Empreendedorismo

Bumble se une a líderes e defensores do setor para criação de diretrizes de ética para conteúdos gerados por IA

O guia de uso responsável de mídias sintéticas da PAI (Partnership on AI) foi desenvolvido ao longo de um ano com contribuições de mais de cem colaboradores, entre eles o Bumble

Partnership on AI (PAI – coalizão sem fins lucrativos comprometida com o uso responsável da inteligência artificial) apresentou um guia inédito para o desenvolvimento, criação e compartilhamento éticos e responsáveis de conteúdo sintético multimídea. A iniciativa é apoiada por um grupo inaugural de parceiros, incluindo Adobe, BBC, CBC/Radio-Canada, Bumble, OpenAI, TikTok, WITNESS e as startups de mídia sintética Synthesia, D-ID e Respeecher. O guia de uso responsável de mídias sintéticas da PAI, intitulado Partnership on AI’s Responsible Practices for Synthetic Media: A Framework for Collective Action pode ser visto aqui.

“Somente nos últimos meses, vimos como a arte, texto e música geradas por IA conquistaram o mundo”, afirmou Claire Leibowicz, chefe de IA e integridade de mídia da PAI. “À medida que o uso de conteúdo gerado artificialmente se expande, acreditamos que trabalhar visando um conjunto compartilhado de valores, táticas e práticas é extremamente importante e ajudará criadores, plataformas de conteúdo e distribuidores a usar essa tecnologia com responsabilidade”.

Criado ao longo de um ano com contribuições de mais de cem colaboradores, a Partnership on AI’s Responsible Practices for Synthetic Media é um conjunto de recomendações e diretrizes para aqueles que criam, compartilham e distribuem conteúdo sintético – também conhecido como mídia gerada por IA (inteligência artificial). O guia foi motivado por uma crença entre os especialistas do setor de que o cenário em evolução da mídia sintética representa uma nova fronteira para a criatividade e a expressão, mas que possui um preocupante potencial de disseminação de desinformação e manipulação se não for corretamente controlado.

A PAI trabalhou com mais de 50 organizações para refinar o guia – incluindo startups de mídia sintética, redes sociais e plataformas de conteúdo, organizações de notícias, grupos de defesa e direitos humanos, instituições acadêmicas, profissionais focados em política, especialistas em experiências e formadores de opinião. Os resultados desse esforço solidificam o trabalho da PAI nos últimos quatro anos para avaliar os desafios e as oportunidades para a mídia sintética e manipulada.

“Somos defensores inabaláveis de espaços seguros online para as vozes menos representadas. Nosso trabalho com a PAI no desenvolvimento e adesão ao guia, ao lado de um grupo incrível de parceiros, é uma extensão disso”, apontou Payton Iheme, vice-presidente de políticas públicas globais do Bumble. “Estamos especialmente otimistas sobre como continuamos a nos envolver para lidar com os riscos trazidos pela IA que acabam afetando mulheres e vozes marginalizadas”.

O PDF deste guia pode ser encontrado aqui.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

ExpoLondrina 2025 – 400 mil visitantes e 9000 empregos diretos

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou da abertura oficial da ExpoLondrina 2025, realizada no…

16 horas ago

Governo do Paraná fará pente fino nas irregularidades do programa Nota Paraná

O Governo do Estado fará um pente-fino no programa Nota Paraná para combater eventuais irregularidades…

16 horas ago

Em visita a Curitiba, presidente do Sebrae Nacional reforça a potência do turismo inteligente da capital

O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, participou em Curitiba, nesta sexta-feira (4), de um…

17 horas ago

Rock Me Mamma cria almoço executivo e delivery com releitura de clássicos da gastronomia

Tradicional ponto de encontro de famílias, grupos de amigos e apaixonados por pizzas artesanais em…

2 dias ago

Museu Egípcio Celebra Trajetória da Múmia com Exposição, Palestra e Minidocumentário

No dia 12 de abril, o Museu Egípcio & Rosacruz Tutankhamon celebra uma ocasião única: os 30…

2 dias ago

Grupo Lanteri: 46 Anos de Cultura e Tradição com a Paixão de Cristo

O Grupo Lanteri, uma referência no cenário cultural curitibano, celebra 46 anos de atuações memoráveis…

2 dias ago