São Paulo, junho de 2023 – O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) aprovou por unanimidade, na sessão desta quarta, 07/06, acordo com a Nestlé para encerrar o processo relacionado à aquisição da Garoto, ocorrida em 2002. As mudanças apuradas pela autarquia mostram um mercado de chocolates sob todas as formas, que se desenvolveu de maneira muito dinâmica, com novos e diferentes players e aumento do consumo per capita.
Durante o período da recente análise de mercado realizada pelo CADE, a Nestlé se manteve confiante no encerramento do caso, sobretudo depois da detalhada nota técnica emitida pela Superintendência Geral do órgão regulador (SG/CADE), que, em linha com os estudos feitos pelo Departamento de Estudos Econômicos do CADE (DEE/CADE) em 2016, concluiu que a evolução do mercado de chocolates aconteceu de forma muito dinâmica nos últimos 20 anos. De acordo com o documento, “diversos fatores contribuíram para o crescimento do mercado, dentre os quais: mudanças de hábitos de consumo, crescimento da renda média da população, investimentos das empresas, entrada de novos produtores e superdesenvolvimento de segmentos anteriormente definidos como nichos”. As condições concorrenciais mudaram, portanto, de forma significativa ao longo das décadas, de forma “que não subsistem elementos para a imposição de restrições à operação à luz das atuais circunstâncias de mercado”. Os índices de concentração se alteraram muito nos mercados afetados, que contam hoje com mais players e mais competição. Após consulta aos competidores do setor, a nota do órgão regulador conclui que “para o tempo atual, a operação comporta aprovação incondicionada.”
“Para a Nestlé, o crescimento e o fortalecimento da Garoto sempre foram cruciais para a evolução da empresa no Brasil. Mantivemos investimentos consistentes, sempre destacando suas marcas icônicas e fomentando o desenvolvimento de toda a cadeia de valor. A conclusão do CADE é técnica e revela entendimento sobre um setor que se mostra muito competitivo, aberto e em crescimento”, diz o CEO da Nestlé Brasil, Marcelo Melchior.
No acordo aprovado hoje, quatro compromissos comportamentais foram assumidos pela Nestlé Brasil:
“O setor de chocolates no Brasil mudou bastante. Temos hoje um consumidor exigente e que consome chocolate nas mais diferentes ocasiões de consumo. Essa realidade sempre nos deixou confiantes de que poderíamos chegar a uma solução jurídica consensual e equilibrada com o CADE”, afirmou o Vice-Presidente Jurídico e de Assuntos Públicos da Nestlé Brasil, Gustavo Bastos.
Desde que foi incorporada pela Nestlé, em 2002, a Garoto segue se aprimorando e expandindo seu portfólio, sempre preocupada em oferecer o melhor produto ao consumidor e atender as tendências e transformações do mercado. Ao longo dos últimos 20 anos, a Nestlé instalou na fábrica mais cinco novas linhas de produção completas, além de ter impulsionado a modernização necessária para melhoria de performance da unidade, com forte viés tecnológico. Vila Velha posiciona-se, atualmente, entre as 10 maiores fábricas de chocolates do mundo. Fundada no Espírito Santo há 94 anos, a Garoto, ao longo de décadas, lançou marcas icônicas e muito queridas no Brasil e no exterior como Baton, Serenata de Amor, Talento, Crocante e Caribe, além da tradicional caixa amarela, que foi a primeira caixa de bombons do Brasil e hoje é a mais vendida no país. Além das inovações e melhorias de produto, ao longo destes anos a marca recebeu investimentos robustos de mídia para fortalecimento da marca Garoto por meio das campanhas “Só o Cacau Explica” e patrocínio de grandes eventos esportivos como a Copa do Mundo FIFA 2014 e a transformação da Corrida 10 Milhas Garoto, passando a incorporar o calendário oficial de corridas de rua do Brasil.
“Nosso compromisso com a Garoto fica evidenciado pela magnitude dos investimentos que temos realizado consistentemente na fábrica de Vila Velha, seguindo o conceito de indústria 4.0, além de expansão de capacidade e inclusão de novos produtos, gerando oportunidades de mão de obra ainda mais qualificada para a comunidade local”, acrescenta Patricio Torres, Vice-Presidente de Confectionery da Nestlé Brasil.
Sobre Nestlé
A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega cerca de 20 mil pessoas no Brasil e tem 15 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco e Rio de Janeiro, além de uma em construção no estado de Santa Catarina. Conta ainda com três centros de distribuição e mais de 50 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café, leite e vegetais, que garantem uma produção sustentável e que traz modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões de gás de efeito estufa, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.
Sobre Chocolates Garoto
Chocolates Garoto é uma marca 100% brasileira existente há 94 anos. A unidade de Vila Velha posiciona-se, atualmente, entre as 10 maiores fábricas de chocolates do mundo. São mais de 2 mil colaboradores entre diretos e indiretos. O portfólio conta com mais de 80 produtos, entre caixas de bombons, tabletes, ovos de Páscoa (em épocas sazonais) e chocolates para uso culinário, como coberturas e pó solúvel. Alguns dos maiores sucessos são a Caixa Amarela e os tabletes com a marca Garoto, além dos chocolates Baton e Talento, e o icônico Serenata de Amor. Além da forte presença nacional, atualmente Garoto exporta para mais de 20 países. Os principais destinos estão na América do Sul e América do Norte, mas também para Europa, Ásia e África.
A FG Empreendimentos, uma das maiores construtoras e incorporadoras do Brasil, anunciou a abertura de…
O Rockefeller Center, icônico ponto de Nova York, conhecido por sua árvore de Natal e…
Em continuidade à parceria de muito sucesso, a Stanley - marca líder em produtos térmicos para alimentos…
As fábricas da BYD Brasil em Campinas (SP) — fábrica de módulos fotovoltaicos, fábrica de…
A padaria artesanal Local Pães e Cafés acaba de inaugurar sua nova unidade, na Alameda…
O Brasil encerrará 2024 com a quarta maior taxa de juros nominal do planeta (12,25%),…