Após dois anos sem carnaval na rua, Curitiba vai retomar a festa popular de forma presencial e neste ano o Bloco Púrpura escolheu homenagear a cultura das Drag Queens em seu desfile. O evento acontece no sábado, 18, às 18h40 na Rua Marechal Deodoro.
A Fundação Cultural de Curitiba começa nesta sexta-feira,10, às 20h, a montagem das estruturas para o carnaval na Rua Marechal Deodoro, que acontecerá nos dias 18 e 19 de fevereiro. Vale lembrar que as comemorações na rua começam às 13h30, com o Carnaval Nerd e segue até os desfiles dos blocos e escolas de samba durante a noite.
Esta será a quarta edição do Bloco Púrpura que iniciou suas atividades em 2019. Como explica Giovanni Cosenza, produtor cultural e idealizador do projeto, “o bloco surgiu com a ideia de valorizar a comunidade LGBTI+, a nossa cultura e garantir um espaço de diversidade em um dos grandes eventos da cidade de Curitiba”. Sendo assim, o evento se torna um espaço necessário, poético e potente, segundo o produtor.
De acordo com Giovanni, escolher como tema o universo drag é apostar no melhor da comunidade LGBTI+, tendo inúmeras possibilidades e a certeza da alegria e do exagero que combinam com a ideia do carnaval. “A difusão da drag no universo do entretenimento ganhou adeptos no mundo inteiro, e quando falamos de Brasil temos prêmios, destaques e artistas com reconhecimento”, complementa.
Ainda segundo o idealizador, escolher o universo drag é voltar no tempo e lembrar de uma época, quando o transformismo era a grande atração da noite não só em Curitiba, mas no mundo todo. Assim, podendo lembrar de nomes de artistas como Miss Biá, Marcia Pantera, Brigitte Beaulieu, Kaká Di Polly, Dimmy Kieer, Isabelita dos Patins, Tinna Simpsom, Vera Verão, Nanny People.
Brigitte Beaulieu é uma das Drags Queens que fará parte do desfile e cita que “é uma honra participar de uma festa tão linda que é o carnaval de Curitiba”. A artista aproveita para convidar todo o público, “venham fantasiados, de outras drags, caracterizados, o importante é festejar e se divertir”.
O Bloco Púrpura fará seu desfile às 18h40 na Rua Marechal Deodoro, com início de concentração às 18h. O bloco vai contar com quatro alas, sendo elas: a comissão de frente, ala das destaques, ala das drags e ala dos convidados. O Bloco Púrpura tem orgulho de ser um bloco que emprega pessoas LGBTI+ e busca valorizar cada vez mais profissionais da comunidade, contando com parcerias com organizações da sociedade civil, em especial, o Grupo Dignidade.
A Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado, fecha 2024 com um aumento de…
Dados sobre raios ultravioleta, umidade do ar, aproximação de chuvas e temperatura estão acessíveis para…
O verão começa com água limpa no Paraná. O primeiro boletim de balneabilidade da temporada de verão…
O Instituto Água e Terra (IAT) registrou em 2024 um aumento de 9% no número…
O curitibano Pablo Mórbis é apontado pela revista especializada PANROTAS como um dos cem mais…
O espírito de solidariedade do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024 foi celebrado…