fbpx
CidadaniaDestaque

Centro de Convivência do Idoso retoma atividades presenciais após ações remotas

Com o retorno das atividades presenciais, o Centro de Convivência do Idoso segue desenvolvendo trabalhos com o público da terceira idade, atendido pelos programas da Secretaria de Assistência Social de Pinhais.
O CCI oferta atividades esportivas, culturais, de lazer e convivência.
Os idosos realizam aulas de Ginástica, Coral, Yoga, Pintura em Tela, Dança e outras atividades planejadas ao longo do ano, como Taekwondo.
Desde março, também são realizadas aulas de hidroginástica na Piscina aquecida.
 Atualmente, são mais de 400 idosos atendidos no local.
No espaço, são desenvolvidas ações com o intuito de resgatar a cidadania, saúde e bem-estar, assim como a autonomia e melhoria das relações intergeracionais.
Ambiente projetado, com equipes que trabalham na promoção da reinserção dos idosos na sociedade, ampliando o conhecimento aos seus direitos enquanto idosos e da rede socioassistencial do município, despertando interesse na participação de espaços diversos.
Com isso, um dos objetivos do CCI é a busca da valorização das experiências vividas, da memória construída e da reconstrução de vínculos familiares e comunitários.
Durante a pandemia, diversas atividades foram realizadas de forma remota.
Por meio do whatsapp, as equipes desenvolveram festas, gincanas e desafios, onde os participantes enviaram fotos e vídeos.
Ao final das propostas, os idosos elaboraram lembrancinhas para os vencedores.
 Além destas atividades, as equipes mantiveram os atendimentos remotamente, com orientações para os idosos sobre as ações e atividades on-line,
acolhimento e encaminhamento para a Rede, para usufruir dos benefícios voltados a este público.
Com o êxito deste processo durante o período de isolamento social, o grupo no WhatsApp continua funcionando.
Participante do CCI há mais de 10 anos, dona Soeli Martins retorna ao convívio dos amigos após quase dois anos de pandemia.
“A gente quase não tem palavras da alegria que a gente sentiu quando pôde voltar, abraçar todos os amigos, é muito para nós, não tem explicação, não tem como a gente descrever a alegria que a gente sente quando está aqui, porque é uma segunda família, é tudo para a terceira idade, e as atividades, nos inscrevemos em todas, só mesmo as que não dão certo os horários para nós, mas todas que fazemos, gostamos, é bom demais”, celebra.
Serviço
Inaugurado em 1º de março de 2010, o Centro de Convivência do Idoso foi desenvolvido para atender à Pessoa Idosa, do município de Pinhais. Localizado à Rua Guilherme Weiss, 450 – Estância Pinhais, o espaço compreende três salas para o desenvolvimento das atividades.
Além de possuir na área externa: Academia ao Ar Livre, Pista de Bocha e Piscina para Aulas de Hidroginástica.
O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. Aberto no intervalo de almoço.
O público-alvo do CCI são pessoas a partir dos 60 anos, que possam participar de atividades direcionadas à idade.
Mantido pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Assistência Social, é preferencial estar no Cadastro Único para Programas Sociais.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo