fbpx
Política

Câmara concede Vulto Emérito ao ex-vereador Rui Hara

A homenagem foi uma iniciativa do vereador Nori Seto (PP) e a solenidade teve a presidência do vereador Tito Zeglin (PDT), primeiro-vice-presidente da Casa.

Além dos vereadores, compuseram a mesa: Yasuhiro Mitsui, cônsul-geral do Japão em Curitiba; deputada estadual Maria Victoria, neste ato representando a Assembleia Legislativa do Paraná; Everson Takayama, presidente da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba – Nikkei Curitiba; e Jorge Yamawaki, ex-vereador.

Saudação

Nori Seto, propositor da homenagem, agradeceu a presença de todos. Ele esclareceu que a honraria de Vulto Emérito é a maior honraria que um cidadão nascido em Curitiba pode receber de sua cidade natal, em reconhecimento ao seu trabalho.

O vereador lembrou que Rui Hara, nascido em 27 de setembro de 1952, tem uma trajetória pessoal, profissional e política caracterizada por trabalho, conduta ética e respeito à sociedade. Seus avós estiveram entre os imigrantes japoneses que se instalaram em Cacatu, primeira colônia de imigrantes japoneses no Paraná, inaugurada em Antonina, em 1917.

Assista à sessão solene no canal da CMC no YouTube

Formado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Rui Hara se especializou em Cirurgia Geral no Hospital de Clínicas. “

Foi lá que ele descobriu a grandeza da profissão e entendeu como é gratificante ver o sorriso de agradecimento de uma criança” afirmou Nori Seto.

Para o vereador, Rui Hara sempre honrou o juramento prestado em sua formatura, a de exercer a Medicina com consciência e dignidade e sempre com o máximo de respeito à vida humana. Foi casado com Ioko Margareth Hara.

Iniciou sua vida pública como presidente da União dos Gakusseis de Curitiba, em 1972 e, em 1978, foi um dos fundadores do Nikkei Clube do Paraná – dois anos depois, se fundiu com a Associação Uberaba, vindo a ser o Nikkei Clube de Curitiba, instituição que Hara presidiu por vários anos.

Também esteve à frente da primeira gestão da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba – Nikkei Curitiba, em 1994.

De acordo com Nori Seto, trata-se da principal junção entre entidades nipônicas do Paraná. “Rui sempre diz que os maiores patrimônios deixados pelos imigrantes japoneses são a cultura e a moral, que devem ser preservadas e difundidas na sociedade” disse Seto. Ele ainda ressaltou o fato de que a cultura curitibana se desenvolveu pela miscigenação de culturas diversas.

Em sua gestão como presidente do Nikkei Curitiba, Hara liderou a criação do Imin Matsuri – Festival da Imigração e, em 1991, o Festival da Primavera –, após sugestão do desenhista Cláudio Seto, em 1990.

Em 1996, Rui Hara foi eleito vereador pela primeira vez, com 8.402 votos. Reelegeu-se em 2000, com 9.726 votos, e, em 2004, com 15.218 votos.

Atuou como segundo-secretário da Câmara e foi líder do prefeito Cássio Taniguchi.

Em 2005, foi secretário de Assuntos Metropolitanos da Prefeitura. Foi deputado estadual entre fevereiro e julho de 2007. Foi secretário municipal de 2007 a 2010 e coordenador da Região Metropolitana entre 2011 e 2014. Em 2015, deixou a vida política, mas continuou na vida pública, vindo a ser membro do conselho fiscal da Unimed Curitiba na gestão 2018/2022. Voltou a ser presidente da Associação Nikkei Curitiba entre 2016 e 2018 e, desde então, integra o conselho deliberativo da entidade.

Como médico e político, suas ações ainda têm impacto positivo”

Para a deputada Maria Victoria, Nori Seto homenageia Rui Hara não somente uma trajetória política baseada na construção de pontes entre as comunidades japonesa e brasileira.

“Reconhece também o médico dedicado, o defensor das causas sociais e o guardião incansável e zeloso da rica tradição cultural da comunidade nipônica”, disse. No entendimento de Maria Victoria, as contribuições de Rui Hara, tanto no campo médico quanto na política continuam a impactar positivamente a sociedade curitibana. A homenagem a Rui Hara também se estende, segundo ela, à comunidade Nikkei de Curitiba: “Uma comunidade cuja cultura e história enriquecem Curitiba e cujos representantes se destacam por sua capacidade de praticar o bem”, afirmou.

Agradecimento

Rui Hara agradeceu à Câmara e ao vereador Nori Seto pela concessão do título de Vulto Emérito. “O que nos trouxe até aqui foi o sentimento de pertencer à coletividade de Curitiba. Na União dos Gakusseis de Curitiba, aprendi o grande valor da consciência social e do voluntariado”, disse Hara. Ele lembrou das caravanas promovidas pela entidade para prestar serviço comunitário no interior do Paraná. De acordo com Hara, as caravanas do UGC foram anteriores ao Projeto Rondon.

Da sua atuação como vereador, Hara destacou a reforma do Mercado Municipal realizada na gestão do ex-prefeito Cássio Taniguchi e o apoio às feiras livres. O ex-vereador também lembrou de sua atuação junto à Unimed, que, para Hara, seria o último bastião dos médicos como profissionais liberais. O homenageado também deixou uma palavra de incentivo aos jovens, frisando que o voluntariado ensina o compromisso.

Outras presenças

Também estavam presentes: Tadaqui Rirose, desembargador federal aposentado; Roberto Issamu Yosida, presidente do Conselho da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba – Nikkei Curitiba; Rafael Tomio Yamamoto, supervisor doutrinário da Seicho-No-Ie – Regional Paraná 5; Laura Tamaru, neste ato representando o deputado federal Luiz Nishimori; Oscar Furukawa, presidente da Associação Cultural Esportiva e Beneficente Glória Parque Verde; Willians Yoshizumi, neste ato representando o presidente da Associação Pinheiros, Alberto Yamamoto; Arata Hara, presidente da Câmara de Comércio Brasil-Japão; Sakae Tamura, presidente da Confederação Brasileira de Golf-7; Fernando Ono, ministro aposentado do Tribunal Superior do Trabalho (TST); Kenzo Arakawa Watanabe, presidente da Casa do Estudante Nipo-Brasileiro (Cenibrac); Paulo Afonso Schmidt, representando a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Nobutero Matsuda, ex-vereador de Curitiba; Raphael Keiji Assahida, da Administração Regional do CIC.

O evento também teve a participação do grupo Wakaba Taiko (tambores japoneses), da Associação Nikkei Curitiba e do coral Seicho-No-Ie.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo