presidente do Conselho Federal de Odontologia de São Paulo, Claudio Miyake.
O Conselho Federal de Odontologia (CFO) vai recomendar aos 5.571 municípios brasileiros que os cargos de coordenação dos serviços de Saúde Bucal sejam assumidos exclusivamente por cirurgiões-dentistas ou demais profissionais da área da Odontologia.
A medida é importante para garantir que as políticas públicas voltadas ao atendimento odontológico sejam norteadas por parâmetros técnicos e científicos, assegurando a integral proteção à população.
“Precisamos sensibilizar os gestores públicos sobre a importância de valorização da Odontologia para garantir atendimento adequado aos cidadãos brasileiros, especialmente as pessoas em situação de vulnerabilidade. O primeiro passo para isso é garantir que tenhamos profissionais da Odontologia à frente das coordenadorias municipais de Saúde Bucal”, destaca o presidente do Conselho Federal de Odontologia, Claudio Miyake.
Para alcançar a capilaridade necessária para a alcance da recomendação, o CFO contará com o apoio da rede de 27 Conselhos Regionais de Odontologia, que engloba os 26 estados da federação e o Distrito Federal. Eles receberão um ofício com as orientações e a carta modelo que deverá ser enviada aos prefeitos e gestores de saúde dos municípios de todo país.
A decisão de expedir as recomendações às administrações municipais foi tomada durante a assembleia conjunta, entre o CFO e os Conselhos Regionais, realizada durante o 42º CIOSP (Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo).
Odontologia no Brasil
O Conselho Federal de Odontologia possui um total de 778 mil inscritos, sendo 428 mil cirurgiões-dentistas. As estatísticas do CFO indicam que as especialidades com maior número de inscritos são a Ortodontia, Implantodontia, Endodontia, Prótese Dentária, Periodontia e Odontopediatria.
A oficina terá duração de duas horas e se propõe a ser um momento de…
Por promover cidadania, literatura e diálogo entre adolescentes em privação de liberdade, ação venceu na…
As empresas terão seus artigos exibidos em uma vitrine especial dentro do site da gigante…
Todas foram contempladas com subsídios do Programa Casa Fácil Paraná para redução do valor de…
Estado recebeu 37.120 doses quarta-feira (3), as quais já foram distribuídas para as 22 Regionais…
Em 2025, o Estado investiu R$ 54 milhões na aquisição de produtos livres de agrotóxicos…