Geral

Centro que atende fauna silvestre em Curitiba faz quatro anos com 8 mil atendimentos

Em quatro anos de funcionamento, mais de 8,6 mil animais silvestres tiveram uma nova chance graças ao atendimento do Centro de Apoio à Fauna Silvestre (CAFS) de Curitiba. O espaço, primeiro nestes moldes no Estado do Paraná, completa quatro anos de funcionamento neste sábado (21/1). A estrutura faz parte do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. 

Resultado de um convênio com o Instituto Água e Terra (IAT), (antigo Instituto Ambiental do Paraná), assinado ainda em 2018, que disponibiliza recursos e insumos para viabilizar a manutenção dos animais, o Centro recebe animais feridos pelos mais diversos motivos para atendimento. Mais da metade dos que se recuperaram por lá puderam ser soltos na natureza. Outros foram encaminhados para instituições parceiras e certificadas pelo Instituto.

O grande número de atendimentos e o sucesso das recuperações, reforça o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Evaristo, dá uma ideia da relevância do CAFS de Curitiba. “A cidade tem uma condição propícia para a convivência com os animais silvestres, com grande área verde, e a população é bastante sensibilizada e engajada na causa da proteção”, avalia.

Além dos cidadãos, que levam animais vítimas de atropelamentos, quedas e até mesmo de cortes por cerol usado indevidamente em pipas, o CAFS também é o destino dos que são apreendidos em situações de posse irregular e tráfico pelos órgãos de fiscalização.

Para o biólogo do setor de Fauna do IAT, Allyfer Ziemmer, a troca de experiências e o início do trabalho com as equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba foram de extrema importância para o avanço do cuidado com a fauna no Estado. “Foi a partir desse modelo que conseguimos expandir e hoje temos cinco unidades no Paraná”, revela.

Em recuperação

No momento, cerca de 50 animais, em sua maioria aves, estão em tratamento e recuperação. A área anexa ao Museu de História Natural Capão da Imbuia conta com recepção, atendimento veterinário e  espaços destinados ao treino de voo para essas espécies.

Esse vai ser o destino da ave que caiu no quintal da aposentada Lígia Ignaszewski, moradora do Capão da Imbuia e prova do respeito da população curitibana com os animais. “Cuidei dela até agora, mas ela está debilitada. A clínica veterinária indicou que eu trouxesse para cá”, explicou.

Chegadas e partidas

Na semana da comemoração do aniversário, 20 animais foram soltos em uma área de mata nativa preservada em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. Entre eles, sete bem-te-vis, três sabiás, um sanhaço, dois canários, duas rolinhas, um filhote de socó, um carcará, um gavião-carijó, um ouriço e um teiú (lagarto).

Os animais que não se recuperam totalmente, ficam com sequelas ou são impossibilitados de voltar para a natureza, são encaminhados para instituições parceiras, como os zoológicos. O próprio Zoológico de Curitiba já foi o destino de alguns destes animais.

 

Serviço

Centro de Apoio à Fauna Silvestre
Funcionamento: de segunda a domingo, das 9h às 12h e das 13h30 às 15h.
Local: prédio anexo ao Museu de História Natural do Capão da Imbuia – Rua Professor Nivaldo Braga, 1369 (acesso lateral do museu).

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Projetista da equipe de Niemeyer visita canteiro de obras do campus Arandu (UNILA) em Foz do Iguaçu

O arquiteto e projetista que trabalhou na equipe do arquiteto Oscar Niemeyer, Jair Valera, esteve…

5 horas ago

Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação

No litoral paranaense, a Educação recebeu um impulso significativo com o projeto Avança Litoral, uma…

6 horas ago

Colombo/CEP volta a jogar o Campeonato Paranaense contra o Itaipulândia fora de casa

O Campeonato Paranaense Feminino de Futsal teve uma pausa de 45 dias em função do…

6 horas ago

LGBT+ Turismo Expo anuncia recorde de inscrições e expositores

São Paulo, 04 de julho de 2024 - A LGBT+ Turismo Expo anuncia recorde de agentes…

6 horas ago

Iate de luxo com mais de 24 metros é lançado no Brasil

Julho, 2024 – O Brasil será palco para o lançamento do iate de luxo do estaleiro…

6 horas ago

FIT Rio Preto chega aos 55 anos reverenciando a memória e a ancestralidade como elementos de construção do futuro

Uma edição histórica para marcar 55 anos de uma pulsante trajetória no cenário cultural do…

6 horas ago