fbpx
Turismo

Empresários paranaenses projetam cenário positivo para o feriadão de Carnaval

Após três anos, a movimentação econômica deverá se aproximar do nível pré-pandemia

Segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as atividades econômicas tradicionalmente envolvidas com o Carnaval devem alcançar um volume financeiro 26,9% maior que no ano passado. 

O destaque será o segmento de bares e restaurantes, com movimentação esperada de R$ 3,63 bilhões, enquanto a receita dos serviços de hospedagem em hotéis e pousadas deverão movimentar R$ 890 milhões, em todo país. 

A presidente do LIDE Paraná (Grupo de Líderes Empresariais), Heloisa Garrett, lembra que após o hiato, vivido com a pandemia, finalmente o Carnaval está de volta e promete ser um aquecimento econômico para o setor de turismo. “Os feriados vão muito além da diversão e descanso. Eles movimentam vários setores econômicos, gerando emprego e renda para a sociedade”, completa.

Os paranaenses, quase por tradição, costumam aproveitar o feriado de Carnaval para seguir na contramão dos tradicionais festejos. Isso se reflete nas programações da capital, que terá desde um festival de Rock Metal a tradicional Zoombie Walk. Outro número importante é a passagem dos turistas pelos principais pontos turísticos do Estado. Só no último grande feriado, entre o Natal e o Ano-Novo, mais de 31 mil pessoas visitaram os parques estaduais do Paraná. 

Ieda Gryczynski, proprietária do Virá Charme Resort, em Teixeira Soares, a 150 km de Curitiba, conta que o resort já está com a lotação quase esgotada. “Criamos uma programação especial para o Carnaval e estamos com expectativa de casa cheia”, comemora a empresária. O espaço oferece spa, atividades ao ar livre e bangalôs sobre o lago.  

Outro termômetro importante do nível de atividade do turismo, é a circulação de turistas brasileiros redescobrindo o Brasil e estrangeiros que vêm em busca do calor. No período da pandemia, os países fecharam suas portas e os brasileiros que, antes faziam suas viagens internacionais, passaram a percorrer os territórios nacionais. “Os brasileiros voltaram a realizar suas viagens internacionais, mas boa parte tem preferido revisitar cidades  brasileiras”, relata Cecília Ribeiro, sócia da Tripoli Turismo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo