O BMW Group está compartilhando sua visão da futura experiência digital, dentro e fora do veículo, no Consumer Electronics Show (CES) 2023, que acontece em Las Vegas, nos Estados Unidos. O BMW i Vision Dee é um futurístico sedã médio, em uma linguagem de design minimalista. O nome “Dee” significa Digital Emotional Experience (Experiência Emocional Digital) — e esse é precisamente o seu objetivo: criar um vínculo ainda mais forte entre as pessoas e seus carros. As futuras funções digitais irão muito além do nível de controle de voz e sistemas de assistência ao motorista, com os quais estamos familiarizados atualmente. Outra futura novidade fica para as exibições de informação no para-brisa, através do Head-Up Display. O novo BMW
Head-Up Display se estende por toda a largura do para-brisa, proporcionando um vislumbre da próxima geração de veículos. A partir de 2025, esta inovação estará disponível nos modelos da NEUE KLASSE. E não para por aí: a impressionante tecnologia E Ink, que estreou na CES de 2022 e impressionou o público com a capacidade de mudar a cor do BMW iX Flow entre branco e preto, foi aperfeiçoada e agora tem a possibilidade de mudar o visual do carro com até 32 cores diferentes.
“Com o BMW i Vision Dee, mostramos o que é possível quando hardware e software se fundem. Dessa forma, somos capazes de explorar todo o potencial da digitalização para transformar o carro em um companheiro inteligente. Esse é o futuro para os fabricantes de automóveis — e, também, para a BMW: a fusão da experiência virtual com o genuíno prazer de dirigir”, afirma Oliver Zipse, Presidente do Conselho de Administração da BMW AG. “Ao mesmo tempo, o BMW i Vision Dee é mais um passo no caminho para a NEUE KLASSE. Com essa visão, estamos olhando para o futuro e destacando a tremenda importância da digitalização para nossas próximas gerações de produtos”, completa o executivo.
BMW Mixed Reality Slider: no mundo virtual em cinco níveis
O BMW Mixed Reality Slider, em combinação com o Head-Up Display avançado, é o destaque digital e o controle operacional central do BMW i Vision Dee. Usando sensores no painel de instrumentos, o motorista pode decidir por si a quantidade de conteúdo digital que deseja ver no Head-Up Display. A seleção de cinco níveis varia de analógico a informações relacionadas à direção, ao conteúdo do sistema de comunicação e à projeção de realidade aumentada, até a entrada no metaverso. A realidade mista pode ser experimentada no BMW i Vision Dee de uma forma imersiva que envolve diferentes sentidos, sem a necessidade de ferramentas adicionais e criando uma dimensão de prazer de dirigir para o usuário.
BMW Head-Up Display avançado: nos carros NEUE KLASSE a partir de 2025
O BMW Group é conhecido no setor automotivo como pioneiro do Head-Up Display e refinou sistematicamente essa tecnologia nas últimas duas décadas. No BMW i Vision Dee, esse sistema ganha uma nova proporção e atua como uma espécie de realidade virtual, projetando as informações em todo o para-brisa. Desta forma, o Head-Up Display atua como uma tela e demonstra o enorme potencial da tecnologia de projeção que será utilizada no futuro para o conceito de exibição e operação de informações sobre o veículo. A versão de produção padrão do BMW Head-up Display que se estende por toda a largura do para-brisa será usada nos modelos do NEUE KLASSE a partir de 2025.
Cenário de boas-vindas com ícones de voz e ‘phygital’
A experiência digital está em outro patamar no BMW i Vision Dee e já começa fora do veículo, com um cenário de boas-vindas personalizado que combina elementos gráficos, efeitos de luz e som. A linguagem natural serve como a forma mais simples e intuitiva de interação, permitindo o perfeito entendimento entre o ser humano e seus veículos. Os faróis e a grade BMW fechada também formam um ícone ‘phygital’ (fusão de físico e digital), comum em uma superfície uniforme, permitindo que o veículo produza diferentes expressões faciais. Isso significa que o BMW i Vision Dee pode falar com as pessoas e, ao mesmo tempo, expressar variações de humor, como alegria, espanto ou aprovação, visualmente. O BMW i Vision Dee também pode projetar uma imagem do avatar do motorista na janela lateral para personalizar ainda mais o cenário de boas-vindas.
Mágica completa: estreia mundial da tecnologia E Ink colorida
Após a estreia espetacular do BMW iX Flow com E Ink na CES 2022, o BMW Group está revelando uma versão colorida da tecnologia E Ink no BMW i Vision Dee. O BMW i Vision Dee, em vez de somente alternar entre preto e branco, apresenta agora um exterior multicolorido, totalmente variável e configurável individualmente. Um filme ePaper do parceiro de cooperação do BMW Group, o E Ink é aplicado na carroceria para criar esta exibição mágica de cores, com até 32 podendo ser exibidas. A superfície da carroceria do BMW i Vision Dee é dividida em 240 segmentos E Ink, cada um controlado individualmente. Isso permite que uma variedade quase infinita de padrões seja gerada e variada em segundos. O processo de corte a laser usado para cortar os filmes e o design do controle eletrônico foram desenvolvidos em parceria com a E Ink. A adaptação desta tecnologia para superfícies curvas e a programação das animações foram desenvolvidas pelos engenheiros do BMW Group — possibilitando uma forma de customização única em todo o setor automotivo mundial.
Design discreto por dentro e por fora
O design do BMW i Vision Dee foi deliberadamente reduzido para focar a atenção na experiência digital e no DNA da marca BMW. O exterior é definido pelo design clássico do sedã de três volumes que forma o núcleo da marca BMW. Os elementos de design tradicionais, como a grade em forma de rim da BMW, os faróis duplos circulares e o contorno Hofmeister, foram reinventados, com ícones ‘phygital’ substituindo elementos analógicos. Isso dá ao BMW i Vision Dee seu próprio caráter digital, mas humano. No interior, a digitalização anda de mãos dadas com a redução do uso de materiais, controles operacionais e telas para garantir que nada distraia a experiência digital e a nova sensação de maior prazer de dirigir. O design não convencional do volante, com seu raio vertical central, cria pontos de contato que ganham vida diante de proximidade ou toque e pode ser operado movendo o polegar. Esses pontos de contato ‘phygital’ controlam a seleção do conteúdo projetado no para-brisa e, juntamente com o Head-Up Display, apoiam o princípio de “mãos no volante, olhos na estrada”.
Outro marco para a NEUE KLASSE
O futuro do BMW Group é elétrico, circular e digital. O BMW i Vision Dee representa o aspecto digital deste trio e será outro marco no caminho para a próxima geração de veículos, o NEUE KLASSE. O BMW Group fornecerá mais informações e novidades do revolucionário conceito de veículo NEUE KLASSE ao longo de 2023.
Acompanhe a BMW do Brasil nas redes sociais:
Instagram (@bmwdobrasil)
Facebook (@BMWBrasil)
Youtube (@BMWTVBrasil)
Twitter (@BMWBrasil)
Tik Tok (@bmwdobrasil)
LinkedIn (@BMWGroupBrasil)
Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o principal fabricante de automóveis e motocicletas premium do mundo e fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. A rede de produção do BMW Group compreende 31 instalações de produção e montagem em 15 países; a empresa possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.
Em 2021, o BMW Group vendeu mais de 2,5 milhões de veículos de passageiros e mais de 194.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos em 2021 foi de 16,1 bilhões de Euros com receitas no valor de 111,2 bilhões de Euros. Em 31 de dezembro de 2021, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 118.909 colaboradores.
O sucesso do BMW Group sempre foi baseado em pensamento de longo prazo e ação responsável. A empresa definiu o rumo para o futuro em um estágio inicial e consistentemente torna a sustentabilidade e a gestão eficiente de recursos centrais em sua direção estratégica, desde a cadeia de suprimentos por meio da produção até o final da fase de uso de todos os produtos.
O aumento da tributação sobre compras realizadas em sites internacionais, como Shein e AliExpress, está…
Nessa quinta-feira (19), a Justiça homologou um acordo histórico entre a União e a Educafro,…
A nova barra Gov.Br, lançada nesta quinta-feira, 19 de dezembro, é uma iniciativa do Governo Federal…
Com reforço no efetivo das forças de segurança, atrações culturais gratuitas e atividades esportivas, a…
Com 2.260 passageiros e 700 tripulantes, os turistas que desembarcam puderam conhecer mais dos atrativos paranaenses…
Com o propósito de impulsionar o empreendedorismo feminino no país, o Grupo Boticário abre inscrições…