Casa da Agronomia: estande no Show Rural fortalece sistema profissional
Estrutura possui programação especial para os cinco dias do evento, maior do agronegócio brasileiro
A abertura oficial das atividades no estande da AREAC (Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel), do Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná), da Mútua – PR (Caixa de Assistência do Profissional) e do Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), no Show Rural Coopavel, em Cascavel, demonstrou a importância desta união das instituições para o fortalecimento do sistema profissional.
A mesa de honra do cerimonial foi composta pelo Coordenador Geral do Show Rural Coopavel, Engenheiro Agrônomo Rogério Rizzardi, pelo presidente da FEAPR (Federação dos Engenheiros Agronônomos do Paraná), Engenheiro Agrônomo Cesar Veronese, pelo Diretor Geral da Mútua-PR, Engenheiro Eletricista Edson Dalla Vechia, pelo presidente da AREAC, Fernando Pereira e pelo presidente do Crea-PR, Engenheiro Agrônomo, Clodomir Ascari.
Rogério Rizzardi, destacou a importância do agronegócio e a relevância da presença das entidades que dialogam diretamente com o setor, que a cada um minuto exporta 1,6 milhões de reais.
“Toda a nossa classe, todos os engenheiros, fazem um trabalho fantástico, inclusive aqui no evento. É só ver, por exemplo, o trabalho que o Crea-PR faz com relação a fiscalização dos estandes. E isso é histórico, edição após edição, as entidades que representam os profissionais do setor participam do Show Rural e aproveitam esse evento dinâmico, que é uma verdadeira escola a céu aberto”, pontuou Rizzardi.
Para o presidente da AREAC, essa tradição de ter o estande no evento, iniciada ainda nos primórdios do Show Rural, tem sido de grande valia para o segmento. “Aqui somos a casa do Engenheiro Agrônomo. Ter todas essas entidades ligadas a agronomia dividindo esse espaço conosco contribui muito e quem ganha com isso são os colegas e a sociedade”, pontua Fernando Pereira. “A gente está no lugar certo, esse evento referência mundial, e no momento certo para que o setor agro chegue ainda mais longe”, complementou o presidente da AREAC, destacando que o profissional agrônomo tem um papel fundamental nesse processo.
O presidente da FEA-PR, Cesar Veronese, pontuou em seu discurso a importância de oportunizar um espaço focado no profissional da agronomia. “Por tudo o que representa o Show Rural, temos obrigação de fazer desse espaço, uma efetiva casa do Engenheiro Agrônomo durante o evento. Temos diretamente envolvidos aproximadamente 3.000 Agrônomos desde a preparação, de muito tempo anterior a semana do evento, além dos colegas de empresas participando do evento”, comentou Veronese.
A presença da Mútua-PR no estande vai permitir ampliar o conhecimento sobre o braço social do Crea-PR, destaca o Diretor-Geral, Edson Dalla Vechia. “A nossa participação, com muita honra, é para trazer a Mútua mais perto dos nossos profissionais, especialmente aqui dos Engenheiros Agrônomos. Existe uma série de vantagens e benefícios que estamos apresentando e, com isso, buscando trazer a adesão cada vez maior”.
Encerrando a abertura, o presidente do Crea-PR, Clodomir Ascari, destacou a relevância do conhecimento e o papel dos profissionais no desenvolvimento do agronegócio. “O Crea-PR está presente aqui, desde a fiscalização dos estandes e estruturas, em prol da segurança dos visitantes, mas também nesta interação positiva com os profissionais. Essa é uma feira de negócios, mas, antes de tudo, uma feira de conhecimento e, sabemos o quanto o conhecimento é fundamental para o exercício profissional. Portanto, temos um formato realmente de sucesso, que traz tecnologia e novidades, e oportuniza disseminar a aplicação disso”, destacou Ascari.
O estande do Crea-PR e parceiros no Show Rural fica próximo ao restaurante e ao centro administrativo do evento. O espaço tem uma programação própria nos cinco dias, com palestras técnicas, além da oportunidade de relacionamento entre os profissionais Agrônomos que estão participando do Show Rural.
Crea-PR 90 anos
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, que completa 90 anos em 2024, é uma autarquia responsável pela regulamentação e fiscalização dos profissionais das áreas das Engenharias, Agronomias e Geociências. Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de orientação e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento.