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Campanha da Associação Brasileira de Bancos alerta a população sobre golpes e fraudes financeiras

A ABBC Associação Brasileira de Bancos lançou, nesta terça-feira, 22 de agosto, em evento no Banco Central, a campanha “Tem Cara de Golpe”. A ação busca alertar e orientar a população sobre como se prevenir de fraudes financeiras, trazendo informações didáticas e dicas sobre os principais golpes atualmente aplicados no mercado.

Na ocasião, foi apresentado o site “tem cara de golpe” no qual a população encontra informações para escapar dos principais golpes dos criminosos. Na seção ‘ABC da Segurança’, os usuários podem interagir com os cards e obter dicas valiosas para se prevenir e saber como agir caso se deparem com essas situações

Os golpes escolhidos como alvo desta campanha incluem: falsa central de atendimento; link falso; boleto falso; falso empréstimo; golpe com o uso indevido de marcas; comunicações via WhatsApp; falta de segurança no dispositivo móvel; cartões; consignado; portabilidade; roubo ou furto de aparelho celular ou tablet. Também no site é possível participar de um “quiz” para identificação de golpes. A campanha é apoiada por mais de 60 instituições financeiras.

“O combate à fraude deve ser endereçado por todos os envolvidos no setor financeiro. Paralelamente a essa união de esforços, destaco a necessidade de conscientizar a população sobre os principais golpes existentes. Foi por esta razão que criamos essa campanha, para fornecer o conhecimento necessário à proteção dos cidadãos”, disse a presidente da ABBC, Sílvia Scorsato.

 

Ações para a conscientização das pessoas

O evento de lançamento da campanha contou com os discursos de abertura por parte de Carlos José Braz Gomes de Melo, chefe-adjunto do Departamento de Supervisão Bancária (DESUP), e da presidente da ABBC, Sílvia Scorsato.

Em um painel que discutiu o cenário atual de fraudes e golpes no país, participaram Márcio Contador Camargo, chefe de subunidade do DESUP; o Dr. Carlos Afonso Gonçalves da Silva, delegado divisionário de Crimes Cibernéticos do DEIC/SP; Fábio Noronha, coordenador da Comissão de Prevenção a Fraudes e do Grupo de Trabalho (GT) da ABBC – Ações de Conscientização sobre Golpes e Fraudes, e especialista em Segurança Digital do Sicredi; com a mediação de Marcelo Alves de Souza, coordenador da Comissão de Prevenção a Fraudes e do GT da ABBC – Ações de Conscientização sobre Golpes e Fraudes, e de Paulo Condutta Villas Boas, coordenador da Comissão de Cibersegurança e do GT da ABBC – Ações de Conscientização sobre Golpes e Fraudes da ABBC, e gerente de Segurança da Informação do Banco Ourivest.

Logo após o painel, o superintendente de Comunicação e Marketing da ABBC, Fernando Capra, apresentou os detalhes da campanha aos convidados. “Nosso desejo é essa ação possa ser amplificada e chegar a um maior número de pessoas possível. Estamos falando de uma iniciativa de interesse público, do qual toda a sociedade precisa ser informada”, disse.

No ano passado, os brasileiros tiveram um prejuízo estimado em R$ 551 milhões por causa de golpes online, de acordo com levantamento da OLX/AllowMe. No início de 2023, houve um aumento de 92% nas tentativas de ações fraudulentas no Brasil, segundo pesquisa da Nice Actimize. Os custos das transações fraudulentas já chegam a quase quatro vezes o valor da transação, segundo a Lexisnexis Risk Solutions.

 

Dicas importantes

Caso alguém seja vítima de golpe, é importante comunicar imediatamente ao banco por meio dos canais oficiais de atendimento. Além disso, é necessário bloquear os serviços financeiros e as contas que possam ser acessadas pelos criminosos.

Entre as ações preventivas, é importante não compartilhar dados pessoais, desconfiar sempre de ligações com pedidos urgentes e nunca clicar em links suspeitos ou desconhecidos, que podem ser endereços maliciosos disfarçados, seja por e-mail, SMS ou aplicativo de mensagens instantâneas.

Todas as informações de proteção e ações para prevenção de fraudes podem ser consultadas no site “tem cara de golpe”.
Sobre a ABBC – A Associação Brasileira de Bancos (ABBC) é uma entidade sem fins lucrativos, instituída em 1983 para contribuir com o Sistema Financeiro Nacional (SFN) e gerar benefícios para seus associados e para a sociedade em geral, atuando como colaboradora no desenvolvimento econômico sustentável do Brasil. A ABBC tem mais de 100 instituições associadas (entre bancos, cooperativas de crédito, fintechs e financeiras) e está entre as maiores entidades representativas do SFN. Faz parte do escopo da associação a prestação de serviços voltados para a otimização de atividades, a redução de custos operacionais, a observância regulatória e a promoção de ações de cunho educacional, visando capacitar profissionais que tenham relacionamento com o setor. Entre os pilares estratégicos da instituição, estão as ações de ESG, liderança feminina, cibersegurança e prevenção de fraudes.

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