Empreendedorismo

Breitling homenageia seus ícones da aviação e do espaço com novos lançamentos: Navitimer 41 e Cosmonaute B12

A Breitling, marca suíça de relógios de luxo, celebra seus 140 anos com uma série de lançamentos: o Navitimer GMT e o Automatic 41, e um Cosmonaute automático de edição limitada. As estrelas do esporte Erling Haaland e Giannis Antetokounmpo lideram a campanha Navitimer.

Ao completar 140 anos, a Breitling marca a ocasião com histórias de seus principais momentos de pioneirismo – desde avanços na cronometragem aérea, terrestre e marítima, até marcos na sustentabilidade. Este mês, a marca reconhece dois dos seus ícones: o Navitimer, o primeiro relógio de pulso para pilotos que combina um cronógrafo e uma régua de cálculo computacional; e o Cosmonaute, uma versão 24 horas do Navitimer que se tornou o primeiro relógio de pulso suíço no espaço. A Breitling acaba de lançar novas versões destas linhas: o Navitimer GMT e o Automatic 41, juntamente com um novo Cosmonaute de corda automática.

“Durante todo o ano falaremos sobre os nossos 140 anos de pioneirismo”, afirma Georges Kern, CEO da Breitling. “E quando se trata desses dois relógios – o Navitimer e o Cosmonaute – não conseguimos enfatizar o bastante a importância que eles tiveram para a nossa marca, para a aviação e para a relojoaria como um todo.”

DE VOLTA ÀS ORIGENS: OS VERSÁTEIS NAVITIMER GMT E AUTOMATIC 41

A Breitling desempenhou um papel fundamental no surgimento da aviação comercial. Seus cronômetros de bordo tornaram-se equipamentos padrão, primeiro em aviões a hélice e mais tarde nos jatos produzidos pelos principais fabricantes de aeronaves do mundo. Quando o design do Breitling Navitimer foi lançado em 1952, foi um sucesso instantâneo entre os pilotos de linha aérea no então recente campo da aviação civil.

O Navitimer apresentava uma régua de cálculo circular que permitia aos pilotos fazer cálculos críticos, como taxa de subida e consumo de combustível. Naqueles dias de glória das viagens aéreas comerciais, o Navitimer era o computador de bordo original usado no pulso e contribuiu para o estabelecimento da Breitling como o “fornecedor oficial da aviação mundial”.

À medida em que a aviação civil se expandia, também crescia a fama do Navitimer, atraindo não apenas pilotos, mas também criadores de tendências como Miles Davis e Serge Gainsbourg, tornando-se um ícone querido tanto na aviação como na cultura pop.

A Breitling começou a redesenhar a linha Navitimer em 2022, começando com o cronógrafo original. Hoje, a marca suíça continua essa atualização com duas novas versões simplificadas: uma GMT e uma Automática de três ponteiros, cada uma em um tamanho de 41 mm universalmente utilizável.

Estas peças refletem o visual icônico do Navitimer, omitindo o cronógrafo, mas preservando uma composição equilibrada do mostrador. A colocação central da escala de 24 horas no GMT e a face limpa do Automatic garantem que a intrincada régua de cálculo se destaque, ao mesmo tempo que simplifica a composição estética.

Refinando ainda mais a coleção, a Breitling incorporou um bisel com padrões de risca, que alterna acabamentos polidos e escovados para um toque contemporâneo que acrescenta um jogo dinâmico de luz. Pulseiras em couro de crocodilo e pulseiras com fecho borboleta sem costura oferecem conforto e comodidade.

Breitling / Divulgação

A paleta inclui mostradores em preto, azul, prata, azul gelo e verde, envoltos em aço inoxidável ou ouro vermelho 18 quilates, e uma variedade de dois tons para o Automatic. As versões totalmente douradas contam com o selo Origins, significando que o ouro é extraído de forma responsável, de acordo com os padrões ambientais e sociais da Swiss Better Gold Association.

Esta reinterpretação do Navitimer, que combina o clássico com o contemporâneo, é feita sob medida tanto para os entusiastas como para os que se preocupam com o estilo. Além disso, refletem o compromisso da Breitling com a herança e a inovação em cada modelo.

ELEGÂNCIA DISCRETA: O COSMONAUTE B12 DE CORDA AUTOMÁTICA

Em 1962, um dos astronautas do grupo Mercury Seven, Scott Carpenter, abordou a Breitling com um pedido único: adaptar o design do Navitimer para a exploração espacial. Admirando a sua capacidade computacional, Carpenter pediu um mostrador de 24 horas para distinguir o dia da noite em órbita. A Breitling aceitou o desafio e o Navitimer customizado, mais tarde apelidado de Cosmonaute, acompanhou Carpenter em sua missão de 24 de maio de 1962 para se tornar o primeiro relógio de pulso suíço no espaço.

Para marcar o 140º aniversário da Breitling, a marca lança uma edição limitada do relógio de 24 horas. Desta vez, porém, a principal modificação não é para gravidade zero, mas para a vida quotidiana: um movimento cronógrafo de corda automática, o calibre de fábrica Breitling B12.

O novo lançamento é limitado a 250 peças e está disponível apenas nas boutiques online e nas lojas físicas da Breitling. Ele apresenta uma caixa em ouro vermelho 18 quilates, lindamente complementada por seu mostrador verde profundo, algarismos dourados e pulseira em couro de crocodilo preto.

Ao virar o relógio é possível ver o fundo da caixa aberto contrastando com o peso oscilante que coroa o movimento B12. O calibre manufaturado fornece aproximadamente 70 horas de marcha e vem com garantia de 5 anos. Uma gravação em inglês no fundo da caixa indica a série de edição limitada “Um de 250” e revela a incrível história do relógio: “Primeiro relógio de pulso suíço no espaço/Navitimer Cosmonaute 24 de maio de 1962”.

Inspirada nos astronautas e adaptada para a vida na Terra, a nova edição limitada Cosmonaute combina uma herança histórica com a facilidade de uso moderna.

ERLING HAALAND SE UNE AO SQUAD DE TALENTOS NAVITIMER

Após 70 anos, o Navitimer foi além de uma ferramenta utilizada pelos pilotos para navegar em seu curso. Tornou-se um símbolo para aqueles que planejam suas jornadas pessoais pela vida. A Breitling celebra este significado em sua série de campanhas “NAVITIMER – FOR THE JOURNEY” apresentando o Navitimer Squad, composto pelo ídolo do basquete Giannis Antetokounmpo, pela bailarina principal do American Ballet Theatre, Misty Copeland, pelo explorador Bertrand Piccard e pela atriz e produtora vencedora do Oscar, Charlize Theron.

Agora, um novo membro se junta ao time para estrelar ao lado de Antetokounmpo na campanha do Navitimer 41: o ídolo do futebol norueguês Erling Haaland. Haaland, que é embaixador da Breitling desde 2022, diz estar entusiasmado por ser o rosto do Navitimer no ano de aniversário da marca: “Estou muito orgulhoso de representar este ícone da Breitling. As pessoas ficarão surpresas este ano quando virem quantas histórias de pioneirismo a Breitling tem em seu currículo. Tem sido um divisor de águas de muitas maneiras.”

Um ano monumental está apenas começando e contará com muitas novidades, lançamentos e celebrações que marcarão estes 140 anos de pioneirismo da Breitling.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Exposição de cerâmica artística encerra temporada de mostras da Academia Alfredo Andersen

Mostra “TERRATECIDA” abre nesta terça-feira (09), a partir das 19h. Em cartaz até o dia…

7 horas ago

Ciclone extratropical no Rio Grande do Sul traz tempestades ao Paraná nesta semana

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), mesmo não…

7 horas ago

Com ingressos esgotados, “O Quebra-Nozes” chega ao Teatro Guaíra nesta semana

A tradicional produção natalina do Centro Cultural Teatro Guaíra reúne quase 150 artistas, envolvendo os…

7 horas ago

Paraná tem melhor Indicador Previdenciário do Brasil pelo quarto ano consecutivo

A classificação, a melhor na graduação do Indicador de Situação Previdenciária (ISP) dos Regimes Próprios…

7 horas ago

Primeira casa erguida pelo Estado já está na fase de acabamento em Rio Bonito do Iguaçu

As obras foram iniciadas na última quarta-feira (3) com a fundação rasa, momento em que…

7 horas ago

Moradora de Laranjeiras do Sul é a ganhadora de R$ 1 milhão do Nota Paraná

O segundo prêmio, de R$ 100 mil, foi para uma residente do bairro Campo Comprido,…

7 horas ago