fbpx
Empreendedorismo

Meio ambiente na moda:  Boqueirão Fashion Day 

Começa às 19h desta sexta-feira (15/7), na Rua da Cidadania do Boqueirão, o desfile de moda do Boqueirão Fashion Day – a atração criada pelo prefeito Rafael Greca para movimentar o segmento a partir da Rua Bley Zornig, polo comercial especializado do bairro.

Cinco anos depois do seu lançamento, o Boqueirão Fashion Day já faz parte do calendário anual de eventos de Curitiba.

Será o primeiro desfile presencial desde o início da pandemia do novo coronavírus, que levou o evento para a plataforma virtual.

Seu cenário voltará a ser a passarela metálica sobre a Av. Marechal Floriano Peixoto, conexão entre os dois setores em que se divide a Rua da Cidadania do Boqueirão.

São cerca de 150 metros de trajeto para os modelos desfilarem – o dobro da extensão das passarelas usuais.

Economia circular

Sob o signo da sustentabilidade e da solidariedade, que consideram a moda como elemento em interação com o meio ambiente e passível de ser feita a partir de peças com maior durabilidade e menor impacto sobre o meio ambiente, desfilarão sessenta modelos.

Serão 40 profissionais das passarelas vestindo criações concebidas por designers dos cursos de especialização em Moda das universidades Positivo e Uniandrade.

Outros 20 modelos foram selecionados entre pessoas atendidas pelos programas e ações da Fundação de Ação Social (FAS) e que apresentaram composições feitas a partir de peças de roupas selecionadas do acervo do Disque Solidariedade – o serviço de arrecadação de doações da Prefeitura.

“É uma moda que abre espaço para a diversidade de pensamento e de comportamentos, uma mistura que retira do caos desse momento pós-pandemia a inspiração para um novo olhar sobre a moda, mais comprometido com o impacto ambiental que ela gera”, resume o produtor do evento, Júnior Gabardo. Ele também é designer e professor de pós-graduação em Moda da Universidade Positivo.

A coleção criada pela Uniandrade busca referências no Movimento Paranista, a escola artística que exaltou a natureza e o homem do Paraná por meio de nomes como o do pintor e escultor João Turin.

Parcerias

Os trajes que o público verá na passarela foram confeccionados com tecidos e aviamentos doados por lojistas da Rua Bley Zornig, a rua temática do Boqueirão que atrai confeccionistas de toda a cidade.

É o caso de José Antônio de Souza. Proprietário da loja Souza Tecidos, parceira do Boqueirão Fashion Day desde a sua primeira edição, o comerciante é um entusiasta da iniciativa.

“Para nós é muito importante porque ajuda a divulgar ainda mais a nossa rua, reforça a relação com a clientela e aumenta as vendas”, diz o comerciante, que atua no ramo desde 1986 e se estabeleceu no atual endereço há cerca de 15 anos.

O resultado da parceria entre designers e comerciantes do bairro será realçado pelas mãos da equipe de camarim do Senac.

Formada por alunos dos cursos de estética da instituição, um pouco antes do desfile a equipe cuidará dos cabelos e da maquiagem dos 60 modelos.

Luzes, som, ação

Na passarela, a produção dos modelos será destacada pelo trabalho de iluminação e sonoplastia da Fundação Cultural de Curitiba, que também valorizará a performance da companhia de dança contemporânea Backstage.

Sob a coordenação da coreógrafa e professora Petra Schuster, cerca de 20 adolescentes do projeto social Adote Uma Estrela dançarão ao som de This is Me, da trilha sonora do filme O Rei do Show (The Greatest Showman), cuja temática remete à diversidade e empatia.

O evento terá a participação especial da Miss Paraná Mundo 2022,  Marcela Germano, que representou Curitiba no concurso e disputará o título de Miss Brasil Mundo em agosto. Ela atua como modelo desde a adolescência e, por isso, abrirá  o evento como madrinha dos modelos.

O 6° Boqueirão Fashion Day é uma realização da Prefeitura de Curitiba, por meio da Administração Regional do Boqueirão da Fundação Cultural e da FAS. O evento conta com o apoio do Centro Europeu, Senai, Uniandrade, Universidade Positivo, Sindicato de Manequins e Modelos do Paraná, Senac, Fortex, Brasilusa, Souza Tecidos, AC Malhas, Paranatex, Kolimalhas, Arte da Costura, Central Sul, ACR Malhas, Farmais, Zoom Agência de Modelos, NK Agência de Modelos e Atores, Armazém Models e Backstage.

Serviço:

Boqueirão Fashion Day 2022

Desfile de moda local

Dia 15/7 (sexta-feira)

A partir das 19h

Na Rua da Cidadania do Boqueirão

(Av. Marechal Floriano Peixoto, 8430)

Ingressos: grátis e limitados, serão distribuídos até as 15h de quinta-feira (14/7) ou até acabarem.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo