fbpx
Segurança

Cidadão Seguro: Pinhais reduz crimes de roubo, furto e consumo de drogas

Operação conjunta da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal, realizada nesta quinta (27), é mais uma iniciativa integrada que tem gerado diminuição de crimes no município

Nesta quinta-feira (27), foi realizada em Pinhais a Operação Cidadão Seguro. A ação conjunta teve a participação da Polícia Militar, por meio do efetivo do 29º Batalhão, Cavalaria e BPTran, além da Polícia Civil e a Guarda Municipal. O comboio saiu do Parque das Águas, por onde um helicóptero das forças de segurança do estado também sobrevoou durante a reunião das equipes. A ação se concentrou em pontos estratégicos, com a realização de rondas ostensivas e intensificadas para a prevenção e combate a crimes.

O início da operação contou com a presença da prefeita, Rosa Maria, o comandante da 2ª Cia da PM, Capitão Joseph, o delegado da Polícia Civil de Pinhais, Marcelo Rangel, e delegada-adjunta Géssica Andrade, os secretários municipais de Segurança e Trânsito, Anderson Mendes, e de Governo, Márcio Mainardes.

Segundo levantamento da Polícia Militar, por meio do 29º BPM, Pinhais registrou uma redução de 28,97% nos números de roubos nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio de 2024, em relação ao mesmo período do ano passado. O furto de veículo também teve redução de 46,55%. As ocorrências de consumo de drogas ilícitas também foram diminuídas em 33,80%.

“A nossa diferença é o trabalho integrado, e hoje a segurança da nossa cidade está muito mais fortalecida. Isso só acontece porque existe essa competência, essa vontade de trabalhar contra o crime. Quando trabalhamos juntos, nossa cidade fica mais protegida”, declarou a prefeita Rosa Maria.

Segundo o aspirante da PM, Martinelli, a operação está sendo feita em todas as cidades de abrangência do 29º BPM, e em Pinhais, onde a instituição tem registrado queda nos números de crimes: “Nos últimos meses a gente tem realizado diversas operações em apoio com a Polícia Civil e com a Guarda Municipal, e tem conseguido atingir excelentes resultados, reduções nos índices criminais, então o intuito da operação de hoje é manter essa redução, a gente vai aplicar uma saturação das equipes, com bloqueios de trânsito, cavalaria, além do efetivo do nosso Batalhão.”

O delegado Marcelo Rangel reforçou que a integração das forças é medida permanente no município: “Essas operações têm sido constantes, especialmente essa integração com a Polícia Militar e com a Guardia Municipal, então a gente sempre bateu muito nessa tecla, dessa integração entre as forças de segurança pública em prol da população de Pinhais. Isso tem acontecido, e o nosso intuito é fazer esse trabalho preventivo e também um ótimo trabalho repressivo. Inclusive, quanto melhor o preventivo, menos o repressivo, então esse tipo de operação como a de hoje é uma operação para mostrar a força policial e para mostrar à população de Pinhas que existe essa integração para cuidar da segurança de todos.”

O superintendente da Guarda Municipal de Pinhais, Carlos Abrantes também destaca o fortalecimento da segurança pública no município: “A polícia indica uma queda bem importante nos roubos em Pinhais. Esse resultado que a gente tem dentro do município é justamente por essa parceria com as forças, sempre podemos contar um com o outro e, automaticamente, vai resultando na ponta. A própria Muralha Digital é fundamental para isso, tanto para a gente, tanto para a PM, quanto para a Polícia Civil. A GM também tem registrado uma queda nos furtos e qualquer tipo de depredação também dos nossos patrimônios. Para isso, temos um auxílio, tanto da Polícia Civil quanto da PM, sempre que necessário na resolução.”
Serviço

Situações de emergência e crimes ocorridos em Pinhais devem ser informados pelo cidadão à Polícia Militar (190) ou à Guarda Municipal, por meio dos telefones 153 e (41) 3912-5153, aplicativo 153 Cidadão ou pelos Módulos Eletrônicos de Monitoramento espalhados pela cidade – basta apertar o botão para entrar em contato com os operadores.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo