Caminhada da rua XV de Novembro contra o mosquito da dengue

PUBLICIDADE

curitiba_dengue caminhada acp

“É uma emergência em saúde pública e envolve diversos setores públicos e privados para combater. Começa dentro de casa, a comunidade precisa participar.  O mosquito é o foco, brinco dizendo que ele agora é curitibano, ele se adaptou ao clima e está mais resistente,  O aumento da temperatura favoreceu a proliferação do mosquito. O serviço público sozinho não dá conta, é fundamental que o cidadão se levante contra a dengue, com atitudes simples e decisão, evitando os focos, usando repelentes. A dengue provoca muitas dores, a dengue mata”

A secretária de Saúde de Curitiba, Tatiane Filipak, motivou os presentes com relação aos cuidados gerais contra a dengue, em solenidade na frente da sede da Associação Comercial do Paraná, após caminhada pela rua XV de Novembro.

Representantes da Associação Comercial do Paraná (ACP), junto com membros do Detran, Guarda Municipal, Coren, Secretaria de Estado da Segurança Pública, Polícia Civil, Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba e Secretaria de Estado da Saúde, acompanharam nesta quarta-feira, no Centro da cidade, o evento “Todos contra a Dengue – a mudança começa por você”, caminhada do comércio voltada à conscientização sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

“Destaco a importância de ações coletivas como essa, que fortalecem a conscientização de toda a sociedade. Sou grato à nossa Câmara de Saúde pelo empenho nesta causa. Devemos levar essa mensagem adiante, compartilhando com familiares, amigos e vizinhos, pois as consequências da dengue vão além da saúde – afetam também nosso tempo e nossos recursos. Juntos, podemos prevenir e proteger”, lembrou o presidente da ACP, Antônio Gilberto Deggerone em sua fala de boas-vindas.

“Ao longo dos anos, participei de muitas ações preventivas da ACP, e iniciativas como essa são verdadeiros exemplos de cidadania. Desde o início do mandato do prefeito Eduardo Pimentel, o Plano Municipal de Combate à Dengue tem sido uma prioridade, mas reforça que a prevenção começa dentro de casa – a participação da comunidade é essencial. Com a alta das temperaturas e o aumento dos casos, as UPAs estão se preparando, mas cada um de nós pode fazer a diferença. Pequenos cuidados individuais fortalecem o esforço coletivo e ajudam a proteger nossa cidade”, disse a Secretária Municipal da Saúde, Tatiane Filipaki.

A Coordenadora da Câmara Setorial da Saúde da ACP, Malu Gomes, agradeceu às entidades presentes, lembrando que a parceria é essencial para transformar ações em realidade. “Este evento reforça um alerta importante: a dengue mata e, após o Carnaval, enfrentaremos um pico preocupante. Ontem, avançamos com a aprovação da lei municipal para a limpeza dos quintais, uma medida fundamental para o combate ao mosquito. Curitiba antes não enfrentava esse problema, e hoje essa ameaça nos preocupa. Por isso, precisamos da colaboração de todos – cada atitude conta na proteção da nossa cidade”, frisou.

A Presidente do Coren-PR, Ethelly Feitosa Rodrigues Santos, lembrou da importância da união para eliminar este problema grave que passou a cercar Curitiba e RMC. 

Luis_Batista_Fotografia__Banner JBA

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima