Empreendedorismo

Breitling homenageia seus ícones da aviação e do espaço com novos lançamentos: Navitimer 41 e Cosmonaute B12

A Breitling, marca suíça de relógios de luxo, celebra seus 140 anos com uma série de lançamentos: o Navitimer GMT e o Automatic 41, e um Cosmonaute automático de edição limitada. As estrelas do esporte Erling Haaland e Giannis Antetokounmpo lideram a campanha Navitimer.

Ao completar 140 anos, a Breitling marca a ocasião com histórias de seus principais momentos de pioneirismo – desde avanços na cronometragem aérea, terrestre e marítima, até marcos na sustentabilidade. Este mês, a marca reconhece dois dos seus ícones: o Navitimer, o primeiro relógio de pulso para pilotos que combina um cronógrafo e uma régua de cálculo computacional; e o Cosmonaute, uma versão 24 horas do Navitimer que se tornou o primeiro relógio de pulso suíço no espaço. A Breitling acaba de lançar novas versões destas linhas: o Navitimer GMT e o Automatic 41, juntamente com um novo Cosmonaute de corda automática.

“Durante todo o ano falaremos sobre os nossos 140 anos de pioneirismo”, afirma Georges Kern, CEO da Breitling. “E quando se trata desses dois relógios – o Navitimer e o Cosmonaute – não conseguimos enfatizar o bastante a importância que eles tiveram para a nossa marca, para a aviação e para a relojoaria como um todo.”

DE VOLTA ÀS ORIGENS: OS VERSÁTEIS NAVITIMER GMT E AUTOMATIC 41

A Breitling desempenhou um papel fundamental no surgimento da aviação comercial. Seus cronômetros de bordo tornaram-se equipamentos padrão, primeiro em aviões a hélice e mais tarde nos jatos produzidos pelos principais fabricantes de aeronaves do mundo. Quando o design do Breitling Navitimer foi lançado em 1952, foi um sucesso instantâneo entre os pilotos de linha aérea no então recente campo da aviação civil.

O Navitimer apresentava uma régua de cálculo circular que permitia aos pilotos fazer cálculos críticos, como taxa de subida e consumo de combustível. Naqueles dias de glória das viagens aéreas comerciais, o Navitimer era o computador de bordo original usado no pulso e contribuiu para o estabelecimento da Breitling como o “fornecedor oficial da aviação mundial”.

À medida em que a aviação civil se expandia, também crescia a fama do Navitimer, atraindo não apenas pilotos, mas também criadores de tendências como Miles Davis e Serge Gainsbourg, tornando-se um ícone querido tanto na aviação como na cultura pop.

A Breitling começou a redesenhar a linha Navitimer em 2022, começando com o cronógrafo original. Hoje, a marca suíça continua essa atualização com duas novas versões simplificadas: uma GMT e uma Automática de três ponteiros, cada uma em um tamanho de 41 mm universalmente utilizável.

Estas peças refletem o visual icônico do Navitimer, omitindo o cronógrafo, mas preservando uma composição equilibrada do mostrador. A colocação central da escala de 24 horas no GMT e a face limpa do Automatic garantem que a intrincada régua de cálculo se destaque, ao mesmo tempo que simplifica a composição estética.

Refinando ainda mais a coleção, a Breitling incorporou um bisel com padrões de risca, que alterna acabamentos polidos e escovados para um toque contemporâneo que acrescenta um jogo dinâmico de luz. Pulseiras em couro de crocodilo e pulseiras com fecho borboleta sem costura oferecem conforto e comodidade.

Breitling / Divulgação

A paleta inclui mostradores em preto, azul, prata, azul gelo e verde, envoltos em aço inoxidável ou ouro vermelho 18 quilates, e uma variedade de dois tons para o Automatic. As versões totalmente douradas contam com o selo Origins, significando que o ouro é extraído de forma responsável, de acordo com os padrões ambientais e sociais da Swiss Better Gold Association.

Esta reinterpretação do Navitimer, que combina o clássico com o contemporâneo, é feita sob medida tanto para os entusiastas como para os que se preocupam com o estilo. Além disso, refletem o compromisso da Breitling com a herança e a inovação em cada modelo.

ELEGÂNCIA DISCRETA: O COSMONAUTE B12 DE CORDA AUTOMÁTICA

Em 1962, um dos astronautas do grupo Mercury Seven, Scott Carpenter, abordou a Breitling com um pedido único: adaptar o design do Navitimer para a exploração espacial. Admirando a sua capacidade computacional, Carpenter pediu um mostrador de 24 horas para distinguir o dia da noite em órbita. A Breitling aceitou o desafio e o Navitimer customizado, mais tarde apelidado de Cosmonaute, acompanhou Carpenter em sua missão de 24 de maio de 1962 para se tornar o primeiro relógio de pulso suíço no espaço.

Para marcar o 140º aniversário da Breitling, a marca lança uma edição limitada do relógio de 24 horas. Desta vez, porém, a principal modificação não é para gravidade zero, mas para a vida quotidiana: um movimento cronógrafo de corda automática, o calibre de fábrica Breitling B12.

O novo lançamento é limitado a 250 peças e está disponível apenas nas boutiques online e nas lojas físicas da Breitling. Ele apresenta uma caixa em ouro vermelho 18 quilates, lindamente complementada por seu mostrador verde profundo, algarismos dourados e pulseira em couro de crocodilo preto.

Ao virar o relógio é possível ver o fundo da caixa aberto contrastando com o peso oscilante que coroa o movimento B12. O calibre manufaturado fornece aproximadamente 70 horas de marcha e vem com garantia de 5 anos. Uma gravação em inglês no fundo da caixa indica a série de edição limitada “Um de 250” e revela a incrível história do relógio: “Primeiro relógio de pulso suíço no espaço/Navitimer Cosmonaute 24 de maio de 1962”.

Inspirada nos astronautas e adaptada para a vida na Terra, a nova edição limitada Cosmonaute combina uma herança histórica com a facilidade de uso moderna.

ERLING HAALAND SE UNE AO SQUAD DE TALENTOS NAVITIMER

Após 70 anos, o Navitimer foi além de uma ferramenta utilizada pelos pilotos para navegar em seu curso. Tornou-se um símbolo para aqueles que planejam suas jornadas pessoais pela vida. A Breitling celebra este significado em sua série de campanhas “NAVITIMER – FOR THE JOURNEY” apresentando o Navitimer Squad, composto pelo ídolo do basquete Giannis Antetokounmpo, pela bailarina principal do American Ballet Theatre, Misty Copeland, pelo explorador Bertrand Piccard e pela atriz e produtora vencedora do Oscar, Charlize Theron.

Agora, um novo membro se junta ao time para estrelar ao lado de Antetokounmpo na campanha do Navitimer 41: o ídolo do futebol norueguês Erling Haaland. Haaland, que é embaixador da Breitling desde 2022, diz estar entusiasmado por ser o rosto do Navitimer no ano de aniversário da marca: “Estou muito orgulhoso de representar este ícone da Breitling. As pessoas ficarão surpresas este ano quando virem quantas histórias de pioneirismo a Breitling tem em seu currículo. Tem sido um divisor de águas de muitas maneiras.”

Um ano monumental está apenas começando e contará com muitas novidades, lançamentos e celebrações que marcarão estes 140 anos de pioneirismo da Breitling.

Redação JBA Notícias

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