Educação

Carretas do Conhecimento no litoral e região metropolitana

Começam nesta semana mais 12 turmas de seis diferentes cursos do programa de qualificação de mão de obra Carretas do Conhecimento, do Governo do Estado.

São vagas voltadas para municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e Litoral.

O programa é resultado de uma parceria da Secretaria estadual da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Volkswagen, Fundação Volkswagen e prefeituras.

Nesta segunda-feira (23), iniciam duas turmas (tarde e noite) de Mecânica de Automóveis em Araucária e duas turmas (tarde e noite) de Mecânica de Motocicletas em Almirante Tamandaré.

Em Araucária, a carreta ficará estacionada na frente do Parque Cachoeira, enquanto em Almirante Tamandaré será na frente da subprefeitura na Colônia São Venâncio.

Já na quarta-feira (25), será a vez dos cursos de Eletricidade Automotiva em Contenda; Mecânica Industrial em Colombo, Informática em Campo Magro, ambos com duas turmas cada (tarde e noite).

O início das duas turmas de Instalação e Manutenção de Aparelhos de Ar-Condicionado em Morretes ocorre na quinta-feira (26).

O projeto faz parte do programa de incentivos fiscais do Estado e oferece cursos com duração de cerca de um mês (80h), atendendo de 16 a 20 alunos por turma.

Ao final, os participantes recebem um certificado do Senai, o que facilita a entrada no mercado de trabalho.

“Esta iniciativa é um complemento importante para as ações para geração de emprego e renda do Governo do Estado, pois garante qualificação gratuita ao cidadão”, disse o secretário Rogério Carboni.

“Ao longo de 2022 serão 126 turmas em mais de 50 cidades em todas as regiões do Paraná”.

Para participar do projeto basta ter 16 anos (exceto para o curso de Elétrica Residencial, com idade mínima de 18 anos), ter o ensino fundamental completo, e ir até uma das 216 Agências do Trabalhador do Paraná ou 183 Postos Avançados.

Todas as informações sobre as localidades e datas de início e fim dos cursos estão disponíveis no site do projeto Carretas do Conhecimento.

“Através do diálogo constante com o setor produtivo, nós sabemos as principais demandas de mão de obra qualificada, o que nos possibilita já direcionar os cursos necessários em todas as regiões do Paraná”, afirmou Suellen Glinski, chefe do Departamento de Trabalho da Sejuf.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Paraná ganha robusto acervo de arte sacra: “Imaginária Brasileira na Coleção Orandi Momesso” traz recorte inédito da arte sacra no Brasil

Orandi Momesso lança o livro Imaginária Brasileira na Coleção Orandi Momesso. Escrito pelo arquiteto e historiador Carlos Lemos,…

1 dia ago

POR QUE NÃO TE CALAS?[1]

A recente queda na Bolsa de Valores e o aumento diário do dólar decorreram das…

2 dias ago

Fafen retoma atividades e recebe primeiros trabalhadores recontratados

A Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná, localizada em Araucária, está reativando suas operações e…

2 dias ago

Sebrae/PR completa 52 anos neste dia 5 de julho

Durante os seis primeiros meses de 2024, o Sebrae/PR atendeu 500.357 empresas e empreendedores únicos.…

2 dias ago

Repleto de atrações para o fim de semana, Itajaí recebe o maior evento náutico do sul do país

Julho, 2024 - Neste final de semana, Itajaí é palco de um dos maiores eventos náuticos do…

2 dias ago