O Centro de Esporte e Educação (CEE PR) concluiu suas atividades em 2024 celebrando um ano de grandes conquistas. A parceria entre o Sesi PR e Petrobras, que atende cerca de 80 crianças anualmente nas cidades de Campo Largo e Araucária, reafirma o compromisso da indústria com a transformação social por meio da educação, do esporte, da sustentabilidade e da cultura.
Durante o ano, o projeto proporcionou centenas de horas de atividades gratuitas no contraturno, incluindo oficinas pedagógicas esportivas, culturais e de sustentabilidade. Além disso, experiências fora do ambiente escolar, como visitas a museus, universidades, zoológico e cinemas, ampliaram horizontes e incentivaram o desenvolvimento integral das crianças.
Além dos muros
Toda a iniciativa foi pensada como uma maneira de diversificar e incluir os alunos em atividades que vão ser enriquecedoras para o futuro delas e no desenvolvimento das comunidades participantes. “A expectativa era de que essas experiências pudessem ampliar o horizonte das crianças e despertar nelas um novo sentido de cidadania e educação, ao mesmo tempo que ajudariam a fortalecer o tecido social das comunidades de Campo Largo e Araucária”, esclarece Raquel De Oliveira E Silva Do Nascimento, gerente sênior de educação básica e cultura do Sesi PR.
O objetivo não é somente proporcionar oportunidades que, em outras circunstâncias, poderiam não ser facilmente acessíveis às crianças e suas famílias, mas também desenvolver habilidades que as acompanharão ao longo da vida. O desenvolvimento social e pessoal dos pequenos é parte crucial do trabalho incansável da equipe pedagógica.
Fazer parte dessa ação tão importante para as crianças, a maioria em situação de vulnerabilidade, e acompanhar a evolução delas durante o ano, é uma das partes mais gratificantes desse trabalho. “A integração das crianças com suas famílias e a comunidade local, por meio de ações de conscientização e cidadania, é um dos aspectos mais significativos, pois contribuem para a criação de um ambiente mais participativo e solidário.”
Crescimento social
As ações promovidas pelo projeto também servem para complementar os valores ensinados às crianças, fortalecendo os laços familiares e incentivando a educação em comunidades vulneráveis.
Entre as diversas oficinas, desde a de musicalização até as de práticas pedagógicas, tudo é feito pensando no progresso das crianças a partir deste momento. Nas oficinas de esporte, por exemplo, que neste ano incluíram aulas de judô e capoeira, são desenvolvidas habilidades de coordenação motora e de colaboração entre os alunos. Já no âmbito de sustentabilidade, as crianças aprendem a cuidar do meio ambiente a sua volta e enxergar novas possibilidades com materiais que seriam descartados.
E o impacto positivo não se restringiu apenas às crianças. Valmir Brusniski, pai de um aluno do Projeto CEE, diz que a experiência foi reformadora para toda a família. “O Pedro é um menino autista, e quando surgiu a oportunidade, perguntei se isso seria um problema em relação à sua participação. E, na verdade, eu fui surpreendido e inclusive me emocionei quando a resposta foi ‘muito pelo contrário’. Então para nós foi uma bênção. Foi um ano de muita alegria”.
Pedro é somente um dos exemplos: a equipe pedagógica estava preparada para atender, sempre com carinho, atenção e respeito, todas as crianças contempladas para participar do projeto em 2024. A evolução dos alunos, tanto social quanto interna, é visível para os que acompanham de perto.
“A interação social, todas as oficinas que eles tinham, tudo isso despertou muito no Pedro. Toda semana ele voltava para casa falando, expondo o que eles tinham aprendido, tudo o que eles tinham vivido. A parte comportamental, o desenvolvimento, a disciplina, nos ajuda diariamente em casa”, diz Valmir.
Próximos passos
Quanto ao futuro do projeto, a equipe espera que ele cause um impacto duradouro nas comunidades dos alunos. “Além disso, espero que, ao final dos três anos, o projeto tenha não só formado crianças mais conscientes e preparadas para o futuro, mas também impactado positivamente as famílias, criando um círculo virtuoso de educação e bem-estar para as próximas gerações”, finaliza Raquel.
Com a conclusão de suas atividades em 2024, o Centro de Esporte e Educação celebra um ano repleto de avanços e resultados significativos. O sucesso alcançado demonstra que a combinação entre educação, cultura e esporte é capaz de transformar vidas e abrir novos caminhos para as futuras gerações.
Como declara Valmir, “Isso não pode acabar, isso não pode morrer. A gente deseja que isso se expanda, que isso possa abranger mais crianças e mais pessoas possam ser agradecidas por isso.”
Para o Sesi e para a Petrobras, o legado do projeto permanece como inspiração para novos desafios em 2025.
Para conhecer mais sobre o projeto, acesse o site e as redes sociais.
O Governo Federal garantiu a oferta de imunizantes nos últimos meses e assegurou a proteção…
O Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova em Londrina, será o ponto de…
Pensando no calendário de feriados e pontos facultativos, o setor de alimentação fora do lar…
O verão em Florianópolis ganhou um brilho especial com a chegada do Mirage Circus, que…
Contribuintes que desejam aderir ao Simples Nacional têm até o dia 31 de janeiro para…
A 11ª edição da Semana Internacional de Música de São Paulo - SIM São Paulo - será…