo usam o Coursera para aprimorar e requalificar seus funcionários, cidadãos e estudantes em áreas como ciência de dados, tecnologia e negócios. A Coursera se tornou uma B Corp em fevereiro de 2021.