fbpx
Empreendedorismo

Vitor Tioqueta, diretor-superintendente do Sebrae/PR, recebe título de Cidadão Honorário de Curitiba

A honraria foi proposta pelo vereador Mauro Bobato, autor da lei municipal 16.119/2023 e aprovada pela Casa de Leis

Nesta terça-feira (05), o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, recebeu o título de Cidadão Honorário de Curitiba, maior honraria concedida pela Câmara Municipal da capital paranaense para pessoas nascidas fora da cidade e que tenham contribuído, efetivamente, para o desenvolvimento local.

Durante a cerimônia solene, realizada no Palácio Rio Branco, foi resgatada a história de Tioqueta, de 59 anos, nascido em Pato Branco, sudoeste do Paraná, e que reside em Curitiba desde 2007, quando veio para a cidade atuar como diretor de Administração e Finanças do Sebrae/PR.

“Estar aqui hoje, ao lado de familiares, amigos, de parte da equipe do Sebrae/PR e ao lado de tantos parceiros na causa das micro e pequenas empresas, é uma honra. Sem dúvidas uma das maiores da minha vida. Comecei a trabalhar desde muito cedo e hoje estou enraizado em Curitiba, onde posso me dedicar em prol do desenvolvimento econômico e social, por meio do empreendedorismo”, celebrou Vitor.

Com quatro décadas de atuação em prol dos pequenos negócios, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Ercílio Santinoni, enalteceu o trabalho e o reconhecimento.

“Faço parte do Conselho desde 1986 e logo nos primeiros anos conheci o Vitor. Ele demonstrou e segue demonstrando uma capacidade muito grande de articulação, de condução dos trabalhos, de liderança, e isso faz com que o Sebrae/PR seja exemplo no Brasil”, ressaltou.

Vitor Tioqueta com o vereador Mauro Bobato, propositor da honraria. Foto: Inove

Também natural de Pato Branco, o secretário do Planejamento do Paraná, Guto Silva, relembrou a trajetória de Tioqueta, que culminou no reconhecimento desta terça-feira.

“Uma justa homenagem pela natureza e características pessoais do Vitor, que tem a vida vinculada a pequena empresa, com apoio, dedicação, muito suor e trabalho. Um reconhecimento compartilhado com o Sebrae/PR, com tanta gente que carrega esse Paraná produtivo”, resgatou.

Dário Paixão, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, representando o prefeito Rafael Greca, destacou as diferentes iniciativas lideradas com a participação do homenageado.

Vitor Tioqueta ao lado do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Ercílio Santinoni, e dos diretores César Rissete e José Gava Neto. Foto: Inove

“Ações que geram frutos para o cidadão, de emprego, renda, oportunidades de trabalho, de negócios. Enfim, o Vitor é sinônimo de colaboração, de empreendedorismo, inovação, ele é sinônimo de Curitiba”, discursou.

O presidente do Sistema Faep/Senar-PR, Ágide Meneguette, relembrou a época em que foi presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, na qual incentivou o início da caminhada do novo cidadão honorário, na diretoria da instituição.

“Sugerimos que fosse iniciado um processo de busca para os sucessores da diretoria. E o Vitor mostrou a sua competência, tem feito um trabalho maravilhoso não apenas em Curitiba, mas em todo o Paraná. Isso auxilia nas condições de trabalho do dia a dia em toda a instituição”, enalteceu.

Vitor Tioqueta junto de seus familiares. Foto: Adriano Oltramari

A proposta da honraria foi de Mauro Bobato, vereador do Podemos e autor da lei municipal 16.119/2023, que chancelou a homenagem.

“A sua trajetória vai além do Sebrae. Ele é um pai de família, com sua história de vida pessoal, mas claro que o trabalho realizado a frente da instituição se sobressai, pois o empreendedorismo é apaixonante, histórias de vida, a mudança da realidade, a profissionalização, a qualificação, são pessoas que estão sempre em busca de superar novos desafios. E essa história está vinculada a do Vitor desde 1988”, afirmou.

Um dos responsáveis pela vinda de Tioqueta para Curitiba, como diretor de Administração e Finanças, foi Helio Cadore, diretor-superintendente do Sebrae/PR, entre 1990 e 2007.

“Ele sempre soube transitar de forma competente em diferentes ambientes, sempre interagindo em diferentes comunidades, com muito destaque, além de sua competência técnica. Fico muito feliz com a escolha. Um profissional que sempre honrou o Sebrae no Paraná e no Brasil”, finalizou.

Trajetória

 

Natural de Pato BSolenidade foi realizada na Câmara Municipal de Curitiba. Foto: Inoveranco, sudoeste do Paraná, iniciou sua trajetória profissional como auxiliar de cobranças, aos 15 anos. Além de trabalhar em outros locais, graduou-se em Ciências Contábeis na Fundação de Ensino Superior de Pato Branco, em 1989.

No ano anterior, Tioqueta iniciou a sua trajetória no Sebrae/PR que, na época, era conhecido como Centro de Assistência Gerencial à Pequena e Média Empresa do Paraná (Ceag/PR), onde realizava atendimentos na Regional Sudoeste.

Nesse momento, a instituição passou a fazer parte de toda a sua vida. Na Regional, em Pato Branco, ele atuou como consultor e gerente, com a realização em projetos de atendimento empresarial e desenvolvimento regional.

João Carlos Tonetto Pinto, Hélio Cadore, Vitor Tioqueta e André Luiz da Rocha Barbalho. Foto: Adriano Oltramari

Após 19 anos de atuação no local, sua dedicação às micro e pequenas empresa passou a ter um novo endereço. Em 2007, foi convidado para ser diretor de Administração e Finanças do Sebrae/PR em Curitiba e, em 2013, tornou-se diretor-superintendente da instituição, cargo que ocupa até hoje.

Em Curitiba e região, as contribuições de Tioqueta estão presentes em diferentes áreas, como ações de apoio a quem empreende, aos desafios e à retomada da pandemia da Covid-19, a criação da Regional Curitiba, voltada para atender de forma mais próxima aos moradores da capital. Também atua no Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (Pró-Metrópole), onde assumiu como presidente em janeiro deste ano para o biênio 2023-24, além de ter participado na gestão anterior como vice-presidente.

Além de diretor-superintendente do Sebrae/PR, é presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Previdência, presidente do Pró-Metrópole e conselheiro do Sicoob Sul.

Participações

Ainda estiveram presentes durante a celebração os diretores do Sebrae/PR, César Reinaldo Rissete e José Gava Neto; deputado estadual do Paraná, Fabio Oliveira; vereador e presidente da sessão solene, Mauro Ignácio; Marcos Zanetti, prefeito de Balsa Nova e vice-presidente do Pró-Metrópole; o ex-ministro da Saúde, Alceni Guerra; o ex-ministro da Saúde, Luiz Carlos Borges da Silveira, e os ex-diretores-técnicos do Sebrae/PR, André Luiz da Rocha Barbalho e o João Carlos Tonetto Pinto.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo