Cinco erros mais comuns do marketing digital
Especialista dá dicas para criar estratégias assertivas para aumentar a visibilidade das empresas
O marketing digital é uma ferramenta dinâmica, com inúmeras possibilidades e desafios. Em busca de resultados, negócios que investem nessa estratégia precisam se renovar a cada dia, uma vez que as atualizações nesse ambiente são constantes o que facilita que erros ocorram.
Para o especialista em marketing e estratégia de negócios, Frederico Burlamaqui, embora comuns, os erros na estratégia e na aplicabilidade das ferramentas do marketing digital devem ser ponto de atenção, uma vez que podem significar o fracasso de uma campanha. “O marketing digital ajuda a empresa a ter crescimento, a conhecer o seu público, a vender mais e de forma mais rápida, porém se essa estratégia não for bem planejada e executada podem ocorrer danos profundos e muitas vezes incontornáveis na campanha e até mesmo na imagem da empresa”, explica.
Para evitar que erros aconteçam é importante ter um planejamento bem elaborado e sólido, estruturado de forma a prever possíveis erros no processo e formas de contornos caso algo não funcione como esperado. “Erros e acertos fazem parte do processo e precisam estar previstos na estratégia do marketing digital, assim como alguns testes de audiência e aplicabilidade da campanha. O que não pode acontecer são erros incontornáveis e que ficam rodando sem que ninguém perceba, pois eles geram um custo alto no final da análise da campanha”, explica o especialista.
Frederico conta que muitos desses erros acontecem lá no começo, ainda no planejamento e aos poucos vão contaminando todo o processo. “Não importa se o erro acontece por desinformação ou por má gestão, erros não identificados são como um torneira aberta no fundo do quintal, quando alguém perceber já pode ser tarde demais e gerar com um rombo no orçamento. Por isso é importante ter uma estratégia bem definida, de manutenção contínua e que faça o básico de forma impecável”, conta o especialista.
Cinco erros mais comuns do marketing digital
Embora os erros possam acontecer de diversas formas, algumas questões básicas a todas as campanhas, quando não cumpridas, podem ser prejudiciais a qualquer empresa. São elas:
1 – Não conhecer a sua audiência
Não saber quem é o seu público-alvo é um erro bastante comum e básico, uma vez que as empresas, por vezes, querem pular essa etapa ou ainda criar personas sem um estudo aprofundado. “Toda a campanha de marketing digital deve ser direcionada para um tipo de público, que chamamos de persona, que é como um personagem semifictício que vai direcionar todas as ações da campanha. Ela deve ser criada por meio de pesquisas aprofundadas, que tenham como base dados e comportamentos de pessoas reais. Com isso consegue-se ter a imagem do cliente ideal, o que possibilita a criação de estratégias de conteúdo assertivas e que realmente gerem impacto positivo para a empresa. Pular essa etapa ou mesmo criar um público-alvo que não se baseia numa pesquisa sólida, é um erro básico que compromete seriamente todo o processo”, explica Frederico.
2 – Falta de planejamento e mensuração de resultados
É preciso ter objetivos claros, com metas atingíveis que devem contar com um tempo definido de entrega. Isso deve ser uma das primeiras coisas a serem elaboradas dentro do planejamento. Além disso, é preciso mensurar os resultados obtidos, avaliando se as metas foram cumpridas. “Os objetivos serão criados levando em conta o que a empresa quer atingir e em quanto tempo, por exemplo, pode-se criar uma meta de aumentar a base de clientes em 30%, no espaço de três meses e trazer 20% de tráfego orgânico para o site em dois meses. Para atingir esses resultados, a empresa pode criar um blog com conteúdos e fazer uma régua de comunicação para captação de leads. Uma vez aplicada, a estratégia deve contar com uma mensuração constante que vai avaliar os resultados obtidos e analisar a necessidade, ou não, de ajustes da rota da campanha”, conta o especialista.
3 – Criação de conteúdo engessado
A premissa básica da criação de conteúdo é enxergar o cliente como alguém que tem um problema e que precisa de uma solução e não apenas como alguém interessado no seu produto. O motivo dessa diferença acontece porque o marketing de conteúdo não deve ser feito para destacar o produto em meio a concorrência e sim converter leads em clientes, portanto o conteúdo deve visar a atração de visitantes. “Na produção de conteúdo é fundamental compreender como o funil de vendas funciona, pois é ele que vai direcionar o desempenho do conteúdo e garantir resultados. Basicamente o funil está distribuído em três partes: topo, meio e fundo, sendo que no topo ainda não se deve falar de produto, no meio pode-se mencionar sutilmente, já no fundo deve-se abordar fortemente. Além disso, o conteúdo deve ser de qualidade e não conter erros de ortografia, caso contrário não gerará a credibilidade necessária”, explica Frederico.
4 – Não se relacionar com seus clientes
O marketing digital depende 100% da internet, portanto espera-se que a empresa também estabeleça um relacionamento online forte com seus clientes, estando disponível para sanar dúvidas e responder aos questionamentos sempre. “A grande maioria das pessoas fazem pesquisas sobre produtos e soluções, antes de comprar, portanto, é fundamental estar disponível aos clientes nos canais onde a empresa atua, seja nas redes sociais, site ou whatsapp. Também é importante responder às avaliações e perguntas, estabelecendo um relacionamento online que transmita que a empresa é atenciosa e cuidadosa”, conta o especialista.
5 – Não pensar em ações integradas on e offline
O universo do marketing digital deve estar integrado ao ambiente físico e vice e versa, com isso é possível uma maior visibilidade e um melhor resultado das campanhas. Para isso é importante entender como os seus clientes se comportam no dia a dia e investir em estratégias omnichannel. “É comum que o cliente começa a jornada de compra pela internet, descobrindo os produtos em redes sociais e sites. Com esse interesse despertado, o cliente pode ir até a loja para conhecer o produto fisicamente, mas acabar comprando na loja virtual. O segredo é garantir que independentemente do canal que ele esteja, o atendimento, a mensagem e a experiência sejam as mesmas”, finaliza Frederico.