Cultura

Carnaval do grupo de acesso empolga público em Curitiba

Depois da Leões, campeã do Grupo de Acesso em 2024, se apresentaram Enamorados do Samba, Deixa Falar, Mocidade Azul e Acadêmicos da Realeza, todas com muito brilho, criatividade e alegria nos belos desfiles que invadiram a madrugada do domingo.

Entre os temas dos desfiles, as cinco escolas de samba homenageiam time de futebol, personagem literário e a própria cidade; ressaltaram práticas centenárias, como o benzimento e o aprendizado com passado a partir da sabedoria afro-brasileira.

“Vimos desfiles muito legais, o público bastante empolgado. Isso mostra que a determinação do prefeito Eduardo Pimentel em seguir investindo no Carnaval de Curitiba está valendo a pena. As famílias compareceram em peso”, destacou o chefe de gabinete do prefeito, Ricardo Andreazza.

Curitiba tem carnaval

Entre as famílias nas arquibancadas, muitas eram de integrantes das escolas de samba. Como a Amanda, 6 anos, que ganhou uma vista privilegiada para a avenida: o pai, o motorista Thiago Oliveira, 38 anos, colocou a menina sobre os ombros. Assim, ela pode ver a mãe, Priscila, desfilar.

“Na nossa família, gostamos muito de carnaval. Este é o terceiro ano que minha esposa vem desfilar e todos vieram acompanhar” contou Thiago.

Enamorados destacou Curitiba fotos luiz pacheco-FCC

Além disso, as escolas investiram em ações de inclusão. A Enamorados do Samba, por exemplo, já tem, por tradição, uma ala dedicada a pessoas com deficiência e, este ano, escolheu uma porta-bandeira com Síndrome de Down.

Em uma das alas da Leões da Mocidade, desfilaram pessoas cegas ou de baixa visão atendidas no Instituto Paranaense de Cegos (ICP). Estreante no lado de dentro de um desfile de carnaval, o diretor do ICP, Enio Rodrigues da Rosa, disse que sentiu, desde a concentração até a dispersão, a energia do público.

“Sair em uma escola de samba é uma emoção muito diferente. Mesmo sem enxergar, é empolgante desde os trajes, ouvir o público, a bateria. Muito bom”, disse, acompanhado da companheira, a contadora Dilmara Wonsovicz.

A segunda escola a entrar na avenida foi a Enamorados do Samba que manteve o público animado com o enredo “Curitiba, Cidade Linda, tem Carnaval, Sim!”, uma declaração de amor à capital paranaense.

 

A apresentação representou a riqueza cultural da cidade com muitas cores e símbolos como a gralha azul, a araucária, a Ópera de Arame e Jardim Botânico. Também fizeram uma bela homenagem aos garis, fundamentais na limpeza da cidade, que impressiona tantos os turistas.

Em seu terceiro desfile no grupo especial, a Deixa Falar celebrou as benzedeiras, com o samba-enredo “Benzer, um ato de fé, um canto de liberdade, cura e amor”. Em uma apresentação grandiosa, contou com 500 participantes. Entre eles, presença de benzedeiras conhecidas na cidade, além de dezenas de esculturas.

Em seu 53º carnaval, a Mocidade Azul entrou na Marechal já na madrugada do domingo e usou muito brilho e criatividade para apresentar seu samba enredo “Sankofa”, um conceito afro-brasileira que significa  “voltar atrás para buscar o que esqueceu”, com o objetivo de não repetir erros do passado.

Fechando os desfiles, a atual campeã do carnaval curitibano, a Acadêmicos da Realeza, ousou com um desfile em duas etapas para o samba-enredo “O Essencial é Invisível aos Olhos”.

 

Na primeira parte, o foco é o personagem literário Pequeno Príncipe, protagonista do livro de Antoine de Saint-Exupéry; na segunda, é contada a história de outro Pequeno Príncipe: o hospital infantil da cidade, referência internacional em atendimento.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

MON oferece oficina de bordado em dezembro inspirada na exposição “Através”

A oficina terá duração de duas horas e se propõe a ser um momento de…

7 horas ago

Clube de leitura da socioeducação do Paraná ganha prêmio nacional de direitos humanos

Por promover cidadania, literatura e diálogo entre adolescentes em privação de liberdade, ação venceu na…

7 horas ago

Parceria do Paraná com a Shopee tem 30 novos produtores capacitados

As empresas terão seus artigos exibidos em uma vitrine especial dentro do site da gigante…

7 horas ago

Com recursos estaduais, 16 famílias de Irati conquistam a casa própria

Todas foram contempladas com subsídios do Programa Casa Fácil Paraná para redução do valor de…

7 horas ago

Paraná inicia vacinação contra Vírus Sincicial Respiratório 48 horas após receber doses

Estado recebeu 37.120 doses quarta-feira (3), as quais já foram distribuídas para as 22 Regionais…

7 horas ago

Estado adquiriu 5 mil toneladas de alimentos orgânicos para a merenda escolar em 2025

Em 2025, o Estado investiu R$ 54 milhões na aquisição de produtos livres de agrotóxicos…

7 horas ago