CAIXA Cultural Curitiba abre exposição em homenagem a Zélia Gattai e Jorge Amado
A CAIXA Cultural Curitiba recebe a exposição Amados – Zélia & Jorge, de 02 de outubro de 2024 a 02 de fevereiro de 2025, uma homenagem aos célebres escritores Zélia Gattai e Jorge Amado. A mostra celebra a trajetória amorosa e literária do casal, que por 56 anos inspirou gerações com seu relacionamento, e reúne um valioso acervo de fotografias, cartas, vídeos, desenhos e depoimentos. A entrada é gratuita, a abertura oficial será no dia 1º de outubro, às 19h, com uma visita guiada pela assistente curatorial e expógrafa Rose Lima.
Com uma abordagem sensorial e interativa, a exposição convida o público a conhecer a intimidade e o legado cultural do casal. A curadoria é assinada por Paloma Jorge Amado e a direção geral por Elaine Hazin (Via Press Comunicação – BA). O projeto expográfico é de Rose Lima, com cenografia de Renata Mota.
A narrativa da exposição começa em 1945, quando Zélia e Jorge se conheceram, e percorre momentos marcantes da vida do casal, como o exílio no exterior, o nascimento dos filhos e o retorno à Bahia. Fotografias minunciosamente selecionadas, cartas de amor, postais e depoimentos de amigos próximos integram o acervo destacando a profunda conexão entre o casal.
Um dos destaques da mostra é uma instalação que apresenta um “cofre-coração”, uma chuva de flores que remete ao pedido de casamento de Jorge a Zélia, tendo como testemunha o poeta chileno Pablo Neruda. Também tem uma projeção com os amigos ilustres do casal, como Dorival Caymmi, Mãe Menininha, Glauber Rocha, Vinicius de Moraes, Carybé, entre outros. Outra instalação apresenta tubos que sussurram frases icônicas dos romances dos escritores, criando uma atmosfera intimista e envolvente.
SERVIÇO:
[Exposição] – Amados – Zélia & Jorge
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Galeria do 2° andar (R. Conselheiro Laurindo, 280 – Centro)
Abertura e visita guiada com a curadora: 01 de outubro de 2024 (terça-feira), às 19h
Visitação: de 02 de outubro de 2024 a 02 de fevereiro de 2025
Horário: terça a sábado das 10h às 20h; domingos e feriados das 10h às 19h
Classificação indicativa: Livre
Entrada Franca
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal