A CAIXA Cultural Curitiba inicia o mês de janeiro com uma programação dedicada ao período de férias escolares, oferecendo atividades e experiências diferenciadas, com as quais as crianças não estão habituadas em suas rotinas. Com o intuito de explorar a criatividade natural e reduzir o uso de telas no período, a programação especial é ministrada pelo multiartista e artesão Marcelo Weber e contempla processos distintos de produção artística, mesclando o lúdico com técnicas inovadoras.
A partir do dia 7 de janeiro o foyer da CAIXA Cultural Curitiba será transformado em um espaço totalmente lúdico com a Caixa de Brincadeiras, oferecendo muita diversão através de brincadeiras e jogos educativos criados por Marcelo Weber. As atividades estimulam a imaginação, a memória, o raciocínio lógico, dedutivo, abstrato, estratégico e intuitivo, além da coordenação motora das crianças. Disponível até o dia 9 de fevereiro, a atividade promove momentos especiais que podem ser compartilhados pela família.
A Exposição Amados – Zélia & Jorge também tem uma programação especial no seu último mês. No dia 08 de janeiro será realizada oficina on-line sobre técnicas, insights e segredos sobre Expografia com Rose Lima, expoente da área e assistente curatorial da exposição Amados – Zélia & Jorge. No dia 11 é o dia do último encontro do AMADO Clube, clube do livro conduzido por Maria João Amado, neta de Zélia Gattai e Jorge Amado. A ação também on-line acontecerá das 16h às 18h e o livro abordado será o “Toda a Saudade do Mundo”.
Já no dia 11 de janeiro, das 14h às 16h, acontece a oficina As esculturas da praça Santos Andrade: modelagem em argila. Com caráter teórico-prático, a atividade estimula a produção artística inspirada nas esculturas da Praça Santos Andrade, localizada no centro de Curitiba. Durante o encontro, será abordada a história e o significado das obras presentes na praça, bem como as homenagens a personalidades tais como Lala Schneider, Ruy Barbosa e Santos Dumont. A atividade inicia com um percurso pela praça, abordando o seu conceito, o contexto das esculturas e os processos de criação, encerrando com a etapa prática na sala de oficinas da CAIXA Cultural.
No dia 15 de janeiro, será realizada a Oficina de Gravura Eletrolítica em dois horários: às 14h para as crianças e às 18h para os adultos. A técnica de gravura eletrolítica, alternativa ecológica à tradicional água-forte, utiliza eletrólise em solução salina em vez de produtos tóxicos como ácido nítrico e peróxido de ferro, alinhando-se a princípios de sustentabilidade. Durante a oficina, os participantes experimentam uma abordagem contemporânea da técnica, aprendendo a criar imagens gráficas com métodos seguros e ecofriendly.
Acontece no dia 16 de janeiro a Oficina de Gravura Collagraph, também em dois horários: às 14h para crianças e às 18h para adultos. A oficina ensina o passo a passo do processo Collagraph, que consiste em uma técnica de impressão artística que combina criatividade e experimentação, utilizando materiais variados como tecidos, rendas, papelão e moedas para compor matrizes em relevo. Inspirada na xilogravura, a técnica permite a criação de obras gráficas únicas e texturizadas por meio de um processo que valoriza a liberdade artística com a amplitude de utilização de diferentes materiais.
No dia 18 de janeiro, às 10h, haverá a Oficina de Marcenaria – Casinha de Pássaros. A atividade é voltada para crianças a partir de 5 anos e incentiva a conexão com a natureza, promovendo também habilidades práticas, como concentração e resolução de problemas. A construção manual de abrigos para pássaros estimula o cuidado ambiental e contribui para a biodiversidade urbana.
Na mesma data, às 14h, ocorre a Oficina de Marcenaria – Construtivista de Torres, inspirada no legado do artista uruguaio Joaquín Torres García, referência internacional do modernismo e do construtivismo. Durante a atividade, os participantes poderão desenhar formas variadas, que serão recortadas em madeira, transformando-se em brinquedos-esculturas únicos. A atividade combina arte e ludicidade, explorando os princípios da geometrização e o colorismo característicos do construtivismo.
Seguindo as atividades manuais, no dia 19 de janeiro, às 10h, acontece a Oficina de Marcenaria – Caminhão de Madeira. A atividade oferece uma experiência lúdica e criativa, onde cada participante montará e pintará seu próprio caminhão de madeira reciclada. Além de estimular a imaginação e as habilidades manuais, a oficina reforça a importância do reaproveitamento de materiais, promovendo valores de sustentabilidade enquanto as crianças exploram o universo da construção artesanal.
Ainda no mesmo dia, das 14h às 17h, será ofertada a Oficina de Marcenaria – Marionete, voltada às crianças a partir de 10 anos. O objetivo da atividade é proporcionar uma experiência prática e criativa, permitindo que cada criança monte e personalize a sua própria marionete. Além de estimular habilidades manuais, como pintura e montagem, a oficina propõe exercícios de coordenação motora, interação social e desenvolvimento do pensamento criativo.
No dia 22 de janeiro, das 15h às 17h, ocorre a oficina Quimeras: criação e pintura de seres fantásticos. A atividade infantil explora a fusão criativa de elementos e partes de diferentes animais para compor criaturas únicas, inspiradas nas quimeras da mitologia e arte de diversas culturas. A proposta convida os participantes a desenvolverem suas próprias quimeras, pintando seres fantásticos que estimulam a imaginação e conectam a arte contemporânea às tradições e crenças culturais e mitológicas do passado.
Encerrando as atividades educativas dedicadas às férias, no dia 30 de janeiro, das 14h30 às 17h, a CAIXA Cultural Curitiba promove uma Caça ao Tesouro no Passeio Público: Poetas e Artistas, que explora o Parque Passeio Público, localizado no Centro, inaugurado em 1886 como o primeiro parque planejado de Curitiba, um espaço repleto de histórias e memórias culturais. A proposta une história, arte e literatura em uma experiência interativa e educativa que valoriza o patrimônio cultural da cidade.
Demais atrações
A retomada da programação 2025 oferece diversas atrações para os públicos adulto e infantil, contemplando exposições, como Amados, sobre Zélia Gattai e Jorge Amado; A Dedo & Adendos, de Tony Camargo; e Fusão, de Gustavo Magalhães, que passam o mês todo em cartaz. Ainda, no palco do teatro, teremos Alice Caymmi, com quatro apresentações entre os dias 17 e 19, com duas apresentações no sábado. Para a criançada, a bagunça está liberada com o Zum Zum Zum de Tupi Pererê, de 23 a 26 de janeiro. Finalizando o primeiro mês do ano, no dia 31 estreia a temporada do show Noire, de Tulipa Ruiz, que fica em cartaz até 9 de fevereiro.
A programação completa com a classificação de cada atração está disponível no site da Curitiba | CAIXA Cultural e também no Instagram @caixaculturalcuritiba.
Serviço:
Programação especial de férias na CAIXA Cultural Curitiba
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo n° 280 – Centro
Data: de 07 a 31 de janeiro de 2025
Informações: Site Curitiba | CAIXA Cultural | Instagram @caixaculturalcuritiba
(41) 4501-8722
O Museu Oscar Niemeyer registrou em 2024 o maior público desde a sua inauguração: 712.196…
Os contribuintes paranaenses já podem emitir as guias de recolhimento (GR-PR) do Imposto sobre a…
As startups Aprix e Planton, do Rio Grande do Sul, Abstra, do Rio de Janeiro,…
A Ademicon, maior administradora independente de consórcios do Brasil em crédito ativos, realizará, pela primeira vez…
A Copel começa nesta semana a instalação de medidores inteligentes em Toledo e Santa Tereza…
IPOJUCA, 06 de janeiro de 2025 - A APM Terminals Suape avança mais uma etapa e…