Primeira remessa de donativos entregues na Câmara de Curitiba foi coletada. Água é a principal demanda. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
A primeira remessa de donativos ao Rio Grande do Sul entregues na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) foi coletada, na manhã desta quarta-feira (8), pela Fundação de Ação Social (FAS), da Prefeitura. Como a campanha para arrecadar doações às cidades atingidas por inundações sem precedentes foi prorrogada, o Legislativo da capital mantém os dois pontos de coleta por tempo indeterminado.
“Em decisão da FAS e também da Defesa Civil do Estado do Paraná, a campanha continua”, explicou o presidente Marcelo Fachinello (Pode). “Então, peço mais uma vez a mobilização dos vereadores e vereadoras, dos gabinetes e também dos servidores da Casa e, de antemão, já agradeço a disponibilidade de todos de participarem. Foi um grande volume que conseguimos arrecadar. Neste momento, o que é mais necessário é água potável, água mineral, para que possamos enviar para o povo gaúcho, que passa por essa situação tão difícil e tão complicada”, completou.
Conforme o último boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, divulgado na manhã desta quarta, foram registrados 95 óbitos e outros 4 estão em investigação. Há 128 desaparecidos, 372 feridos, 158.992 desalojados e 66.434 pessoas em abrigos. Foram afetados 414 dos 497 municípios do estado.
As inundações repercutiram na Câmara de Curitiba pela terceira sessão plenária consecutiva. Os vereadores Pier Petruzziello (PP) e Bruno Pessuti (Pode) lamentaram a tragédia em pronunciamentos no pequeno expediente. “Quero parabenizar toda a equipe da Câmara Municipal, o presidente Fachinello, o nosso diretor [geral] Glauco [Requião], pela ação de arrecadação, aqui, de mantimentos para a população do Rio Grande do Sul”, elogiou Petruzzielo.
“Antes de falar sobre a tragédia, nós temos que lembrar que as mudanças climáticas são reais e elas estão acontecendo. Eu, enquanto professor de Produção de Energia Sustentável, falava aos meus alunos sobre a quantidade de gás carbônico na atmosfera, […] então, por mais que questionem o aquecimento global, é fato que o CO2 na atmosfera, não somente o CO2, mas outros gases, provocam o efeito estufa e isso tem mudado o clima“, acrescentou.
*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing* , especial para a CMC
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato
Revisão: Ricardo Marques
Ao todo, 50 alunos que participaram de um semestre letivo de intercâmbio na Austrália desembarcaram…
Durante o encontro, no Rio de Janeiro, os governadores tiveram mais detalhes sobre o Plano…
Encontro nesta semana, em Itaperuçu, integrou as ações que o IDR-Paraná vem promovendo no sentido…
Objetivo do Dezembro Transparente é promover a cultura de transparência, de prevenção e de combate…
Ao longo da semana, equipes das polícias Militar, Civil, Penal, Científica e do Corpo de…
No começo do século, por exemplo, o governo federal custeava 70% dos pagamentos necessários para…