Empreendedorismo

Cana Summit reforça importância do associativismo em apresentação de raio-x do produtor

Evento também contou com homenagem para Roberto Rodrigues durante programação do primeiro dia

Com a participação de representantes das cooperativas Coplana, Coopercitrus, Coplacana e Copercana, o Cana Summit apresentou nesta quarta-feira (10), durante a programação do seu primeiro dia de evento, um Raio-X detalhado dos produtores de cana-de-açúcar do país. O levantamento traz dados sociais e econômicos do produtor de cana, os hábitos de consumo e informações sobre produção, uso de tecnologias e acesso a crédito. A pesquisa mostrou ainda a importância do associativismo e do cooperativismo para o setor ao destacar que mais de 80% dos produtores são vinculados à alguma associação ou cooperativa.

A divulgação do estudo realizado pelo PECEGE (Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas) aconteceu dentro de um painel que pontou a visão geral do produtor e suas expectativas. Segundo o Raio-X, a classe envolve 70 mil produtores sendo que 53% possuem ensino superior completo, 70% está há mais de 15 anos na atividade, 54% não atua fora do setor agrícola, 87% tem o negócio em família e metade tem os filhos participando da produção de cana.

Outro dado que chamou a atenção é em relação as práticas agrícolas. A pesquisa mostrou que 94,3% dos produtores realizam rotação de culturas na reforma do canavial que a soja é a principal cultura utilizada, seguida da soja e milho e posteriormente, soja e amendoim.

“Esse Raio-X traz uma visão geral do produtor e muito pode contribuir com o setor. Dele chegamos à conclusão que a produção está nas mãos dos pequenos e que cana é associativismo e cooperativismo e a classe precisa estar unida”, destacou o economista e gestor de projetos do PECEGE, Haroldo Torres, que também foi responsável por mediar o painel.

Fortalecimento do produtor

Ainda na programação do Cana Summit deputados da cana e o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues participaram de um fórum em que debateram as principais pautas do segmento da cana-de-açúcar.

“Precisamos mostrar o quanto a cana pode contribuir com o agronegócio. Por acreditar nos benefícios desse setor que estamos aqui e lutamos para que não haja retrocesso. Defendemos as potencialidades e a vocação do Brasil, destacando o setor sucroenergético”, declarou o deputado federal Zé Vitor.

“Não adianta falarmos que não temos representatividade se vocês não estão próximos de nós. Precisamos melhorar essa aproximação. O melhor da agricultura brasileira, vocês, produtores de cana, que produzem”, ressaltou a deputada federal Marussa Boldrin, se colocando à disposição para ajudar nos pleitos dos produtores de cana.

O painel ‘Modelos e Precificação da Cana’ encerrou a programação do primeiro dia de Cana Summit discutindo as diferenças nos preços e na precificação entre os países produtores de cana.

Protocolo de intenções

A Embrapa e a ORPLANA – Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil assinaram durante o Cana Summit, um protocolo de intenções para trabalhar conjuntamente em projetos que visam o desenvolvimento de pesquisas e projetos em prol do avanço da produção de cana e, consequentemente, do setor.

“É um programa para o setor ser mais assertivo e ter ainda mais credibilidade. Vamos trabalhar para validar tecnologias e desenvolver novas variedades. São mais de 12 unidades e mais de 100 projetos envolvendo a cana”, afirmou a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá.

Homenagem

O professor e ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues recebeu durante o Cana Summit uma homenagem como o ‘grande defensor do agro’. O reconhecimento ocorreu com a criação do troféu “Ismael Perina”, que foi instituído no evento para lembrar o também produtor e ex-presidente da ORPLANA, que morreu em janeiro do ano passado.

“Essa é uma surpresa mesmo. Não esperava. Estou tocado. O Ismael foi meu aluno e o que mais agrada um professor é ver quando o aluno se torna maior que ele. A vida é uma dádiva divina, um presente de Deus e a felicidade, uma soma de momentos. Estou muito feliz”, disse Rodrigues, emocionado com o prêmio.

Agenda positiva da cana

O evento teve início nesta quarta e segue até quinta-feira em Brasília. A abertura oficial contou com a participação do vice-presidente Geraldo Alckmin e do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Carlos Fávaro, e diversas autoridades do setor.

Nesta quinta-feira (11), o Cana Summit recebe fóruns com governadores, prefeitos e deputados estaduais da cana, e ainda o Painel sobre Mercado Sustentável, com possibilidades de rentabilidade para o produtor e os caminhos do futuro para a produção.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Fomento Paraná libera R$ 717 milhões em crédito em um ano em todo o Estado

A Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado, fecha 2024 com um aumento de…

10 horas ago

Simepar disponibiliza informações meteorológicas em painéis digitais no Litoral

Dados sobre raios ultravioleta, umidade do ar, aproximação de chuvas e temperatura estão acessíveis para…

11 horas ago

92% das praias do Paraná estão aptas para banho

O verão começa com água limpa no Paraná. O primeiro boletim de balneabilidade da temporada de verão…

11 horas ago

Paraná aumenta em 9% número de licenças ambientais para novos negócios em 2024

O Instituto Água e Terra (IAT) registrou em 2024 um aumento de 9% no número…

11 horas ago

Curitibano é um dos principais líderes do turismo brasileiro

O curitibano Pablo Mórbis é apontado pela revista especializada PANROTAS como um dos cem mais…

11 horas ago

Almoço Solidário para 300 pessoas

O espírito de solidariedade do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024 foi celebrado…

12 horas ago