Cinco motivos para ter uma picape híbrida
Ela surpreende também pela dirigibilidade, conforto, silêncio interno, não precisa recarregar na tomada e conta com isenção de imposto em vários estados e municípios
A Ford Maverick Hybrid, primeira picape híbrida do Brasil, foi lançada em maio e continua a ser uma opção exclusiva no mercado, combinando atributos que normalmente não são encontrados no mesmo veículo, como: potência e economia, espaço e facilidade de manobra, eletrificação e autonomia.
Além de contar com a robustez típica da família de picapes da marca, a Maverick Hybrid passou a oferecer este mês um preço mais atraente, de R$ 234.890 – uma redução de R$ 10.000 em relação à tabela anterior. Para entender melhor como ela consegue entregar tudo isso, selecionamos aqui cinco quesitos que a destacam na categoria.
1. Economia e autonomia – Mesmo pesando 1.700 kg em ordem de marcha (incluindo o motorista), a Maverick Hybrid consegue ser mais econômica que carros de entrada: faz 15,7 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada com gasolina. O freio regenerativo com assistência em rampas, o sistema Auto Start-Stop, a grade aerodinâmica ativa e os pneus 225/60 R18 All Season contribuem para essa eficiência. Com tanque de 57 litros e consumo combinado de 14,6 km/l, sua autonomia é de mais de 800 km.
2. Dirigibilidade – A Maverick Hybrid surpreende pela facilidade de manobra e agilidade, com torque instantâneo ao comando do acelerador: vai de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos. Seus dois motores – um Atkinson 2.5 a gasolina e um elétrico – geram uma potência combinada de 194 cv e trabalham de forma isolada ou em conjunto para oferecer o melhor desempenho e rendimento em cada situação. A altura livre do solo de 211 mm é outra característica que aproxima o seu comportamento dinâmico dos SUVs.
3. Conforto e silêncio – O tamanho intermediário da picape, com 5.110 mm de comprimento e 3.076 mm de entre-eixos, garante amplo espaço para cinco adultos e bagagem. Os bancos ergonômicos, com regulagem elétrica em oito posições para o motorista, são revestidos em material premium ActiveX. O seletor rotativo de câmbio e o freio de estacionamento elétrico liberam espaço no console. O compartimento de 58 litros sob o banco traseiro é uma de suas soluções inteligentes de design. O baixo nível de ruído do motor e o eficiente isolamento acústico ampliam a sensação de conforto na cabine.
4. Isenção de impostos e rodízio – Além de economizar combustível, a Maverick Hybrid se beneficia dos incentivos oferecidos por estados e municípios para veículos híbridos. Ela conta com 100% de isenção no IPVA no Paraná, Distrito Federal, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Sergipe e Rio Grande do Norte. Essa isenção é parcial no Rio de Janeiro, no Ceará e na cidade de São Paulo, que também libera os híbridos do rodízio no centro expandido. Há outros projetos em discussão que propõem ampliar os benefícios a veículos com menor impacto ambiental.
5. Não precisa recarregar na tomada – Diferentemente dos carros puramente elétricos, a Maverick Hybrid não depende da disponibilidade de carregadores, é abastecida com gasolina como um veículo a combustão comum. A sua bateria de tração de células de íons de lítio, com capacidade de 1,1 kWh e potência máxima de 27 kW, é recarregada pelo motor a combustão e pelo sistema regenerativo dos freios. Além disso, a bateria extremamente compacta é instalada sob o assoalho, sem interferir no espaço da cabine.
(07/08/2023)
Imprensa Ford