Empreendedorismo

Celera Fibras, empresa 100% brasileira, participa da construção do MSG Sphere, em Las Vegas, fornecendo tecnologia para a iluminação de LEDs

No final de setembro será inaugurada em Las Vegas, nos Estados Unidos, a MSG Sphere, o maior edifício redondo do mundo destinado a shows (140 metros de diâmetro, com duas superfícies – interna e externa -, de projeção de Leds (2,4 milhões de peças), que produzem exibições visuais de impressionar quem passa pelas ruas da cidade. As primeiras imagens de testes viralizaram pelo mundo nesta semana.

O projeto futurista de 2,3 bilhões de dólares (cerca de R$ 10 bilhões na cotação atual), que será inaugurado com um show do U2, conta diretamente com a participação de uma única empresa brasileira, a Celera Fibras, que desenvolveu e forneceu a tecnologia (cerca de 5 milhões de peças) instaladas dentro dos Leds para absorver, conduzir e dissipar o calor, garantindo a qualidade e a perfeição da iluminação da Sphere.

A Celera, uma empresa de tecnologia com sede em Campinas e unidades de negócios nos Estados Unido é a única empresa brasileira presente nesse projeto. A empresa desenvolveu toda a tecnologia de controle de calor interno dos Leds, para garantir segurança e nitidez das imagens.

Se tiver interesse em fazer uma pauta e repercutir o projeto com foco na capacidade de uma empresa nacional de desenvolver tecnologias de primeiro mundo, estamos à disposição.
Também temos material completo sobre essa pauta.

Celera Fibras, empresa 100% brasileira, participa da construção do MSG Sphere, em Las Vegas, fornecendo tecnologia para a iluminação de LEDs

Com sede em Campinas (SP), companhia forneceu cerca de 5 milhões de componentes para garantir o controle de calor e a qualidade da iluminação do empreendimento

Campinas, 17 de julho de 2023 – Classificada por Bono Vox, do U2, como sendo ‘o maior empreendimento para o entretenimento humano desde o Coliseu“, a MSG Sphere, será o maior edifício redondo do mundo destinado a shows e eventos esportivos. Com capacidade para 17.500 expectadores, a futurística estrutura em formato de bola tem 112 metros de altura, 156 de largura, revestida por 1,2 milhões de telas LED, que reproduzem imagens perfeitas de projeções de altíssima resolução. O empreendimento do grupo Madison Square Garden, com inauguração oficial no dia 29 de setembro, teve investimento de cerca de R$ 9,75 bilhões e foi erguido por um pool de empresas contratadas pela MSG Sphere, dentre elas uma única companhia brasileira, a Celera, com sede em Campinas (SP), e que também conta com uma unidade nos Estados Unidos.

A Celera é uma empresa focada em pesquisas, fabricação e comercialização de materiais avançados para diversos segmentos da indústria, com atuação no Brasil e no exterior. Concorrendo com gigantes multinacionais, a Celera foi escolhida pelo fabricante canadense responsável pelo fornecimento dos painéis de LED, para desenvolver e fornecer dois componentes, em grafite e em silicone, em função do seu know-how no desenvolvimento de tecnologias voltadas à absorção, condução, controle e dissipação de calor.

“Nós elevamos a performance térmica e mecânica dos materiais, garantindo total intensidade e qualidade de brilho para esse gigantesco projeto. Além da confiabilidade no controle de calor, os ajustes atuam de forma a evitar falhas”, conta Alex Chaves de Souza, CEO da Celera Fibras. “Desenvolvemos toda a pesquisa e um trabalho customizado para o cliente, entregando peças que garantem a qualidade das luzes, mantendo a alta confiabilidade nas imagens dos telões internos e externos do empreendimento”, acrescenta.

 

Além de desenvolver os componentes de controle térmico inseridos no interior dos módulos de LED, a Celera teve outro grande desafio: a produção e entrega dentro do prazo estabelecido, sem atrasos. “Abrimos uma unidade na Flórida, nos Estados Unidos para ficarmos mais próximos da gigantesca logística dos processos, garantir a entrega de produtos com 100% de qualidade e ficar no meio entre Campinas e Vancouver e, assim, aproveitamos para alavancar nossa presença nos Estados Unidos”, acrescenta Souza.

As duas peças desenvolvidas e produzidas pela Celera são vitais para a garantia da qualidade da luminosidade dos telões, das imagens projetadas e da segurança. Daí a escolha dos materiais como grafite e manta de silicone, que garantem a absorção, condução e dissipação do calor de forma uniforme e em alta performance, mesmo em condições extremas, como as altas temperaturas registradas no deserto de Nevada, onde fica Las Vegas.  “Ao todo, fabricamos e entregamos cerca de 5 milhões de peças em um prazo de um ano, cinco vezes maior que o volume que produzimos para vários setores em um mesmo período”, afirma Souza.

O CEO da Celera conta que foi uma enorme satisfação participar desse projeto “grandioso e pioneiro no mundo”. “Somos a única empresa 100% brasileira presente nesse empreendimento, o que foi uma surpresa, não propriamente pela qualidade de nossos produtos e expertise, mas sim em razão de estarmos, como muitos acreditam, na periferia da dianteira tecnológica mundial, afirma. “Isso mostra que a cadeia de Pesquisa & Desenvolvimento nacional é altamente capacitada e está pronta para fazer parte de grandes projetos em todo o mundo”, completa.

Redação JBA Notícias

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