Saúde

Central Saúde Já amplia atendimento virtual para programa nacional

O prefeito Rafael Greca recebeu, nesta segunda-feira (17/4), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, em evento na Secretaria Municipal da Saúde que marcou a ampliação de serviços da Central Saúde Já Curitiba.
Na oportunidade, Greca assinou o decreto de criação da Central, documento que consolida a oferta de serviços virtuais de saúde aos curitibanos por ligação telefônica e videoconsulta pelo aplicativo Saúde Já Curitiba.
A ministra também foi recebida pelo governador Ratinho Júnior para discutir novas parcerias para a descentralização do atendimento no Paraná e também para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. Ele mostrou à ministra que o Estado está reforçando o atendimento à população, com unidades como os Hospitais Regionais da Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba, de Toledo, no Oeste, e de Cornélio Procópio, na região Norte, entre outros.
Ratinho e a ministra Nísia: produção de vacinas, ampliar imunização e reivindicações para aumentar valores para serviços de saúde (divulgação)

Entre os temas discutidos, também foi abordada a mobilização para ampliar a cobertura vacinal da população. O Dia D da Vacinação foi realizado no último sábado (15) nos 399 municípios paranaenses para a atualização da carteirinha, abrangendo as campanhas vigentes no Paraná (Covid e Influenza), além de outras 19 vacinas de rotina.

O Paraná pleiteia a necessidade de correção dos valores pagos pelo SUS aos estados e municípios e também mais investimentos na Atenção Primária, além da retomada das cirurgias eletivas no Estado.

“Lançamos o Opera Paraná, para reduzir a fila de procedimentos eletivos, num investimento de mais de R$ 150 milhões do Tesouro do Estado. Buscamos esse apoio para dar continuidade e atender um número maior de pacientes”, explicou o governador.

CENTRAL

Convidada a vir a Curitiba exclusivamente para o lançamento da nova fase da Central Saúde Já, a ministra Nísia Trindade destacou a criação da Secretaria de Saúde Digital e Inovação do Ministério da Saúde, que deverá incorporar experiências exitosas como a da capital paranaense para levar a todo país.

Nísia Trindade reafirmou a parceria histórica do governo federal com Curitiba. “Queremos avançar ainda mais na saúde digital em benefício ao cidadão. Construiremos um SUS sólido com base no tripé ciência, saúde e democracia, com o engajamento de todos os níveis de governo e com forte participação social”, finalizou.

Saúde 4.1

Rafael Greca ressaltou que a inovação só vale quando se transforma em processo social, quando ela serve às pessoas. “Hoje destacamos aqui a Saúde 4.1, que é a evolução da indústria 4.0, da internet das coisas, mas vamos colocar essa internet totalmente à serviço das pessoas”.

Greca explicou que o algarismo 1 do Saúde 4.1 representa o cidadão, ser humano único e individual. “São as pessoas que nesta cidade valem muito”, destacou.

O prefeito relembrou o enfrentamento da pandemia e a necessidade de superar os obstáculos com a dedicação plena dos profissionais de saúde, vencendo a dor e o obscurantismo dos que negavam a ciência.

Para a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, os avanços do sistema público de saúde municipal se devem ao empenho de cada profissional da SMS em oferecer o melhor atendimento à população. Sistema que sempre teve o prefeito como maior incentivador.

O COMEÇO 

A secretária explicou que a origem da Central Saúde Já Curitiba foi a Central Coronavírus, criada em março de 2020, quando foi confirmado o primeiro caso de covid-19 em Curitiba. “Foi naquele momento em que pedíamos às pessoas com sintomas leves não saírem, pedimos para ficarem em casa e ligar para 3350-9000‘”, relembrou.

A mesma lógica está sendo disponibilizada agora pela SMS. Pessoas com sintomas leves de outras queixas e não apenas sintomas respiratórios, podem ser atendidas por meio da Central Saúde Já Curitiba. Para ter acesso, é necessário ter instalado no celular o aplicativo Saúde Já Curitiba, com senha e cadastro definitivo (saiba mais aqui)

Dessa forma, o usuário poderá ser atendido pelos profissionais de saúde da Central e, caso necessário, fazer uma tele ou videoconsulta por meio do aplicativo.

Redação JBA Notícias

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