Religião

Campanha da Fraternidade reflete ecologia de forma integral

Quem se converte a Deus, se converte ao irmão e à natureza”, afirmou o arcebispo metropolitano, dom José Antônio Peruzzo, ao lançar, na manhã desta Quarta-Feira da Cinzas, início da Quaresma, a Campanha da Fraternidade 2025 (CF 2025).

A campanha deste ano tem por tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e como lema, “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).

Dom Peruzzo falou sobre a campanha durante entrevista coletiva à imprensa, no Salão Nobre da Cúria Metropolitana, ao lado da coordenadora arquidiocesana da CF, Salete Bez, e dos padres Alex Cordeiro, assessor eclesiástico da Dimensão Sociotransformadora, e Regis Bandil, da Coordenação da Ação Evangelizadora.

Em 61 anos de existência da CF, é a nona vez que a ecologia é tratada na campanha.

“A diferença neste ano é que vamos refletir sobre a ecologia de forma integral, não de uma questão específica, porque cuidar da nossa casa comum é responsabilidade de todos”, disse dom Peruzzo. “Convertidos cuidam da vida dos outros e, como estamos na Quaresma, tempo de conversão, a ecologia deve estar presente em nossas ações”, reforçou.

O arcebispo lembrou que o tema da campanha deste ano foi inspirado na vida de São Francisco de Assis, que foi o santo protagonista de uma história de reconciliação, inclusive com a natureza, observou dom Peruzzo.

“A ecologia é uma questão de direitos iguais para todos. Não se trata de comunismo, mas de respeito ao mundo criado”, afirmou.

Coleta nacional – “O que Deus criou, como aponta o lema da campanha, é perfeito, mas o homem, com suas ações, é que deixou a desejar”, disse a coordenadora da CF 2025, Salete Bez. Ela lembrou a importância de vivermos o tempo da conversão com mudanças nas formas de olhar e agir. “Estimulados pelo Papa Francisco precisamos retomar essa reflexão integral sobre a ecologia integral, para nos colocarmos como seres que fazem parte da casa comum”.

Padre Alex, da Dimensão Sociotransformadora, citou a Quaresma como tempo de conversão e destacou a importância de Igreja e sociedade em geral refletirem sobre o impacto de suas ações no meio ambiente. Também lembrou da Coleta Nacional da Solidariedade, uma ação concreta da CF, que neste ano acontecerá nos dias 12 e 13 abril. Parte do valor arrecadado durante a coleta será destinado projetos que tratem de questões relacionadas à ecologia integral.

Fundo Diocesano – Padre Régis destacou a importância da coleta no apoio a projetos de paróquias, comunidades e dioceses que por vezes recebem críticas, mas que na verdade se traduzem em iniciativas de sucesso. “São projetos que estão atendendo carências sociais de muitas comunidades”, afirmou. Os projetos são inscritos em edital, lançado nesta quarta-feira, que está disponível na página do Fundo Diocesano de Solidariedade da Arquidiocese de Curitiba na internet.

Dom Peruzzo citou como experiências de sucesso contempladas pelo edital do um projeto desenvolvido pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro Uberaba, de recuperação de um riacho, e outro de uma comunidade no município de Porto Amazonas, além das iniciativas do Colégio Arquidiocesano de Curitiba. “Não estamos resolvendo problemas”, mas inspirando coisas boas”, afirmou.

______

Sandra Nassar

Coordenadora Pascom Arquidiocesana

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Maior Papai Noel do mundo fica no Paraná

Atrativo turístico de Natal foi oficialmente reconhecido como o maior do mundo pelo Guiness World…

7 horas ago

Lacen divulga documentário sobre descoberta inédita de bactéria rara

Obra apresenta a investigação que identificou a Phytobacter diazotrophicus, uma superbactéria que provocou mortes há…

7 horas ago

Formatura marca a última noite de “ALGO/RITMO” no Guairão

Ao todo, quase 3 mil pessoas prestigiaram as duas noites de apresentações do espetáculo. A…

7 horas ago

Paraná amplia banco de perfis genéticos para casos criminais e cresce 15% em 12 meses

A coleta faz parte do esforço permanente para garantir que todos os presos condenados pelos…

7 horas ago

Governadores do Sul e Sudeste cobram ação integrada na segurança pública

Na carta divulgada após a conclusão do 14ª Cosud, , os governadores renovam a convicção…

7 horas ago

IDR-Paraná divulga resultado final do PSS com 173 novos profissionais para reforçar a extensão rural e pesquisa no Estado

Profissionais exercerão funções de graduação com doutorado, graduação superior e função de médio especializado. Os…

7 horas ago