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Vereador propõe uso de canaletas aos domingos

Os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) deram razão, nesta segunda-feira (11), à sugestão de Pier Petruzziello (PP) para que o Executivo estude a implantação de um projeto-piloto em uma via que liga os bairros Campina do Siqueira e CIC.
A ideia é que, somente aos domingos, a canaleta de ônibus localizada na rua Deputado Heitor Alencar Furtado seja fechada para veículos, de forma que a população possa utilizá-la para atividades de lazer.
A sugestão foi submetida ao plenário e aprovada em votação simbólica.
“Não é de hoje que o cidadão utiliza a canaleta para atividade física. Já tivemos feridos, mortes, e é evidente que precisamos passar o recado que a canaleta é para uso exclusivo do transporte coletivo. Mas não podemos fechar os olhos para esse problema. Estou propondo um teste, uma ação-piloto, uma ideia para ser debatida, até porque nas minhas redes sociais as opiniões estão muito divididas”, justificou Pier Petruzziello.
A presença de pessoas nas canaletas exclusivas é uma reclamação constante dos motoristas.
Atletas, ciclistas e pedestres circulam nas canaletas em diversos horários do dia, nos feriados e finais de semana a região do Mossunguê é frequentada por mulheres com carrinhos de bebê, crianças com bicicletas e adultos que fazem corridas ou treinam para competições no espaço exclusivo dos ônibus.
A prefeitura estimula a frequência de parques e bosques espalhados pela cidade.
DEBATE
A repercussão na internet oscilou entre apoios à proposta, que evoca iniciativas já em uso por outras cidades, como Nova Iorque, Londres e São Paulo, e críticas ao fechamento das canaletas, que poderiam retardar o fluxo dos veículos para as pessoas que trabalham nos finais de semana e que dependem do transporte público.
“O ônibus poderia circular na faixa lateral, ou ser menor e ter outra tarifa”, contrapôs Petruzziello, buscando alternativas.
“Temos que observar o movimento da cidade”, opinou, reiterando que a população já se apropriou desse espaço aos domingos, mesmo sendo irregular e perigoso, se não houver regulamentação .
“Eu tenho um projeto pronto para ser votado, chamado Rua Para Todos, no qual cada regional estabelece uma via para suspender o tráfego e propiciar o convívio urbano. Tem muita gente que deixa de fazer atividade física pela falta do espaço”, concordou Marcos Vieira (PDT).
“Vale a pena fazer um teste”, apoiou Professor Euler (MDB), dizendo que os hábitos mudam e que, se deu errado no passado, a sociedade pode ter mudado.
Ele citou o exemplo da avenida Cândido de Abreu, que agora passou a ser usada pela população aos finais de semana, quando há menos tráfego de veículos.