Cidadania

Cascavel ganha o primeiro espaço 100% inclusivo do Paraná

A população de Cascavel passa a contar, a partir de hoje (03), do primeiro Espaço Inclusivo. O espaço é inédito no Paraná e conta com brinquedos 100% adaptados para a interação de todos, em especial para as pessoas com algum tipo de deficiência. O investimento soma R$ 415.462,17, recursos viabilizados pelo deputado Marcio Pacheco junto ao Ministério de Turismo.

A cerimônia de inauguração na manhã de hoje (03) reuniu o deputado Pacheco, o prefeito de Cascavel Leonaldo Paranhos, secretários municipais, vereadores e representantes da Caixa Econômica Federal e entidades do terceiro setor. Para Pacheco, a inauguração é um marco para Cascavel.

“Hoje é um dia especial para a história de Cascavel com a inauguração do primeiro espaço 100% inclusivo e que se tornará uma referência em termos de acessibilidade e inclusão para a região e o Estado do Paraná”, destacou Pacheco.

O deputado também destacou que o local servirá para a promoção do lazer e a inclusão das famílias que convivem com pessoas deficientes. Já o prefeito Paranhos disse que a construção da obra é um ato de união e amor pela cidade.

“Esse espaço precisa ser simbolizado como um ato de união…trata-se de uma obra diferente, de inclusão, de respeito e de cidadania. Eu fico muito feliz em fazer obras e mais feliz ainda quando é uma obra especial como essa, obra de inclusão”, afirmou Paranhos.

Os recursos para a construção do Espaço Inclusivo foram conquistados por Pacheco junto ao Ministério do Turismo em maio de 2018, quando ele fez uma viagem a Brasília. Na oportunidade, o parlamentar visitou o Secretário de Estruturação Nacional do Turismo, José Antonio (Totó) Parente, que prontamente articulou a liberação de R$ 500 mil para o município.

Na época, a ideia do Espaço Inclusivo foi construída com representantes de entidades e em seguida apresentada pelo deputado Pacheco ao prefeito Paranhos, que prontamente deu sinal verde para a construção, cedendo o terreno e uma equipe técnica para a elaboração do projeto final.

A obra foi executada pela GD2 Administradora de Obras, de Cascavel, no terreno do  antigo Teatro Barracão, no Lago Municipal. O local conta com um espaço de 2.852,98m², numa área de 5.319,08 m².  Ele contempla passeio público, vagas de estacionamento para pessoas com deficiência com sinalização vertical e horizontal, pista de caminhada, bancos, placas de sinalização em Braile e lixeiras, além de iluminação em LED.

Foram instalados brinquedos adaptados para o desenvolvimento e lazer das pessoas com algum tipo de deficiência; de acordo com as normas da ABNT, fabricados com materiais de qualidade que ofereçam alta resistência e durabilidade. No local os frequentadores terão túnel, balanço duplo, esculturas lúdicas, balanço para cadeirante, painel espelho distorcido, entre outros.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo