Casamento Coletivo realizou dois sonhos de Larissa em dia inesquecível
O Casamento Coletivo reúne milhares de histórias e mistura sonhos realizados com momentos inesquecíveis. Foi assim com a Larissa e o Gabriel Correa, moradores de Pinhais que oficializaram a união entre si no dia 25 de março de 2023, ao lado de centenas de outros noivos.
Os dois começaram a namorar ainda no oitavo ano do Ensino Fundamental, e decidiram morar juntos. Com 18 anos cada um, tiveram o Heitor, nascido em 2021. Em dezembro do ano seguinte, no dia 22/12/2022, Gabriel pediu a Larissa em casamento.
“Na época, a gente ainda estava pensando em como ia casar, o que ia fazer. No comecinho de 2023, em janeiro, a gente começou a procurar nos cartórios o que precisava fazer para conseguir. Começamos a juntar dinheiro, a gente queria fazer festa também, e daí minha vó estava mexendo no Facebook da Prefeitura de Pinhais e viu que ia ter o casamento coletivo”, relata Larissa.
“Fiquei super animada, será que vai dar certo? Será que vou conseguir? Fui no mesmo dia até o Cras me informar do que eu precisava, como funcionava, e lá eles foram super carinhosos comigo, atenciosos, me ajudaram, me falaram tudo o que era pra fazer. A gente foi atrás dos papéis, e só esperamos o dia 25 de março acontecer para finalmente estarmos casados”, completa.
Assim como a maioria dos noivos, Larissa diz que estava bastante nervosa para a cerimônia que, para ela, ainda tinha elementos adicionais de emoção: o fato de ser coletivo e, naquele ano, na Arena da Baixada, a casa do seu time de coração. “Fiquei bem nervosa, pensando como ia ser, ainda mais na Arena da Baixada. Foi uma sensação inexplicável, muito boa, porque eram vários casais em busca de sonhos, tinham pessoas novas que nem eu e o Gabriel que tínhamos 20 anos, começando a vida, assim como tinham casais mais velhos, idosos, e foi muito emocionante. Teve gente que contou sua história, foi de arrepiar, só de lembrar. Na hora de dar o beijo, todos os casais, eu chorei… até agora vou contar e me emociono, porque foi lindo, uma sensação única e incrível”, relembra.
“Teve um diferencial para nós porque foi lá na Arena da Baixada, sou athleticana e, desde muito pequena, eu sempre falei que eu ia casar lá, com o vestido do Athletico e tudo, não deu certo o vestido, mas só de estar lá na Arena pra casar foi assim uma sensação que até agora meu olho se enche de lágrima, falo com nó na garganta porque o diferencial foi isso, a gente casou onde eu sempre quis, realizei dois sonhos num dia só”, conta Larissa, que usava o vestido que ela mesma fez para o momento especial.
No dia 28 de abril de 2023, Larissa e Gabriel casaram-se no religioso. Nesta ocasião, ela usou o vestido que ganhou em sorteio realizado pelas empresas parceiras, no dia do casamento coletivo. “Foi lindo demais, a decoração estava linda, muito bem organizado. Eu cansei de elogiar, de agradecer o pessoal que estava lá no casamento nos apoiando, nos aconselhando, nos direcionando também. O pessoal de Pinhais foi maravilhoso, não tem palavras para agradecer e descrever tudo o que foi, mesmo que eu fale, não vai ser o suficiente. As palavras da cerimonialista, enfim, foi tudo maravilhoso”, finaliza.
Neste ano, a cerimônia retorna a Pinhais para a comemoração do aniversário de 32 anos do município. O Cenforpe reunirá no dia 2 de março, às 19h, os casais durante o programa Justiça no Bairro. Os casais interessados em oficializar uma união sem custo do cartório devem ir ao Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de sua região para realizar as inscrições, que seguem até o dia 20 de fevereiro.
Realizado pelo Tribunal de Justiça do Paraná com apoio da Prefeitura de Pinhais, o evento faz parte do programa Justiça nos Bairros, que integrará a programação do Aniversário de 32 anos do município (divulgação completa em breve).
Requisitos para inscrição
- Ser morador de Pinhais (pelo menos um dos noivos);
- Ser maior de 18 anos;
- Renda do casal de até três salários mínimos (critério socioeconômico).
Os documentos necessários para a realização da inscrição são:
- Identidade e CPF dos noivos
- Para solteiros: certidão de nascimento atualizada (até 90 dias) dos noivos
- Para divorciados: certidão de casamento averbada atualizada (até 90 dias)
- Para viúvos: certidão de casamento averbada com o óbito e atualizada (até 90 dias) e certidão de óbito atualizada
- Comprovante de residência original (de preferência conta de luz) em nome de um dos noivos (quando residência alugada, comprovante pode ser contrato de aluguel com assinaturas reconhecidas em cartório e com duas testemunhas ou o proprietário deve estar presente no cartório quando der entrada nos papéis para o casamento)
- Comprovante de renda dos noivos (em caso de microempresa apresentar pró-labore)
- Holerite, declaração do empregador com rendimento (autônomos: declaração autônomo e/ou pró-labore)
- Original da declaração de gratuidade
- Se estrangeiro: comprovação da documentação de entrada do país e autorização de permanência
Serviço
Casamento coletivo
Inscrições até o dia 20 de fevereiro
Celebração: dia 2 de março – 19h – Cenforpe (Av. Iraí, 696, bairro Weissópolis)
Mais informações pelos Centros de Referência em Assistência Social (Cras):
Cras Norte: (41) 98781-0570
Rua Nilo Peçanha, 502 – Jardim Amélia
Cras Sul: (41) 98792-5001
Rua Rio Trombetas, 828 – Weissópolis
Cras Leste: (41) 98709-9474
Rua Leila Diniz, 361 – Maria Antonieta
Cras Oeste: (41) 98786-8760
Rua Antonio Taborda Ribas, 116 – Atuba